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1 Brasília, Junho de 2008 1º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública Walter Sigollo

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Apresentação em tema: "1 Brasília, Junho de 2008 1º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública Walter Sigollo"— Transcrição da apresentação:

1 1 Brasília, Junho de º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública Walter Sigollo

2 2 Cenário Atual Gestão Pública Os Papéis de Recursos Humanos O Caso Sabesp A Empresa Práticas Estratégicas de RH Principais Resultados Fatores Críticos de Sucesso Agenda Gestão Estratégica de Pessoas em Empresas Públicas: caso SABESP

3 3 Cenário Atual Profundas Transformações (no mundo do trabalho, na educação, nos valores sociais...) Influências Políticas e Econômicas Novas Tecnologias Organizações Flexíveis Era do Conhecimento Capital Humano e Inovação Capacidade de Adaptação

4 4 Exige Mudança de: Cultura, Postura e Comportamento Empresas Privadas – Sobrevivência para a Competitividade Públicas – Eficiência na Gestão e exercer seu importante Papel na Sociedade Cenário Atual

5 5 Gestão Pública Exigência nos Serviços Prestados (Qualidade, Tempo...) Valor da Prestação do Serviço Público para o Cliente Responsabilidade na Gestão dos Recursos Maior Transparência nas Ações Novos Profissionais e Novas Competências Nova Consciência Cultura de Eficiência na Gestão Esforços de Modernização

6 6 Pessoas como Diferenciais Competitivos Maior exigência Novos comportamentos O trabalho não mais associadas apenas ao cargo... Competência Atuação Profissional – multifuncionalidade e complexidade Gestão de Pessoas Empresas Públicas e Privadas

7 7 Gestão Estratégia de RH Importante papel no desenvolvimento da estratégia da organização: atrair, manter e desenvolver as competências necessárias à realização dos objetivos e resultados organizacionais Política e Práticas Integradas Estratégias Organizacionais

8 8

9 9 A Sabesp Constituída: 1973 Atua em: 367 municípios Atende a: 26,1 milhões de pessoas Empregados: (abril/08) Empresa: Economia Mista e de Capital Aberto Governo do Estado de São Paulo (50,3 %) Ações no Mercado: - BOVESPA (26,8%) - Bolsa de New York (22,9%) Missão: Universalizar os serviços públicos de saneamento no Estado de São Paulo e fornecer serviços e produtos de qualidade nos mercados nacional e internacional

10 10 Diretrizes Estratégicas Crescimento da empresa Serviços públicos de qualidade Água não pode faltar Sustentabilidade (social, econômica e ambiental) Otimização dos relacionamentos externos

11 11 Princípios e Diretrizes de Recursos Humanos Exercer a autoridade funcional Melhores práticas de mercado em RH Os gerentes como gestores de pessoas Gestão de RH alinhada à estratégia organizacional Ações que fortaleçam o comprometimento e a diversidade

12 12 Papéis de Recursos Humanos Fonte: Ulrich, 1998 Futuro/Estratégico Presente/Operacional PessoasProcessos Parceiro Estratégico Agente de Transformação e mudança Especialista Administrativo Defensor dos empregados

13 13 Papéis de Recursos Humanos Novas Ferramentas Necessidades de Mudanças Foco na Aprendizagem Competências Futuras Desenvolvimento de Lideranças Gestão da Mudança Agente de Transformação e Mudança Parceiro Estratégico Postura Pró-ativa Respostas Rápidas Impacto no Negócio Melhoria na Performance Resultados Organizacionais Visão Estratégica Ações Integradas

14 14 Papéis de Recursos Humanos Voltado aos processos Necessidades dos Serviços Administração das Funções de RH Informatização dos Processos Condições do Ambiente de Trabalho Aspectos Legais/Trabalhistas Defensor dos Empregados Especialista Administrativo Ações Estruturadas

15 15 O que perguntar para ser um RH Estratégico? ? ? Desempenho Competências: técnicas organizacionais Conhecimento/experiências Valores Organizacionais Preparação de sucessores Potencial futuro Perspectivas futuras... Competências Desempenho Potencial Metas Desenvolvimento Valores Individuais Comprometimento Resultados e Desafios Futuros... Qual é a sua relação com o mercado? Como está a sua empresa?

