A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão dos recursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão dos recursos."— Transcrição da apresentação:

1 2ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão dos recursos

2 Agenda Manhã HorárioAtividades 8:30 às 9:00Boas Vindas e abertura – Leitura coletiva dos indicadores de identidade 9:00 às 10:00Discussão em grupos sobre os indicadores de identidade e vivência 10:30 às 10:45Intervalo 10:45 às 11:45Partilha 11:45 às 12:30Fechamento e próximos passos Tarde HorárioAtividades 14:00 às 14:30Exercício sobre gestão transparente 14:30 às 15:30Considerações sobre uma gestão de recursos transparente 15:30 às 16:30Elaboração de questões avaliativas e indicadores sobre gestão de recursos 16:30 às 17:30Partilha 17:30 às 18:00Fechamento

3 Nossa Matriz de Transparência Transparência como meio de promover a sustentabilidade e o desenvolvimento organizacional. Ajuda a gerar capacidade de sustentar o valor/relevância social do projeto político da organização e sua credibilidade.

4 Nossa Matriz de Transparência IDENTIDADE - QUEM SOMOS? Origem e trajetória: De onde viemos? Governança: Quem nos governa e como? Ação social: Qual a nossa causa? GESTÃO – COMO FAZEMOS? Recursos: de onde vem, como são geridos e como são aplicados? Pessoas: quem são, quais vínculos, como são tratadas? Processos: como gerimos os serviços e a organização? Que reconhecimento recebemos por isso?

5 Nossa Matriz de Transparência RESULTADOS - O QUE FAZEMOS? Resultados da ação social: Quais os nossas atividades e resultados? Impacto socioambiental da ação social: O que transformamos? PARCERIAS E REDES – COMO NOS RELACIONAMOS? Financiadores, parceiros: quem são, como se relacionam com a organização? Redes e espaços de diálogos e articulação pública: quais são, como se insere?

6 Próximos passos MarcosData Oficina temática 326 de agosto Semin á rio 3 Empresas & Comunidade 10 e 11 de setembro Oficina tem á tica 430 de setembro Oficina tem á tica 528 de outubro Visita para valida ç ão de indicadores Novembro Oficina de fechamento e avalia ç ão 24 e 25 novembro Treinamento PortalA definir

7 Discutindo a transparência na gestão dos recursos: Considerações sobre mobilização, aplicação e gestão dos recursos pelas ONGs

8 Recursos Envolvem aspectos materiais e não materiais Agem como uma base que permite a organização funcionar. Ajudam a manter os pés no chão Tendem a ser sempre menores do que as necessidades da ONG (definem a sua capacidade)

9 Uma gestão de recursos transparente envolve… A mobilização dos recursos (origem) A sua aplicação (investimentos) A sua gestão (uso) Se fazemos uma pesquisa nos instrumentos já existentes como GRI, IBASE, Indicadores Ethos, legislação, modelos de prestação de contas o que eles consideram?

10 Quanto à mobilização Mobilização de recursos vai além da mera captação, tem um sentido político... Contribui para a organização criar uma base social, estabelecer vínculos e se legitimar Envolve pensar a relação entre ação social transformadora, credibilidade pública e disponibilidade de recursos financeiros

11 Quanto à mobilização É importante conhecer as receitas da organização (valor gerado) e as fontes dessas receitas: As receitas podem ser monetárias (envolvem dinheiro) ou não monetárias (doações, apoio técnico, incentivos fiscais ou isenção/imunidade tributária) Os recursos podem ser reembolsáveis ou não reembolsáveis As fontes de recursos em uma ONG são múltiplas : - Governo (federal, estadual e municipal) - Empresas (locais, nacionais e internacionais) - ONGs (locais, nacionais e internacionais) - Pessoas físicas (membros associados ou não) - Prestação de serviços, venda de produtos - Eventos - Receitas financeiras Entender a variação dessas receitas no tempo também é importante

12 Quanto à aplicação A aplicação dos recursos indica como a organização está utilizando os recursos mobilizados, quais as suas prioridades, quais as suas escolhas: É importante manter um certo equilíbrio entre investimentos em atividades meio e fim; As receitas devem ser suficientes para cobrir as despesas e gerar investimento (Fundo patrimonial); A distribuição dos recursos entre os projetos pode indicar o que está sendo priorizado pela organização.

13 Quanto a aplicação É importante conhecer os valores distribuídos pela ONG. Esses valores representam em que e como os recursos estão sendo aplicados: Despesas administrativas (custos para manutenção da organização, fora pessoal) Pessoal administrativo (salários + benefícios do pessoal administrativo) Programas e projetos (despesa com pessoal e custeio dos programas/projetos) Governo (pagamento de impostos e taxas) Despesas financeiras (taxas cobradas pelo banco) A diferença entre receitas e despesas pode indicar superávit (que poderia ser investido em um Fundo Patrimonial) ou déficit do exercício

14 Quanto à gestão dos recursos Existem diferentes mecanismos que indicam uma gestão mais efetiva dos recursos, envolvendo processos e documentos: Quanto aos processos: Realização de planejamento estratégico Realização de orçamentos e controle orçamentário Existência de equipe administrativa (contratada, prestadora de serviço ou voluntária) Existência de contador (contratado, prestador de serviço ou voluntário) Realização de auditoria externa (periodicidade)

15 Quanto à gestão dos recursos Quanto aos documentos: Recomendados pelo CFC (NBCT e NBCT 10.4) Balanço Patrimonial Demonstração de Resultado do Exercício Demonstração de mutações do Patrimônio Líquido Demonstrações do Fluxo de Caixa Notas explicativas Certidões Negativas (exigidas pelo MP) Certidão de débito junto à Receita Federal Certidão quanto a Ações Trabalhistas Certidão de débito junto ao FGTS Contratos e convênios que envolvam recursos públicos Declaração de IR (exigidos pelo MP)

16 Perguntas avaliativas Quais perguntas podem gerar informações relevantes para os diferentes públicos interessados no portal (investidores, ONGs, pesquisadores, mídia, etc)? Quais perguntas apontam para aspectos que se tem pouca ou nenhuma informação? Quais perguntas podem gerar aprendizagem para ampliar a nossa transparência e desenvolver a nossa organização?

17 Indicadores Unidades de medida (qualitativas ou quantitativas) que vão indicar a resposta às questões Exercício para priorização dos indicadores: O indicador é representativo, pode ser aplicado em qualquer organização? O indicador é factível, pode ser mensurado? O indicador é compreensível (todos entendem)? É possível em termos de tempo e custos coletar as informações sobre esse indicador?


Carregar ppt "2ª Oficina temática Gestão: como fazemos? A gestão dos recursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google