A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA Cursistas: Paulo César Munhoz Torres Mariza Aparecida Granemann de Almeida Tutora: Tânia Mara Vigorito SANTA CECÍLIA-SC JUNHO DE 2008

2 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA OBJETIVO GERAL: Integrar o passado e presente tornando a história do município conhecida e sabida por todos, através de um meio moderno de comunicação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Incentivar a busca do saber histórico nos alunos; - Criar condições necessárias para o bom uso da internet no processo ensino aprendizagem; - Divulgar a história do município de Santa Cecília (SC), em homenagem aos seus 50 anos de emancipação política.

3 OBJETO DE ESTUDO OBJETO DE ESTUDO O povoamento do Município de Santa Cecília teve início no ano de 1855, quando as famílias Drissen, Goetten, Granemann, Arbegaus e Rauen, dentre outras, foram instaladas no seu território pelo Capitão José Ferreira de Souza, o qual no ano de 1840 recebeu do Governo Imperial uma "Sesmaria de Terras", abrangendo a região compreendida entre o Rio das Pedras e o Rio Tamanduá. O povoamento do Município de Santa Cecília teve início no ano de 1855, quando as famílias Drissen, Goetten, Granemann, Arbegaus e Rauen, dentre outras, foram instaladas no seu território pelo Capitão José Ferreira de Souza, o qual no ano de 1840 recebeu do Governo Imperial uma "Sesmaria de Terras", abrangendo a região compreendida entre o Rio das Pedras e o Rio Tamanduá. Em 31 de Março de 1938, pelo Decreto-Lei Estadual Nº 86, o Distrito foi levado a categoria de "Vila", passando então a chamar-se "Santa Cecília". Em 31 de Março de 1938, pelo Decreto-Lei Estadual Nº 86, o Distrito foi levado a categoria de "Vila", passando então a chamar-se "Santa Cecília". A transformação em Município, ocorreu em 21 de Junho de 1958, quando a Lei Estadual Nº 348 foi aprovada, ocorrendo a instalação efetiva do Município em 05 de Agosto de A transformação em Município, ocorreu em 21 de Junho de 1958, quando a Lei Estadual Nº 348 foi aprovada, ocorrendo a instalação efetiva do Município em 05 de Agosto de 1958.

4 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA C omo forma de homenagear o município que completa 50 anos de emancipação política, os professores Paulo César Munhoz Torres e Mariza Aparecida Granemann de Almeida, juntamente com Liliane de Fátima Cardoso e Cleoci Alves dos Santos, professoras das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e com os alunos da 8ª série do EF da EEB Léia Matilde Gerber, através de uma busca historiográfica, com relatos e registros de moradores, criar um blog documentário: Retratos de Santa Cecília (SC) – 50 anos de história. C omo forma de homenagear o município que completa 50 anos de emancipação política, os professores Paulo César Munhoz Torres e Mariza Aparecida Granemann de Almeida, juntamente com Liliane de Fátima Cardoso e Cleoci Alves dos Santos, professoras das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e com os alunos da 8ª série do EF da EEB Léia Matilde Gerber, através de uma busca historiográfica, com relatos e registros de moradores, criar um blog documentário: Retratos de Santa Cecília (SC) – 50 anos de história.

5 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA A EEB Léia Matilde Gerber, escola onde aconteceu o projeto localiza-se na periferia do município de Santa Cecília, no Estado de Santa Catarina. Atualmente com 450 alunos que em sua maioria, são filhos de assalariados, sem muito acesso às tecnologias. A EEB Léia Matilde Gerber, escola onde aconteceu o projeto localiza-se na periferia do município de Santa Cecília, no Estado de Santa Catarina. Atualmente com 450 alunos que em sua maioria, são filhos de assalariados, sem muito acesso às tecnologias. A escola, mantida pela rede estadual de ensino, é e composta por um quadro de 20 professores que utilizam todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola: Laboratório de Informática com 10 computadores com acesso a internet, aparelhos de DVD e VHS. A escola, mantida pela rede estadual de ensino, é e composta por um quadro de 20 professores que utilizam todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola: Laboratório de Informática com 10 computadores com acesso a internet, aparelhos de DVD e VHS.

