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1 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL 17 de junho de 2003 2 n Visão Sistêmica n Objetivo do CTS n Composição CTS n Atribuições n Preparação da reunião de instalação.

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2 1 COMITÊ TÉCNICO SETORIAL 17 de junho de 2003

3 2 n Visão Sistêmica n Objetivo do CTS n Composição CTS n Atribuições n Preparação da reunião de instalação do CTS n Aspectos metodológicos n Encerramento PROGRAMA

4 3 VISÃO SISTÊMICA DA ABORDAGEM DE COMPETÊNCIAS SOCIEDADE COMITÊ TÉCNICO SETORIAL PERFIL PROFISSIONAL DESENHO CURRICULAR AVALIAÇÃO OFERTA FORMATIVA

5 4 Fórum consultivo composto por profissionais internos e externos ao SENAI voltado para a discussão de assuntos referentes aos nexos entre a educação e o trabalho nos diferentes setores industriais. COMITÊ TÉCNICO SETORIAL

6 5 OBJETIVO Contribuir para a identificação e atualização permanente das competências profissionais dos trabalhadores. COMITÊ TÉCNICO SETORIAL PRINCIPAIS FUNÇÕES Definir perfis profissionais baseados em competências, contemplando parâmetros que permitam avaliar desempenhos; Atualizar permanente- mente os perfis profissionais. ATIVIDADES PRINCIPAIS n Fornecer informações necessárias para a elaboração dos perfis profissionais, contribuindo para a análise do mercado de trabalho; n Identificar e diagnosticar tendências relativas ao setor, ao tipo de formação necessária e a perspectivas futuras; n Sinalizar os impactos causados pelas transformações tecnológicas e organizacionais no setor e seus reflexos no desempenho profissional; n Sugerir alternativas que permitam o aprofundamento do conhecimento na área de atuação do Comitê;

7 6 Qual o perfil dos profissionais que se encontram no mercado? Qual o perfil dos profissionais que se encontram no mercado? Qual o perfil que esses profissionais deveriam ter? Qual o perfil que esses profissionais deveriam ter? Qual o perfil desses profissionais no futuro? Qual o perfil desses profissionais no futuro? PROGNÓSTICO DO MERCADO DE TRABALHO COMITÊ TÉCNICO SETORIAL

8 7 n É a descrição do que idealmente é necessário saber realizar no campo profissional correspondente a determinada qualificação. n É o marco de referência, o ideal para o desenvolvimento profissional que confrontado com o desempenho real das pessoas, indica se elas são ou não competentes, se estão ou não qualificadas para atuar em seu âmbito de trabalho. n É expresso em termos de competências profissionais. PERFIL PROFISSIONAL

9 8 Especialistas do SENAI: - o gerente da Unidade Operacional ou de referência tecnológica; - Dois especialistas em Educação Profissional, um do Departamento Regional e um da Unidade Operacional. COMPOSIÇÃO DE UM COMITÊ TÉCNICO SETORIAL Especialistas da área tecnológica em estudo: - Três profissionais, no mínimo, da área técnica de empresas do setor tecnológico em estudo;; - Um técnico indicado pelo sindicato patronal; - Um técnico indicado pelo sindicato dos trabalhadores; - Um técnico indicado por associação de referência técnica do segmento; - Um especialista (no setor tecnológico em estudo) do meio acadêmico; e - Um técnico indicado por órgão do poder público ligado às áreas de trabalho, indústria, educação ou ciência e tecnologia.

10 9 n Da coordenação n Dos especialistas do SENAI n Dos especialistas da área tecnológica em estudo n Do secretário ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS DO CTS

11 10 n Contextualizar as atividades do Comitê Técnico Setorial; n Proceder ao nivelamento metodológico e conceitual, com base no documento Metodologia para Elaboração de Perfis Profissionais; n Tornar claros os papéis e responsabilidades de cada participante; n Definir, em discussão com os membros do comitê, a periodicidade das reuniões e a duração das sessões; n Definir plano de trabalho, com metas e o cronograma de atividades. PREPARAÇÃO DA REUNIÃO DE INSTALAÇÃO DO CTS

12 11 DesenhoCurricular da Oferta Formativa Comitê Técnico Setorial Sistema de Avaliação Certificação Profissional Profissional Perfil Profissional Baseado em Competências ASPECTOS METODOLÓGICOS GERAIS

13 12 SENAI-RS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA UNIDADE ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Fone: 0XX /8835/8838


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