A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Reflita: A palavra Socorro no enunciado abaixo constitui uma frase? Justifique. Usando as mesmas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Reflita: A palavra Socorro no enunciado abaixo constitui uma frase? Justifique. Usando as mesmas."— Transcrição da apresentação:

1 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Reflita: A palavra Socorro no enunciado abaixo constitui uma frase? Justifique. Usando as mesmas palavras dispostas na tela da TV, alguém poderia escrever: Interrompemos a econômico para um nossa programação anunciar pacote novo. Esse conjunto constitui uma frase? Justifique.

2 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Há quantas frases na imagem ao lado? Não há frases, pois esse conjunto de palavras não consegue nos comunicar nada. Esse segundo exemplo você chamaria de conjunto de palavras ou de frase? Explique. Veja este diálogo: - Acho que vou dormir... - Já? A palavra Já constitui uma frase? Justifique.

3 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Leia as seguintes frases e descubra as semelhanças e diferenças entre elas SILÊNCIO. Einstein Afinal, como você definiria uma FRASE? FRASE é um enunciado de sentido completo.

4 A diversidade presente nas frases... Leia o seguinte texto: - Que vestido eu visto, mamãe? -O azul. Foi. Demorou um pouco. Voltou. -Está todo amassado, mamãe. -Então o verde. -Com aqueles babados? E repetiu: -Com aqueles babados indecentes? E tornou a repetir: -Com aqueles babados indecentes, horrorosos, imorais?[...] (MACHADO, Antônio de Alcântara. A apaixonada Elena. Laranja da China.SP:Nova Alexandria, p. 34) Frase, oração, período e paragrafação Português. Aula 01 Observe a 2ª - 8ª - 10ª - 12ª frases. O que elas têm que as difere das demais? Essas frases não apresentam verbos e por isso são chamadas FRASES NOMINAIS

5 Dependendo do contexto em que estão inseridas, as frases recebem diferentes entonações, que, na escrita, são registradas pelos sinais de pontuação. MADEIRA! Cada macaco no seu galho. Você já arrumou suas coisas? Divirta-se. Não me irrite! Tomara que vocês sejam felizes! Exclamativa Declarativa/afirmativa Interrogativa Imperativa Imperativa/negativa Optativa Obs: Todas as frases, independente do sentido que expressam, podem ser negativas ou afirmativas. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação

6 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Você concorda com as afirmativas acima? Então veja...

7 1. Identifique as frases presentes na tirinha. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação 2. Há somente um pensamento da personagem que não pode ser considerado uma oração. Identifique-o e justifique. Leia com atenção a tirinha. Logo... Toda oração é um enunciado que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal.

8 Quantos verbos há nesse trecho? Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação De acordo com a definição de oração, quantas orações há nesse enunciado? Há dois verbos: receber e é. E analisando a definição de frase, quantas há nesse enunciado? Repare: se cada oração se estrutura em torno de um verbo, nesse enunciado há duas orações. Não receber cartão de dia dos namorados/... é triste. Há uma frase somente, pois a frase só se encerra no ponto final, de interrogação, de exclamação e às vezes nas reticências. Essas orações podem ser chamadas de frase?

9 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Observe: se a fala do dentista na ilustração não estivesse acompanhada do desenho, amarrada a um contexto, ela poderia ter inúmeras interpretações. Assim também funciona com as orações... E então, o que você fez no fim de semana?

10 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação [...]Os dentistas são tipos curiosos. Enchem a boca da gente de algodão, plástico, secadores, ferros e depois desandam a fazer perguntas. Não sou daqueles que conseguem responder apenas movendo a cabeça.[...] Leia o trecho do texto A cadeira do dentista de Carlos E. Novaes Repare: 1ª oração - Não sou daqueles 2ª oração - que conseguem responder apenas movendo a cabeça. As orações podem ter sentido incompleto e dependerem de uma informação que está contida em outra. Porém isso não acontece com as frases. Pela definição, elas só existem se apresentarem sentido completo. Por isso... nem toda oração é uma frase; e nem toda frase é uma oração!

11 Preste atenção no 1º parágrafo. Como devemos classificar o enunciado – frase ou oração? Justifique. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Ao ler o 2º parágrafo, destaque os verbos. Descobriu, eram, formavam, moviam, parecia, estavam se mexendo Quantas orações encontraram? Seis orações Quantas frases? Duas frases E PERÍODOS, quantos há? Dois deve ser a sua resposta. Entenda o porquê...

