A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Cardiovascular Confere a circulação de nutri- entes, gases respiratórios e ex- cretas, pelo corpo do animal; equilíbrio das defesas do orga- nismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Cardiovascular Confere a circulação de nutri- entes, gases respiratórios e ex- cretas, pelo corpo do animal; equilíbrio das defesas do orga- nismo."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Cardiovascular Confere a circulação de nutri- entes, gases respiratórios e ex- cretas, pelo corpo do animal; equilíbrio das defesas do orga- nismo e regulação da tempe- ratura do homeotermicos. - Animais avasculares: não possuem sistema cardiovascular. Ex.: poríferos, cnidários, pla- telmintos e nematódeos. - Sistema cardiovascular aberto: o fluido transportador cai em uma cavidade e só depois retorna para os vasos condutores e chega ao coração. Ex.: maioria dos moluscos e artrópodes.

2 - Sistema cardiovascular fechado: o sangue circula integralmente por vasos condutores. Circulação fechada simples: peixes. Circulação fechada dupla: a) circulação fechada dupla incompleta: peixes dipnóicos, anfíbios e répteis. b) circulação dupla completa: aves e mamíferos.

3 Estruturas que compõem o sistema cardiovascular Sangue :é um tecido conjuntivo líquido produzido na Medula óssea vermelha. – É constituído por diversos tipos de células, que formam a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).

4 Hemolinfa - fluido que tem as mesmas funções que o sangue dos vertebrados, mas com uma composição química diferente. – É encontrado em muitos animais, como exemplo podemos citar os artrópodes, a maioria dos moluscos e outros invertebrados. – Nestes animais não existe distinção entre sangue e fluido intersticial. O fluido preenche o interior do corpo do animal (hemocélio) e circunda todas as células. – A hemolinfa é constituída por água, sais (majoritariamente Na +, Cl -, K +, Mg 2+, e Ca 2+ ), e compostos orgânicos. – A hemolinfa não possui pigmento respiratório. A respiração de artrópodes é direta e traqueal. Portanto, o "sangue" desses seres é incolor. – Possui células livres, os hematócitos, que desempenham um importante papel na defesa imunitária nos artrópodes (sistema imunitário).

5 Coração - um órgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que circule no corpo. – É dividido em : a)Epicárdio: a camada externa do coração. b)Miocárdio: é a camada média e a mais espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia (sístole) e, portanto, impulsione sangue. O movimento de relaxamento do miocárdio é chamado de diástole. Estes movimentos são coordenados pelo nó sinoatrial c)Endocárdio: é a camada mais interna do coração.

6 Vasos Sanguíneos – conduzem o sangue pelo corpo.

7 Retorno Venoso: é o retotno do sangue ao coração. Os fatores que permitem o sangue voltar ao coração são: – Pressão residual: é a pressão exercida no início do território venoso. É baixa e insuficiente para fazer o sangue voltar ao coração. Ocorre principalmente nos membros inferiores. – Válvulas: funcionam como uma porta que só se abre para um lado. – Ação muscular quando se contraem, os musculos comprimem as veias profundas.

8

9 ATIVIDADES PÁG 271 A 274 Nº 1 AO 4, 6 e 8


Carregar ppt "Sistema Cardiovascular Confere a circulação de nutri- entes, gases respiratórios e ex- cretas, pelo corpo do animal; equilíbrio das defesas do orga- nismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google