A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APRESENTAÇÃO E NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APRESENTAÇÃO E NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APRESENTAÇÃO E NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO Recife, 07 de fevereiro de 2009.

2 Corpo docente e técnico Coordenador: Prof. Dr. José Luis Simões Coordenador: Prof. Dr. José Luis Simões Vice-coordenador: Prof. Dr. Edilson Fernandes Vice-coordenador: Prof. Dr. Edilson Fernandes Professores convidados Professores convidados Prof. Dra. Tereza França Prof. Dra. Tereza França Prof. Dr. Ademir Gebara Prof. Dr. Ademir Gebara Prof. MS. Azenildo Moura Prof. MS. Azenildo Moura Prof. MS. Júlio Ricardo Prof. MS. Júlio Ricardo Profa. MS. Izabel Sena Profa. MS. Izabel Sena 02 professores palestrantes (Dr. Wanderlei /UFPR e Dr. Tony Honorato/UEL) 02 professores palestrantes (Dr. Wanderlei /UFPR e Dr. Tony Honorato/UEL) SECRETARIA: Verinalda, Isis e Fábio. SECRETARIA: Verinalda, Isis e Fábio. Webdesigner: Márcio Webdesigner: Márcio Informações complementares: consultar site do curso

3 Alunos Por favor, se apresentem. Por favor, se apresentem. Nome Nome Idade (facultativo) Idade (facultativo) Escola em que trabalha Escola em que trabalha Cidade Cidade Experiência na área Experiência na área Expectativa em relação ao curso de especialização Expectativa em relação ao curso de especialização

4 DISCIPLINAS Metodologia de Pesquisa Aplicada à Educação Física Metodologia de Pesquisa Aplicada à Educação Física Didática da Educação Física Didática da Educação Física Escola, Estado e Sociedade Escola, Estado e Sociedade História e Sociologia da Atividade Física e do Esporte História e Sociologia da Atividade Física e do Esporte Conteúdos da Educação Física Escolar: jogos, lutas, danças e ginásticas Conteúdos da Educação Física Escolar: jogos, lutas, danças e ginásticas Nutrição e Obesidade na Escola: Implicações na Saúde do Aluno Nutrição e Obesidade na Escola: Implicações na Saúde do Aluno Educação Física Escolar: da Educação Infantil ao Ensino Médio Educação Física Escolar: da Educação Infantil ao Ensino Médio Corporeidade e Ludicidade na escola Corporeidade e Ludicidade na escola

5 CARGA HORÁRIA 360h COMPOSIÇÃO: COMPOSIÇÃO: 08 DISCIPLINAS 08 DISCIPLINAS Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Seminários de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Apresentação de artigo/projeto de pesquisa no III Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) normas no site: Apresentação de artigo/projeto de pesquisa no III Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF) normas no site: ENTREGA E APRESENTAÇÕES DO TCC ENTREGA E APRESENTAÇÕES DO TCC

6 Objetivos do curso Objetivo geral: Objetivo geral: Proporcionar, aos profissionais que atuam com o ensino da Educação Física, oportunidades de reflexão e experimentação quanto ao aprofundamento do aprendizado da cultura corporal, das ginásticas, dos jogos, dos esportes e da recreação durante a escolarização formal. Proporcionar, aos profissionais que atuam com o ensino da Educação Física, oportunidades de reflexão e experimentação quanto ao aprofundamento do aprendizado da cultura corporal, das ginásticas, dos jogos, dos esportes e da recreação durante a escolarização formal. Objetivos específicos: Objetivos específicos: Estimular, por parte dos profissionais, a reflexão continuada sobre aspectos epistemológicos, práticos e didáticos do aprendizado da Educação Física Escolar. Estimular, por parte dos profissionais, a reflexão continuada sobre aspectos epistemológicos, práticos e didáticos do aprendizado da Educação Física Escolar. Ampliar o domínio dos conceitos da cultura corporal pertinentes ao universo escolar. Ampliar o domínio dos conceitos da cultura corporal pertinentes ao universo escolar. Discutir inovações resultantes das pesquisas em Educação Física. Discutir inovações resultantes das pesquisas em Educação Física. Acompanhar processos de sondagem de conhecimento e de intervenção de desenvolvimento da Educação Física durante o processo de escolarização formal. Acompanhar processos de sondagem de conhecimento e de intervenção de desenvolvimento da Educação Física durante o processo de escolarização formal. Propor e analisar investigações realizadas em aulas de Educação Física, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Propor e analisar investigações realizadas em aulas de Educação Física, tanto no desenvolvimento das disciplinas quanto para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

