A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimentos da Psicologia Gestalt. Gestalt – Psicologia da Forma Pesquisas envolvendo a percepção humana, principalmente a visão. sentido aproximado de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimentos da Psicologia Gestalt. Gestalt – Psicologia da Forma Pesquisas envolvendo a percepção humana, principalmente a visão. sentido aproximado de."— Transcrição da apresentação:

1 Movimentos da Psicologia Gestalt

2 Gestalt – Psicologia da Forma Pesquisas envolvendo a percepção humana, principalmente a visão. sentido aproximado de figura, forma, aparência. Não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto.

3 Gestalt – Psicologia alemã FUNDADORES: - Kurt Koffka ( ) -Wolfgang Köhler ( ) - Kurt Lewin ( ) -Max Wertheimer ( ) – considerado o pioneiro...

4 A Psicologia da gestalt afirma que as partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo. O todo é diferente da soma das partes. É muito importante nesta teoria a idéia de que o conjunto é mais que a soma dos seus elementos; assim deve-se imaginar que um terceiro fator é gerado nesta síntese.

5 Leis da Gestalt Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual. Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.

6 Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas. Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante. Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.

7 Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.

8 Max Wertheimer Autor do movimento aparente. Considerou a percepção como objeto inicial da aprendizagem racional. A percepção perpassa por inúmeras atividades cognitivas. A pessoa em atividade perceptiva pode decidir o foco de sua atenção e atentar par o que deseja atender. A forma de percepção do indivíduo pode conduzi-lo ao modo como ele vai determinar o foco de sua atenção.

9 Bases de fundamentação para o movimento aparente da psicologia Gestalt Acontece quando as pessoas interpretam dados sensoriais, ou seja, elas dão significados às coisas a partir de uma experiência subjetiva. O que compreende uma percepção inicial emitida como solução frente a um problema. Os psicólogos deveriam estudar as experiências subjetivas consciente no sujeito através de introspecção informal.

10

11

12

13

14

15


Carregar ppt "Movimentos da Psicologia Gestalt. Gestalt – Psicologia da Forma Pesquisas envolvendo a percepção humana, principalmente a visão. sentido aproximado de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google