A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMITÊ TÉCNICO SETORIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMITÊ TÉCNICO SETORIAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
17 de junho de 2003

2 PROGRAMA Visão Sistêmica Objetivo do CTS Composição CTS Atribuições
Preparação da reunião de instalação do CTS Aspectos metodológicos Encerramento Reunião de instalação do Comitê: Contextualizar as atividades do Comitê Técnico Setorial; Proceder ao nivelamento metodológico e conceitual, com base no documento Metodologia para Elaboração de Perfis Profissionais; Tornar claros os papéis e responsabilidades de cada participante; Definir plano de trabalho, com metas e o cronograma de atividades; Definir, em discussão com os membros do comitê, a periodicidade das reuniões e a duração das sessões. Definir a dinâmica de ação, conforme as características do grupo e do trabalho a ser realizado; Definir a duração das sessões — sugere-se o máximo de duas horas, a fim de garantir objetividade no desenvolvimento do trabalhos; e Solicitar documentos e material de apoio aos membros do comitê.

3 VISÃO SISTÊMICA DA ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
SOCIEDADE COMITÊ TÉCNICO SETORIAL PERFIL PROFISSIONAL OFERTA FORMATIVA AVALIAÇÃO DESENHO CURRICULAR

4 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
Fórum consultivo composto por profissionais internos e externos ao SENAI voltado para a discussão de assuntos referentes aos nexos entre a educação e o trabalho nos diferentes setores industriais.

5 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
OBJETIVO Contribuir para a identificação e atualização permanente das competências profissionais dos trabalhadores. PRINCIPAIS FUNÇÕES Definir perfis profissionais baseados em competências, contemplando parâmetros que permitam avaliar desempenhos; Atualizar permanente-mente os perfis profissionais. ATIVIDADES PRINCIPAIS Fornecer informações necessárias para a elaboração dos perfis profissionais, contribuindo para a análise do mercado de trabalho; Identificar e diagnosticar tendências relativas ao setor, ao tipo de formação necessária e a perspectivas futuras; Sinalizar os impactos causados pelas transformações tecnológicas e organizacionais no setor e seus reflexos no desempenho profissional; Sugerir alternativas que permitam o aprofundamento do conhecimento na área de atuação do Comitê; ATIVIDADES PRINCIPAIS Sugerir alternativas que permitam o aprofundamento do conhecimento na área de atuação do Comitê; Identificar e diagnosticar tendências relativas ao setor, ao tipo de formação necessária e a perspectivas futuras; Sinalizar os impactos causados pelas transformações tecnológicas e organizacionais no setor e seus reflexos no desempenho profissional; Contribuir para a análise do mercado de trabalho, fornecendo informações necessárias para a elaboração dos perfis.

6 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL PROGNÓSTICO DO MERCADO DE TRABALHO
Qual o perfil dos profissionais que se encontram no mercado? Qual o perfil que esses profissionais deveriam ter? Qual o perfil desses profissionais no futuro?

7 PERFIL PROFISSIONAL É a descrição do que idealmente é necessário saber realizar no campo profissional correspondente a determinada qualificação. É o marco de referência, o ideal para o desenvolvimento profissional que confrontado com o desempenho real das pessoas, indica se elas são ou não competentes, se estão ou não qualificadas para atuar em seu âmbito de trabalho. É expresso em termos de competências profissionais.

8 COMPOSIÇÃO DE UM COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
Especialistas do SENAI: o gerente da Unidade Operacional ou de referência tecnológica; Dois especialistas em Educação Profissional, um do Departamento Regional e um da Unidade Operacional. Especialistas da área tecnológica em estudo: Três profissionais, no mínimo, da área técnica de empresas do setor tecnológico em estudo;; Um técnico indicado pelo sindicato patronal; Um técnico indicado pelo sindicato dos trabalhadores; Um técnico indicado por associação de referência técnica do segmento; Um especialista (no setor tecnológico em estudo) do meio acadêmico; e Um técnico indicado por órgão do poder público ligado às áreas de trabalho, indústria, educação ou ciência e tecnologia.

9 ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DO CTS
Da coordenação Dos especialistas do SENAI Dos especialistas da área tecnológica em estudo Do secretário

10 PREPARAÇÃO DA REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DO CTS
Contextualizar as atividades do Comitê Técnico Setorial; Proceder ao nivelamento metodológico e conceitual, com base no documento Metodologia para Elaboração de Perfis Profissionais; Tornar claros os papéis e responsabilidades de cada participante; Definir, em discussão com os membros do comitê, a periodicidade das reuniões e a duração das sessões; Definir plano de trabalho, com metas e o cronograma de atividades.

11 ASPECTOS METODOLÓGICOS GERAIS
Desenho Curricular da Oferta Formativa Comitê Técnico Setorial Sistema de Avaliação Certificação Profissional Perfil Profissional Baseado em Competências

12 SENAI-RS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA UNIDADE ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Fone: 0XX /8835/8838


Carregar ppt "COMITÊ TÉCNICO SETORIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google