16 16 Nível pretendido Nível atual GAPGAP RH Estratégico Planejar e Alinhar as Ações às Estratégias Organizacionais Ter Foco na Melhoria de Resultados Estabelecer Prioridades Definir uma Política Institucional de RH Propor Práticas e Ações Integradas

17 17 Modelo Estratégico de RH e Qualidade Pessoas, gerando resultados para a Organização Metas do Governo Acionistas Planejamento Estratégico Missão Visão Diretrizes Objetivos Competências Princípios e Valores Qualidade no Atendimento ao Cliente Valorização das Pessoas Sustentabilidade: Econômica Ambiental Social

18 18 Programa de Demissão Incentivada Sucessão e Carreira Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Práticas de Gestão de Pessoas Universidade Empresarial Remuneração Variável Participação nos Resultados Gestão por Competências (seleção/avaliação/remuneração e desenvolvimento) Gestão dos Aprendizes e Estagiários

19 19 Práticas de Gestão de Pessoas Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Gestão por Competências (seleção/avaliação/remuneração e desenvolvimento) Sucessão e Carreira Universidade Empresarial Sabesp Seleção Avaliação Remuneração

20 20 Práticas de Gestão de Pessoas Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Universidade Empresarial Sabesp Objetivos Ações Educacionais e Competências Essenciais; Visão, Missão, Valores e Cultura; Educação Contínua; Líderes Educadores Gestão do Conhecimento e de Responsabilidade Social Empregados Comunidade Clientes Fornecedores Familiares Executivos e Gerentes Cadeia de Valor Aprendizes e Estagiários

21 21 Práticas de Gestão de Pessoas Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Sucessão e Carreira Plano de Desenvolvimento

22 22 Práticas de Gestão de Pessoas Remuneração Variável Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Participação nos Resultados

23 23 Práticas de Gestão de Pessoas Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Gestão dos Aprendizes e Estagiários Matemática Financeira; Contabilidade Básica; Informática; Auto-desenvolvimento; Qualidade; Visão de Negócios; outros 600 Aprendizes 850 Estagiários participações em cursos à distância em 2007

24 24 Práticas de Gestão de Pessoas Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Programa de Demissão Incentivada Renovação do Quadro de Pessoal Foco nos aposentados pelo INSS Incentivos e Benefícios Retenção Estratégica – de 2008 a 2010

25 25 Integração e Otimização dos Processos Práticas de Gestão de Pessoas Gestão Estratégica da Qualidade Indicadores de RH Orçamento de Pessoal Sistemas Integrados de RH

26 26 Práticas de Gestão de Pessoas Sistemas Integrados de RH Integração e Otimização dos Processos Facilidade de Acesso Agilidade e Confiabilidade dos Dados e Informações Integração das Informações e Funções de RH

27 27 Práticas de Gestão de Pessoas Integração e Otimização dos Processos Gestão Estratégica da Qualidade ISO 9.001/2000 OHSAS Critérios de Excelência Sistema de Gestão

28 28 Práticas de Gestão de Pessoas Integração e Otimização dos Processos Indicadores de RH Possibilita: alinhamento às estratégias e metas organizacionais; uma visão da eficácia dos resultados organizacionais; uma evolução histórica; a comparação da empresa com outras empresas do mercado; a padronização de linguagem e conceitos; o redirecionamento das práticas de RH; a tomada de decisão e atuação frente a cenários futuros.

29 29 Práticas de Gestão de Pessoas Integração e Otimização dos Processos Orçamento de Pessoal Os Gerentes: - Assumem o seu papel como Gestor de Pessoas - Eles são os responsáveis pela gestão de todos os recursos: Físicos e Financeiros

30 30 Apoiar a Governança Corporativa Práticas de Gestão de Pessoas Responsabilidade Socioambiental Código de Ética e Conduta Gestão do Conhecimento Lei Sarbanes Oxley

31 31 Apoiar a Governança Corporativa Práticas de Gestão de Pessoas Lei Sarbanes Oxley Atendimento a legislação internacional Gestão de Riscos Transparência na relação com os Stakeholders Segurança das Informações

32 32 Apoiar a Governança Corporativa Práticas de Gestão de Pessoas Responsabilidade Socioambiental A Sabesp tem um compromisso com uma gestão baseada na ética e na sustentabilidade; Tem como referência o seu Código de Ética e Conduta; Projetos Socioambientais alinhados à sua missão e às suas práticas de negócio.

