A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PERFIS PROFISSIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PERFIS PROFISSIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PERFIS PROFISSIONAIS
28 de Junho de 2003

2 METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE PERFIS PROFISSIONAIS
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: NOME Prospectiva Interna Estrutura Inicial da Qualificação Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais Subfase 2 – Estabelecimento do Contexto de Trabalho da Qualificação Subfase 3 – Configuração do Perfil Profissional Subfase 4 – Identificação das Unidades de Qualificação Produto Final – Perfil Profissional da Qualificação Abordar os conceitos de Qualificação Profissional e Perfil Profissional, bem como a sua relação. Lembrando, que a configuração do perfil profissional é a representação da qualificação. As Qualificações intermediárias da qualificação são configuradas no seu perfil.

3 PROGNÓSTICO DO MERCADO DE TRABALHO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: NOME
Quais atividades desenvolvem os profissionais que se encontram no mercado? Quais atividades esses profissionais deveriam realizar? Quais atividades esses profissionais realizarão no futuro?

4 Estudo da Prospectiva Interna

5 Estudo da Prospectiva Interna e Conceituação Básica
Qualificação Profissional: TÍTULO Novos sistemas e métodos de produção e trabalho. Novos meios de produção. Novas técnicas de controle de qualidade e análise. Novos procedimentos de manutenção e reparação. Mudanças na organização do trabalho. Mudanças na legislação Fatores tecnológicos e organizativos Mudanças produzidas no campo profissional

6 Estudo da Prospectiva Interna e Conceituação Básica
Qualificação Profissional: TÍTULO Atividades que tendem a ser mais importantes. Atividades que tendem a ser menos importantes. Atividades novas. Atividades que tendem a desaparecer. Competências que tendem a ser incluídas no perfil do trabalhador. Competências que tendem a ser eliminadas do perfil do trabalhador. Fatores tecnológicos e organizativos Mudanças produzidas no campo profissional

7 Estrutura Inicial da Qualificação
Guia de Estudo de Prospectiva Interna Fatores tecnológicos e organizativos Mudanças produzidas no campo profissional Objetivo-chave Funções principais Subfunções GUIA DE ESTUDO DE PROSPECTIVA INTERNA (Ficha 3) Fatores tecnológicos e organizativos: Novos sistemas e métodos de produção e trabalho; Novos meios de produção; Novas técnicas de controle de qualidade e análise; Novos procedimentos de manutenção e reparação; Mudanças na organização do trabalho; Mudanças na legislação. Mudanças produzidas no campo profissional: Atividades que tendem a ser mais importantes; Atividades que tendem a ser menos importantes; Atividades novas; Atividades que tendem a desaparecer; Competências que tendem a ser incluídas no perfil do trabalhador; Competências que tendem a ser eliminadas do perfil do trabalhador. ESTRUTURA INICIAL DA QUALIFICAÇÃO: Objetivo-chave da qualificação: Entendido como o resultado de um brainstorming a respeito das principais funções que caracterizam uma qualificação. Deve-se caracterizar pela explicitação das palavras-chave que comporão a competência geral. FUNÇÕES PRINCIPAIS : Função 1 : (Denominação) Relação de atividades ou tarefas que inclui. Função 2 : ( Denominação ) Relação de atividades ou tarefas que inclui etc. Observação: As subfunções ou atividades a cada função são aquelas selecionadas após análise da informação de distintas fontes e após estudo de prospectiva interna. Observações do CINTERFOR: O Objetivo chave busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. Sua descrição deve ser o mais concreta possível. Usualmente se redige utilizando um verbo que descreve uma ação sobre um objeto (produto obtido) e fecha com uma condição acerca da qualidade da intenção em atender o mercado ou clientes. O propósito principal do objetivo chave é descrever o que é necessário alcançar, centrado nos resultados da atividade produtiva baseado na analise funcional da qualificação. A função principal do objetivo-chave é servir de base a partir da qual se desenvolve o mapa funcional da qualificação. É o ponto de partida para a desagregação sucessiva das funções produtivas com as seguintes perguntas: Que é necessário para alcançar o objetivo-chave? Quais são os passos ou etapas neste processo? Alguns exemplos do objetivo chave da analise funcional: “Produzir e comercializar papel de acordo com ass necessidades dos clientes" "Buscar, processar e vender carne vermelha e branca e seus produtos derivados, para satisfazer as necessidades dos clientes" "Construir obras que satisfaçam as necessidades dos clientes, cumprindo as normas e legislação vigentes." "Produzir e processar algodão para o mercado nacional" “Desenvolver serviços de educação profissional baseados em normas de competência“. MAPEAMENTO DAS FUNÇÕES

