A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células."— Transcrição da apresentação:

1 Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células.

2 ATRIO OU ESPONGIOCELE: parede do corpo do porífero que delimita a cavidade interna. ÓSCULO (boca): orifício de saida de água. São indivíduo sésseis (imóveis), possuem poros por onde entra a água e os nutrientes. São considerado animais filtradores.

3 Pinacócitos – células que revestem a parte de fora e são cheias de calcário, o que confere rigidez os poríferos. Coanócitos – células flageladas que proporcionam o fluxo constante da água e realisam a digertão intracelular. Porócitos – células em forma de anel que formam poros e se estendem da superfície externa até o átrio. Mesênquima – massa gelatinosa em que estão imersos os elementos de sustentação e os amebóitos. Amebócitos – assumem numerosas funções, convertendo-se em outros tipos celulares ou distribuindo produtos da digestão executada pelos coanócitos

4 Espículas – células que sustentam o corpo do porífero.

5 Reprodução Assexuada por: A- Brotamento: desenvolvem brotos laterais que podem formar colônias, ou se soltarem e formarem um novo individuo. B - Regeneração: um pequeno pedado pode dar origem a um organismo inteiro.

6 - Gemulação: formação de gêmulas (pequenas bolsas que contêm células com baixíssima atividade metabólica) em condições extremas como secas ou frio.

7 Reprodução Sexuada: espermatozóides nadam até o óvulo contido em outra esponja e o fecundam formando uma larva flagelada que crescerá e dará origem a uma nova esponja.

8 ATIVIDADE Escreva um texto de 20 linhas descrevendo os tipos e as funções das células dos poríferos. Fale também sobre as formas de reprodução que eles podem adotar.


Carregar ppt "Poríferos ou Esponjas Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos, apesar de existir divisão de trabalho entre as células."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google