33 33 Práticas de Gestão de Pessoas Responsabilidade Social / Sustentabilidade Ética Disseminação dos valores e condutas aos empregados Pesquisa on-line para construção participativa do Código de Ética e Conduta Sabesp: respostas Alinhamento Conceitual através dos cursos Apoiar a Governança Corporativa Conduta de Ética e Conduta

34 34 Apoiar a Governança Corporativa Práticas de Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento Retenção Estratégica do Conhecimento Conhecimento compartilhado: Autoria de Livro Coletivo Autores de cursos à distância Storytelling (sobre experiências significativas) Palestras para o Canal Saneamento Ambiental

35 35 Harmonizar o ambiente de Trabalho Práticas de Gestão de Pessoas Qualidade de Vida Relações do Trabalho Gestão do Clima Organizacional Saúde e Segurança do Trabalho Benefícios e Serviço Social

36 36 Práticas de Gestão de Pessoas Relações do Trabalho Harmonizar o ambiente de Trabalho 12 Entidades Representativas Garantia dos Direitos e Clareza dos Deveres Aspectos Legais Compartilhamento de Valores Organizacionais Papel de Especialista de RH e Defensor dos Empregados Gestão Participativa

37 37 Práticas de Gestão de Pessoas Harmonizar o ambiente de Trabalho Benefícios e Serviço Social Cesta Básica Vale Refeição Vale Transporte Serviço Social Auxílio Creche Centro de Convivência Infantil Convênios Farmácia e Supermercado

38 38 Práticas de Gestão de Pessoas Harmonizar o ambiente de Trabalho Saúde e Segurança do Trabalho Programa de Prevenção de Acidentes OHSAS Campanhas de Saúde Indicadores de Segurança CIPAS

39 39 Práticas de Gestão de Pessoas Harmonizar o ambiente de Trabalho Qualidade de Vida 39 Datas pessoais Campanhas de Doações Inclusão Digital Preparação para a Aposentadoria PARE Combate ao Stress Ambiente Livre de Tabaco Ginástica Laboral Minuto da Prevenção Adote um Amigo para Proteger Campanha Nota 10 SOCIAL e INTEGRAÇÃO SAÚDELAZER SEGURANÇA OBJETIVOS Redução do absenteísmo Aumento da produtividade Melhoria do clima organizacional Atividades Físicas e Culturais Olimpíadas Clube da Corrida e da Caminhada Coral e teatro

40 40 Práticas de Gestão de Pessoas Harmonizar o ambiente de Trabalho Gestão do Clima OrganizacionalEtapas Realização da Pesquisa Análise do dados Elaboração do Plano de Ação Integrado Divulgação dos resultados/ Plano de Comunicação Implementação das Ações de melhoria Realizadas Em desenvolvimento

41 41 Modelo Estratégico de RH e Qualidade Pessoas, gerando resultados para a Organização Metas do Governo Acionistas Planejamento Estratégico Missão Visão Diretrizes Objetivos Competências Princípios e Valores Qualidade no Atendimento ao Cliente Valorização das Pessoas Sustentabilidade: Econômica Ambiental Social

42 42 Principais Resultados Valorização dos Recursos Humanos Conexão de Recursos Humanos com a Estratégica Imagem Organizacional Retenção do Conhecimento Estratégico Aprendizagem Contínua Agilidade e maior Amplitude dos Programas Otimização de Processos Aplicação do Capital Intelectual Proatividade Gestão de Pessoas Democratização do Conhecimento

43 43 Fatores Críticos de Sucesso Não existem "pacotes prontos Compromisso da Alta Direção Alinhamento às Estratégias Organizacionais Foco nas Competências Essenciais Definição de Indicadores de Desempenho Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua Envolvimento de Todos

44 44 Afinal... O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e Pessoas Incomparáveis. Fernando Pessoa


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