8 Estrutura Inicial da Qualificação
DESIGNER DE MÓVEIS Objetivo-chave Busca descrever o propósito da atividade produtiva. OBJETIVO-CHAVE: Desenvolver produtos. Funções principais Explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance do Objetivo-chave. FUNÇOES PRINCIPAIS: 1 Análise de mercado 2 Criação de produto 3 Industrialização do produto 4 Distribuição CHECKLIST DE FUNÇÕES Procure descrever efetivamente funções e não produtos ou serviços(tarefas). As funções se expressam em forma de resultados. Exemplo: Manter atualizados os livros de contabilidade segundo as normas da empresa. Fazer o registro contábil dos documentos que originaram no dia de hoje é uma tarefa e não uma função. Não defina metas a serem alcançadas nem indicadores. Exemplo: Manter atualizado o registro de produção da fábrica. Não seria correto: Fazer o registro de 25 peças produzidas por dia. Na medida do possível não se refira a ambientes específicos da empresa. Exemplo: Transportar passageiros, materiais e valores. Seria incorreto: Transportar papel em bobina. Faça referência às atividades do trabalhado e não ao processamento das máquinas. Exemplo: supervidionar e ajustar as operações de pintura dos carros. Seria incorreto: pintar carros. Verbos como “entender, conhecer, assimilar” devem ser evitados. Importante usar verbos operacionais que são mensuráveis e cujas ações podem ser observadas, por exemplo: manter, assegurar, proporcionar, garantir e oferecer. Estabeleça funções sem se preocupar com a ordem e o número de vezes em que são executadas. Informações podem ser dadas em diferentes momentos bem como o registro de dados pode ser efetuado inúmeras vezes por dia. FUNÇÕES: As funções são usualmente verbais, sendo preciso escolher um verbo que descreva a ação do trabalhador sem possibilidade de interpretações vagas ou ambíguas. Não se recomenda o uso de verbos passíveis de muitas interpretações quando se relacionam com aprendizagens e desempenhos que deverão ser evidenciados. INTERPRETAÇÕES DOS VERBOS: MENOS POSSIBILIDADES: aplicar, apontar, classificar, comparar, contrastar, distinguir, enumerar, escrever, exemplificar, listar, marcar, numerar, relacionar, traduzir. MAIS POSSIBILIDADES: adquirir, apreciar, aperfeiçoar, aprender, compreender, conhecer, desenvolver, dominar, entender, julgar, melhorar, raciocinar, saber, verificar. VERBOS DE APLICAÇÃO: Planejar, organizar, dirigir, executar, realizar, construir, produzir, recepcionar, conceber, projetar... VERBOS DE FUNÇÃO: Manter, assegurar, responsabilizar, proporcionar, garantir, oferecer Sub-funções Relação de sub-funções ou atividades de cada função.