6 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA MÍDIAS UTILIZADAS: MÍDIAS UTILIZADAS: O projeto consiste em integrar dois tipos de mídias: O projeto consiste em integrar dois tipos de mídias: Mídia Impressa: Documentos, fotos, biografia de pessoas que fizeram e fazem parte da história do município de Santa Cecília (SC). Entrevistas com os moradores mais antigos, que possam relatar um pouco das experiências marcantes vivenciadas no município. Mídia Impressa: Documentos, fotos, biografia de pessoas que fizeram e fazem parte da história do município de Santa Cecília (SC). Entrevistas com os moradores mais antigos, que possam relatar um pouco das experiências marcantes vivenciadas no município. Mídia Informática: Com os alunos de 8ª série criar um Blog em homenagem ao município onde serão registradas todas as pesquisas feitas em campo pelos alunos e professores envolvidos Mídia Informática: Com os alunos de 8ª série criar um Blog em homenagem ao município onde serão registradas todas as pesquisas feitas em campo pelos alunos e professores envolvidos

7 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA O projeto iniciou com uma pesquisa de campo, orientados pela professora Mariza Aparecida Granemann de Almeida, que juntamente com os alunos, registraram, através de uma câmera fotográfica digital como é Santa Cecília hoje. Ruas, praças, pontos turísticos, igrejas, entidades, ou seja, retratando o município de Santa Cecília hoje. Entrevistaram também pessoas importantes que fazem parte da história do município de Santa Cecília. O projeto iniciou com uma pesquisa de campo, orientados pela professora Mariza Aparecida Granemann de Almeida, que juntamente com os alunos, registraram, através de uma câmera fotográfica digital como é Santa Cecília hoje. Ruas, praças, pontos turísticos, igrejas, entidades, ou seja, retratando o município de Santa Cecília hoje. Entrevistaram também pessoas importantes que fazem parte da história do município de Santa Cecília.

8

9 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA Com estes dados em mãos, foram criados dois tipos de Blogs, o blog do aluno onde ele irá registrar todos os relatos de suas pesquisas e um outro Blog chamado de mestre, que é o blog final, o Blog em comemoração aos 50 anos de Santa Cecília-SC.

10 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA Os blogs dos alunos foram criados individualmente, no laboratório de informática da escola, a partir do site w w w w w wwww wwww.... bbbb llll oooo gggg gggg eeee rrrr.... cccc oooo mmmm. orientados passo a passo para a criação dos mesmos pelo profº Paulo César Munhoz Torres.

11 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA Cada aluno, com orientação da Professora de História e Geografia coletará as informações necessárias para a pesquisa a respeito do município de Santa Cecília, apresentando à professora, que a partir de uma análise prévia, autorizou a postagem das pesquisas realizadas.

12 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA

13 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA Realizada as pesquisas e as postagens, com a ajuda da professora de Língua Portuguesa, fiizeram uma seleção de todas as pesquisas e centralizá-las em um único Blog: Realizada as pesquisas e as postagens, com a ajuda da professora de Língua Portuguesa, fiizeram uma seleção de todas as pesquisas e centralizá-las em um único Blog:

14 RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA

15 RESULTADO ESPERADOS RESULTADO ESPERADOS Criar nos alunos o interesse pela utilização correta da internet, descobrir um pouco mais da história do município de Santa Cecília (SC), criando um saber histórico, cultural e político para os alunos, além de divulgar o trabalho dos mesmos e o município, muitas vezes esquecido pela história. Criar nos alunos o interesse pela utilização correta da internet, descobrir um pouco mais da história do município de Santa Cecília (SC), criando um saber histórico, cultural e político para os alunos, além de divulgar o trabalho dos mesmos e o município, muitas vezes esquecido pela história. Espera-se também que haja troca de experiências, informações, opiniões e interação por meio da ferramenta junto com outros internautas. Espera-se também que haja troca de experiências, informações, opiniões e interação por meio da ferramenta junto com outros internautas.

16

17


Carregar ppt "RETRATOS DE SANTA CECÍLIA – 50 ANOS DE HISTÓRIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google