12 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Leia a imagem com muita atenção: Após ler a imagem, coloque atenção no texto verbal. Ele apresenta: 1 Frase - pois o sentido está completo 1 Período – pois o sentido está completo e é formado por orações 6 Orações – pois há seis verbos

13 Observe a reescrita do enunciado da foto de jornal: Carlos da Silva, 17, carrega prancha de surfe encontrada no lixo. Este levado à praia de São Conrado pela tempestade que atingiu ontem o Rio. Isso provocou alagamentos, congestionamentos e ameaças de deslizamento. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Compare com a original. A ideia foi mantida, mas a organização do texto mudou. Há diferenças em relação à classificação dada anteriormente? Quantas frases há? Quantas orações há? Quantos períodos há? Após a reflexão, elabore um conceito para PERÍODO

14 Períodos podem ser simples ou compostos. Veja. 1.Este é o mistério do meu coração. (Machado de Assis) 2.Apenas uma coisa me entristece: a sua ausência. 3.No reino do faz-de-conta, reinava um rei que era do contra. (Luiz Galdino) 4.Era uma deusa, disto estou convencido, e só não lhe confidenciei minha certeza porque certos mistérios não se revelam. (CDA) Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Classifique os períodos acima em simples ou compostos e explique o critério que você escolheu para fazê-lo.

15 Nos slides anteriores vimos como as palavras se organizam para formar frases; agora veremos como as frases se organizam para formar os parágrafos. Leia o texto ao lado. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Em quantos parágrafos está estruturado o texto? Eles estão devidamente organizados?

16 O texto anterior apresentou parágrafos narrativos. Observe agora o texto abaixo, de Luiz Vilela, In: Contos da Infância e da adolescência.. Esses parágrafos servem para reproduzir as falas de personagens. Para que não haja confusão entre a fala da personagem e o relato do narrador, cada fala de personagem abre um novo parágrafo, geralmente iniciado por travessão Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação -Confissão Conte os seus pecados, meu filho. Pequei pela vista... Sim... Eu... Não tenha receio, meu filho, não sou eu quem está te escutando, mas Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, que está aqui presente, pronto a perdoar aqueles que vêm a Ele de coração arrependido. E então... Eu vi a minha vizinha... sem roupa...[...]

17 Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Folha de São Paulo, 21 de agosto de Painel do leitor, p. A3 Os parágrafos, devidamente organizados, formarão o discurso, ou seja, o texto. Na escrita utilizamos os seguintes recursos gráficos para assinalar o parágrafo: recuamos um pouco a primeira linha em relação à margem esquerda da folha; ao fechar a ideia central desse segmento, passamos para a linha seguinte, onde terá início um novo parágrafo. Observe que a extensão do parágrafo é variável.

18 Os parágrafos podem apresentar-se de forma narrativa ou descritiva. Observe o texto abaixo. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Qual é a ideia central de cada um dos parágrafos? Identifique trechos narrativos e descritivos. Cada ideia exposta deve corresponder a um parágrafo. O que determina o número e a extensão dos parágrafos de um texto é a unidade temática.

19 O parágrafo dissertativo Se alguma coisa o mundo tem a comemorar nas últimas (e em todas) as décadas, é justamente a coragem e a ousadia dos jovens. Foram eles, metidos até os dentes na defesa das causas que julgavam justas, que tornaram possíveis, entre outras coisas, o voto da mulher, a liberação dos costumes, a tomada de consciência de que a ambição desmedida pode provocar uma guerra nuclear, um imenso desequilíbrio ecológico e acabar com o planeta. (Revista Querida. São Paulo, Globo, jul. 1992, p. 7.) Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Ideia central: Todos os homens buscam a felicidade.

20 O parágrafo dissertativo apresenta uma ideia central e algumas frases que explicitam melhor essa ideia. Essa ideia é geralmente exposta na introdução do parágrafo, desenvolvida ao logo dele e reforçada na sua conclusão. Portanto, seja uma frase, uma oração, um período ou na elaboração de um parágrafo, é preciso estar atento à articulação de ideias. Um bom texto apresenta unidade: é um todo bem articulado, com começo, meio e fim. Não deverá ser nunca um amontoado de frases soltas: é preciso que estas se relacionem, dando ao ele um sentido de conjunto. Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação


Carregar ppt "Português. Aula 01 Frase, oração, período e paragrafação Reflita: A palavra Socorro no enunciado abaixo constitui uma frase? Justifique. Usando as mesmas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google