7 Avaliação O processo de avaliação e aprovação será formalizado pela consistência, coerência e coesão dos diferentes produtos constantes dos diversos momentos do curso: atividades das disciplinas, seminários de projetos de pesquisa e Apresentação do TCC, em uma escala de 0 a 10 (zero a dez). Para fins de aprovação, os alunos deverão obter, no mínimo, média 7,0, tanto nas disciplinas quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. O processo de avaliação e aprovação será formalizado pela consistência, coerência e coesão dos diferentes produtos constantes dos diversos momentos do curso: atividades das disciplinas, seminários de projetos de pesquisa e Apresentação do TCC, em uma escala de 0 a 10 (zero a dez). Para fins de aprovação, os alunos deverão obter, no mínimo, média 7,0, tanto nas disciplinas quanto no Trabalho de Conclusão de Curso. Efetivamente, haverá avaliação pelos/as alunos/as através de instrumento que indique o que foi mais significativo do curso para ele/a; contribuições do curso – aspectos positivos e negativos para sua atuação docente; o que precisa ser feito para a melhoria da formação continuada dos/as professores/as; as condições gerais do curso nos aspectos físicos e materiais. Efetivamente, haverá avaliação pelos/as alunos/as através de instrumento que indique o que foi mais significativo do curso para ele/a; contribuições do curso – aspectos positivos e negativos para sua atuação docente; o que precisa ser feito para a melhoria da formação continuada dos/as professores/as; as condições gerais do curso nos aspectos físicos e materiais. Serão solicitados aos alunos trabalhos em grupo e individuais, provas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia empregada pelos professores. Serão solicitados aos alunos trabalhos em grupo e individuais, provas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia empregada pelos professores. A participação no III CNEF será considerada como atividade científica vinculada ao processo de elaboração do TCC. A participação no III CNEF será considerada como atividade científica vinculada ao processo de elaboração do TCC.

8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) refere-se a uma pesquisa acerca da temática do curso tomando como foco empírico um dos aspectos da prática do docente/aluno. A pesquisa será julgada por uma banca a qual será composta pelo orientador, um professor do Centro de Educação e por um convidado especialista. O trabalho deverá ser desenvolvido individualmente e seguir critérios que salvaguardem a produção de uma pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação lato sensu. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) refere-se a uma pesquisa acerca da temática do curso tomando como foco empírico um dos aspectos da prática do docente/aluno. A pesquisa será julgada por uma banca a qual será composta pelo orientador, um professor do Centro de Educação e por um convidado especialista. O trabalho deverá ser desenvolvido individualmente e seguir critérios que salvaguardem a produção de uma pesquisa acadêmica em nível de pós-graduação lato sensu. A nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso será 7,0 (sete). Serão avaliados os itens: objetivos da pesquisa relacionados a projetos de intervenção na área de Educação Física Escolar, rigor metodológico na elaboração do trabalho final, clareza na argumentação teórica e coerência textual. A nota mínima para aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso será 7,0 (sete). Serão avaliados os itens: objetivos da pesquisa relacionados a projetos de intervenção na área de Educação Física Escolar, rigor metodológico na elaboração do trabalho final, clareza na argumentação teórica e coerência textual. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da Especialização deverá versar sobre uma temática prática do ensino e aprendizagem da Educação Física Escolar e, preferencialmente, envolverá sondagens dos conhecimentos dos alunos e intervenções mediadas pelos participantes do curso, de modo a observar possíveis avanços de compreensões da cultura corporal dos estudantes no processo de escolarização. O formato escolhido para a apresentação da TCC é o de monografia, de modo a também estimular nos participantes do curso a prática investigativa em sala de aula e a socialização de pesquisas realizadas. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos da Especialização deverá versar sobre uma temática prática do ensino e aprendizagem da Educação Física Escolar e, preferencialmente, envolverá sondagens dos conhecimentos dos alunos e intervenções mediadas pelos participantes do curso, de modo a observar possíveis avanços de compreensões da cultura corporal dos estudantes no processo de escolarização. O formato escolhido para a apresentação da TCC é o de monografia, de modo a também estimular nos participantes do curso a prática investigativa em sala de aula e a socialização de pesquisas realizadas.

