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RH: Melhores Práticas de Inovação

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Apresentação em tema: "RH: Melhores Práticas de Inovação"— Transcrição da apresentação:

1

2 RH: Melhores Práticas de Inovação
Agenda Os Correios de ontem Os Correios de hoje O papel da educação no processo de inovação Os Correios de amanhã

3 Até 1968 Os Correios de ontem

4 Breve Histórico Criação do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT Criação da Escola de Aperfeiçoamento Correios e Telégrafos - EACT

5 Os Correios de ontem Até 1968 Parte do prédio das Agências servia como
residência do Chefe da Unidade.

6 Os Correios de ontem Até 1968
O serviço de telégrafo (telegrama) e de telex respondiam por uma grande fatia da receita dos Correios.

7 Os Correios de ontem Até 1968
O sistema de transporte era totalmente terrestre, com grande emprego do Transporte Rodoviário.

8 Os Correios de ontem Até 1968
O Serviço Postal pertencia à Administração Direta e era conhecido como Departamento de Correios e Telégrafos.

9 Os Correios de ontem Até 1968
Bicicleta usada pelos carteiros para o transporte de objetos postais e correspondências.

10 Os Correios de ontem Até 1968
Nas cidades cidades a distribuição postal era feita por meio de transporte público, bicicletas e triciclos de carga.

11 1969 até os dias de hoje

12 Breve Histórico Criação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT Convênio ECT / PUC-RJ – primeiras turmas do curso de Administração Postal. 1972/75 - Criação dos Centros de Treinamento

13 Breve Histórico Escola Superior de Administração Postal - formação de pessoal de nível superior. Departamento de Treinamento e Desenvolvimento- treinamento do pessoal de nível básico, médio e técnico. A Universidade Correios consolida as políticas de Educação Corporativa frente ao novo modelo de negócio. - A ESAP formava alunos brasileiros e estrangeiros de países de língua portuguesa, principalmente do continente africano. - A criação da Universidade veio unificar as políticas de educação num único órgão.

14 Os Correios de Hoje

15 Universidade Corporativa dos Correios

16 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO
O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inatingível. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, a oportunidade. (Victor Hugo)

17 Causas Promover o Conhecimento Organizacional.
Desenvolver Pesquisas, metodologias e tecnologias educacionais. Desenvolver Ações de Educação Empresarial.

18 Função Construir o conhecimento organizacional com base nas competências requeridas para a sustentabilidade dos negócios dos Correios.

19 Visão Ser referencial de excelência em educação corporativa no Brasil.

20 Portafólio UNICO

21 Estratégias Recebimento das necessidades de capacitação. Análise da demanda. Vinculação aos objetivos estratégicos da Empresa. Programação no Plano Anual de Educação – PAE. Formação de equipe multidisciplinar.

22 Resultados

23 Resultados

24 Resultados Média de evasão de UC : 23% (Censo EAD.BR 2010.)
“Evasão refere-se à desistência definitiva do aluno em qualquer etapa do curso” (Abbad,Carvalho e Zerbini, 2005 apud Almeida, 2008)  Nesta amostra a taxa de evasão foi de 18,40% sendo considerado um excelente resultado, por tratar-se de experiências iniciais na modalidade e em comparação com a taxa de evasão na educação corporativa, que chega a 23% (CensoEAD.BR – Relatório Analítico da Aprendizagem a Distãncia no Brasil, 2010). Média de evasão de UC : 23% (Censo EAD.BR 2010.)

25 Operacionais Culturais Organizacionais no planejamento
Desafios Operacionais no planejamento na execução (mídias x tecnologias) no controle na avaliação Culturais Organizacionais Desafios Operacionais: No Planejamento: Metodologia para avaliação da capacidade de atendimento das demandas; Capacitação da equipe; Normatização dos procedimentos para EAD. Na Execução: Ampliação de recursos tecnológicos; Incremento de ações de inclusão digital; Redimensionamento da equipe dedicada à EAD; Infra-estrutura tecnológica para EAD nas Unidades Operacionais; Mapeamento e padronização do processo de EAD com definição de responsabilidades; Preparação dos usuários “Aprendendo a Aprender a Distância”. No controle: Interface do sistema ERP com o ambiente UNICO Na avaliação: Definição de indicadores e referenciais de qualidade para EAD; Desafios Culturais: Preparação dos empregados “Aprendendo a Aprender a Distância”; Plano de capacitação das equipes multidisciplinares; Normatização dos procedimentos para EAD; Plano corporativo de comunicação. Desafios Organizacionais: Padronização e normatização de procedimentos para contratação de produtos e serviços de EAD; Visitas técnicas programadas.

26 Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD
Metas Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD (Situação atual) 7,66% A distância 92,34% Presencial

27 Correios de amanhã

28 Inverter a Pirâmide: ênfase em EAD
(Situação desejada) Presencial A distância

29 Disponibilizar até março/2010
Metas Disponibilizar até março/2010 Curso Aprendendo a Aprender a Distância Público-alvo total estimado: Disponibilizar até dezembro/2010 Curso Sistema Corporativo de Viagens – SICOV 9 módulos a distância Público-alvo total estimado: Curso Sistema de Rastreamento de Objetos – SRO 11 módulos a distância Público-alvo total estimado:

30 OUSAR COM ESPONSABILIDADE
INOVAR COMO PRINCÍPIO OUSAR COM ESPONSABILIDADE A nova identidade Corporativa, ajustada a um ambiente tecnológico, capaz de responder aos anseios da sociedade. A ECT trabalha para dar um salto em direção ao futuro, adquirindo uma nova identidade corporativa na crença de que: O negócio é oferecer solução que aproximem as pessoas. A missão é fornecer solução acessível para conectar pessoas. A visão é ser uma empresa de classe mundial.

31 Muito obrigado!

32 Mozart Gomes Ferraz Coordenador Nacional da Universidade dos Correios
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – SCEN Trecho 2 Lote 4 – Via L4 Norte – Brasília/DF – Fone: (61) – Fax:


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