9 Estrutura Inicial da Qualificação
Técnico em Curtimento Objetivo-chave Busca descrever o propósito da atividade produtiva. OBJETIVO-CHAVE: Transformar pele em couro Funções principais Explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance do Objetivo-chave. FUNÇOES PRINCIPAIS: Desenvolver produtos Industrializar peles e couros Padronizar processos de produção Planejar e controlar a produção (programada???). Coordenar equipes. CHECKLIST DE FUNÇÕES Procure descrever efetivamente funções e não produtos ou serviços(tarefas). As funções se expressam em forma de resultados. Exemplo: Manter atualizados os livros de contabilidade segundo as normas da empresa. Fazer o registro contábil dos documentos que originaram no dia de hoje é uma tarefa e não uma função. Não defina metas a serem alcançadas nem indicadores. Exemplo: Manter atualizado o registro de produção da fábrica. Não seria correto: Fazer o registro de 25 peças produzidas por dia. Na medida do possível não se refira a ambientes específicos da empresa. Exemplo: Transportar passageiros, materiais e valores. Seria incorreto: Transportar papel em bobina. Faça referência às atividades do trabalhado e não ao processamento das máquinas. Exemplo: supervidionar e ajustar as operações de pintura dos carros. Seria incorreto: pintar carros. Verbos como “entender, conhecer, assimilar” devem ser evitados. Importante usar verbos operacionais que são mensuráveis e cujas ações podem ser observadas, por exemplo: manter, assegurar, proporcionar, garantir e oferecer. Estabeleça funções sem se preocupar com a ordem e o número de vezes em que são executadas. Informações podem ser dadas em diferentes momentos bem como o registro de dados pode ser efetuado inúmeras vezes por dia. FUNÇÕES: As funções são usualmente verbais, sendo preciso escolher um verbo que descreva a ação do trabalhador sem possibilidade de interpretações vagas ou ambíguas. Não se recomenda o uso de verbos passíveis de muitas interpretações quando se relacionam com aprendizagens e desempenhos que deverão ser evidenciados. INTERPRETAÇÕES DOS VERBOS: MENOS POSSIBILIDADES: aplicar, apontar, classificar, comparar, contrastar, distinguir, enumerar, escrever, exemplificar, listar, marcar, numerar, relacionar, traduzir. MAIS POSSIBILIDADES: adquirir, apreciar, aperfeiçoar, aprender, compreender, conhecer, desenvolver, dominar, entender, julgar, melhorar, raciocinar, saber, verificar. VERBOS DE APLICAÇÃO: Planejar, organizar, dirigir, executar, realizar, construir, produzir, recepcionar, conceber, projetar... VERBOS DE FUNÇÃO: Manter, assegurar, responsabilizar, proporcionar, garantir, oferecer Sub-funções Relação de sub-funções ou atividades de cada função.

10 MAPEAMENTO DAS FUNÇÕES Industrialização da produção
Que funções são necessárias realizar para alcançar a função anterior(Como)? Análise de mercado FUNÇÃO 1 Subfunção 1.1 Subfunção 1.2 Desenvolver produtos. OBJETIVO-CHAVE Criação FUNÇÃO 2 ANALISE FUNCIONAL Parte do Geral para o particular, buscando determinar as funções que são necessárias cumprir para realizar a função anterior. Lógica da causa-efeito ou problema-solução O Objetivo chave busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. Sua descrição deve ser o mais concreta possível. Usualmente se redige utilizando um verbo que descreve uma ação sobre um objeto (produto obtido) e fecha com uma condição acerca da qualidade da intenção em atender o mercado ou clientes. O propósito principal do objetivo chave é descrever o que é necessário alcançar, centrado nos resultados da atividade produtiva baseado na analise funcional da qualificação. A função principal do objetivo-chave é servir de base a partir da qual se desenvolve o mapa funcional da qualificação. É o ponto de partida para a desagregação sucessiva das funções produtivas com as seguintes perguntas: Que é necessário para alcançar o objetivo-chave? Quais são os passos ou etapas neste processo? Quais são as necessidades de nossos vários produtos? Como opera o setor ara obtenção de produtos e prestação de serviços? Alguns exemplos do objetivo chave da analise funcional: “Produzir e comercializar papel de acordo com ass necessidades dos clientes" "Buscar, processar e vender carne vermelha e branca e seus produtos derivados, para satisfazer as necessidades dos clientes" "Construir obras que satisfaçam as necessidades dos clientes, cumprindo as normas e legislação vigentes." "Produzir e processar algodão para o mercado nacional" “Desenvolver serviços de educação profissional baseados em normas de competência“. Industrialização da produção FUNÇÃO 3 Distribuição FUNÇÃO 4 Para que fazemos isto?