9 FREQUÊNCIA E APROVAÇÃO Freqüência mínima de 75% da carga horária da disciplina. Freqüência mínima de 75% da carga horária da disciplina. Nota final por disciplina não inferior a 7,0. Nota final por disciplina não inferior a 7,0. Apresentação de artigo ou projeto/pôster no III CNEF. Apresentação de artigo ou projeto/pôster no III CNEF. Realização de uma pesquisa e apresentação de seus resultados escritos em forma de artigo científico e apresentação oral para uma banca composta por professores e aberta ao público em geral. Realização de uma pesquisa e apresentação de seus resultados escritos em forma de artigo científico e apresentação oral para uma banca composta por professores e aberta ao público em geral.

10 DOCUMENTOS E DECLARAÇÕES SOLICITAÇÃO À SECRETARIA DO CURSO. PRAZO (05 DIAS) SOLICITAÇÃO À SECRETARIA DO CURSO. PRAZO (05 DIAS) DIPLOMAÇÃO: APÓS CONCLUSÃO DO CURSO SERÁ ENCAMINHADO PROCESSO À PROPESQ PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO. DIPLOMAÇÃO: APÓS CONCLUSÃO DO CURSO SERÁ ENCAMINHADO PROCESSO À PROPESQ PARA EMISSÃO DO CERTIFICADO.

11 DIDÁTICA DA ED. FÍSICA Ementa Discussão/reflexão sobre os recursos didáticos e as práticas de ensino na Educação Física Escolar. Discussão/reflexão sobre os recursos didáticos e as práticas de ensino na Educação Física Escolar. Bibliografia de referência: Bibliografia de referência: FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Scipione, São Paulo, FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. Scipione, São Paulo, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, São Paulo, LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez, São Paulo, PILETTI, Claudino. Didática geral. Editora Ática. PILETTI, Claudino. Didática geral. Editora Ática. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. DP&A, Rio de Janeiro, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. DP&A, Rio de Janeiro, NEIRA, Marcos Garcia. Desenvolvendo Competências em Educação Física. Guarulhos: Phorte, NEIRA, Marcos Garcia. Desenvolvendo Competências em Educação Física. Guarulhos: Phorte, ________. Educação Física para o Ensino Médio. Guarulhos: Phorte, 2003 ________. Educação Física para o Ensino Médio. Guarulhos: Phorte, 2003

12 AFINAL, O QUE É...? O que é didática? O que é didática? Para que serve a didática? Para que serve a didática? Quando o professor tem didática? Quando o professor tem didática? Existe professor sem didática? Existe professor sem didática? Quais os elementos centrais da didática? Quais os elementos centrais da didática? A Ed. Física exige uma didática específica? Por quê? A Ed. Física exige uma didática específica? Por quê? Quais os recursos didáticos mais utilizados na Ed. Física Escolar? Qual sua opinião sobre esses recursos/estratégias didáticas? Quais os recursos didáticos mais utilizados na Ed. Física Escolar? Qual sua opinião sobre esses recursos/estratégias didáticas?

13 A didática do professor de Ed. Física A teoria do professor democrático A teoria do professor democrático A teoria do professor conservador A teoria do professor conservador A teoria do professor Capitão Nascimento A teoria do professor Capitão Nascimento A teoria do professor Revolucionário A teoria do professor Revolucionário A teoria do professor cansado A teoria do professor cansado A teoria do professor amigão A teoria do professor amigão A didática do PROFESSOR PESQUISADOR A didática do PROFESSOR PESQUISADOR A didática do PROFESSOR COM COMPROMISSO SOCIAL A didática do PROFESSOR COM COMPROMISSO SOCIAL


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APRESENTAÇÃO E NORMAS GERAIS DE FUNCIONAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google