11 MAPEAMENTO DAS FUNÇÕES
Que funções são necessárias realizar para alcançar a função anterior(Como)? Diagnosticar anomalias e avarias FUNÇÃO 1 Planejar o trabalho de diagnóstico Subfunção 1.1 Inspecionar Subfunção 1.2 Manter máquinas em funcionamento. OBJETIVO-CHAVE Reparar FUNÇÃO 2 Identificar avarias, falhas e anomalias ANALISE FUNCIONAL Parte do Geral para o particular, buscando determinar as funções que são necessárias cumprir para realizar a função anterior. Lógica da causa-efeito ou problema-solução O Objetivo chave busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. Sua descrição deve ser o mais concreta possível. Usualmente se redige utilizando um verbo que descreve uma ação sobre um objeto (produto obtido) e fecha com uma condição acerca da qualidade da intenção em atender o mercado ou clientes. O propósito principal do objetivo chave é descrever o que é necessário alcançar, centrado nos resultados da atividade produtiva baseado na analise funcional da qualificação. A função principal do objetivo-chave é servir de base a partir da qual se desenvolve o mapa funcional da qualificação. É o ponto de partida para a desagregação sucessiva das funções produtivas com as seguintes perguntas: Que é necessário para alcançar o objetivo-chave? Quais são os passos ou etapas neste processo? Quais são as necessidades de nossos vários produtos? Como opera o setor ara obtenção de produtos e prestação de serviços? Alguns exemplos do objetivo chave da analise funcional: “Produzir e comercializar papel de acordo com ass necessidades dos clientes" "Buscar, processar e vender carne vermelha e branca e seus produtos derivados, para satisfazer as necessidades dos clientes" "Construir obras que satisfaçam as necessidades dos clientes, cumprindo as normas e legislação vigentes." "Produzir e processar algodão para o mercado nacional" “Desenvolver serviços de educação profissional baseados em normas de competência“. Por no ponto máquinas e sistemas mecânicos FUNÇÃO 3 Para que fazemos isto?

12 MAPEAMENTO DAS FUNÇÕES
CHECKLIST Descreve efetivamente funções e não tarefas. Não define metas a serem alcançadas nem indicadores. Não se refere a ambientes específicos do setor industrial. Faz referência às atividades do trabalhador e não ao processamento de máquinas. Não utiliza verbos como “entender, conhecer, assimilar” . Utiliza verbos operacionais mensuráveis e cujas ações podem ser observadas. CHECKLIST DE FUNÇÕES Procure descrever efetivamente funções e não produtos ou serviços(tarefas). As funções se expressam em forma de resultados. Exemplo: Manter atualizados os livros de contabilidade segundo as normas da empresa. Fazer o registro contábil dos documentos que originaram no dia de hoje é uma tarefa e não uma função. Não defina metas a serem alcançadas nem indicadores. Exemplo: Manter atualizado o registro de produção da fábrica. Não seria correto: Fazer o registro de 25 peças produzidas por dia. Na medida do possível não se refira a ambientes específicos da empresa. Exemplo: Transportar passageiros, materiais e valores. Seria incorreto: Transportar papel em bobina. Faça referência às atividades do trabalhado e não ao processamento das máquinas. Exemplo: supervidionar e ajustar as operações de pintura dos carros. Seria incorreto: pintar carros. Verbos como “entender, conhecer, assimilar” devem ser evitados. Importante usar verbos operacionais que são mensuráveis e cujas ações podem ser observadas, por exemplo: manter, assegurar, proporcionar, garantir e oferecer. Estabeleça funções sem se preocupar com a ordem e o número de vezes em que são executadas. Informações podem ser dadas em diferentes momentos bem como o registro de dados pode ser efetuado inúmeras vezes por dia.

13 MAPEAMENTO DAS FUNÇÕES
VERBOS INTERPRETAÇÕES: MENOS: aplicar, apontar, classificar, comparar, contrastar, distinguir, enumerar, escrever, exemplificar, listar, marcar, numerar, relacionar, traduzir. MAIS: adquirir, apreciar, aperfeiçoar, aprender, compreender, conhecer, desenvolver, dominar, entender, julgar, melhorar, raciocinar, saber, verificar. VERBOS DE APLICAÇÃO: Planejar, organizar, dirigir, executar, realizar, construir, produzir, recepcionar, conceber, projetar... VERBOS DE FUNÇÃO: Manter, assegurar, responsabilizar, proporcionar, garantir, oferecer FUNÇÕES: As funções são usualmente verbais, sendo preciso escolher um verbo que descreva a ação do trabalhador sem possibilidade de interpretações vagas ou ambíguas. Não se recomenda o uso de verbos passíveis de muitas interpretações quando se relacionam com aprendizagens e desempenhos que deverão ser evidenciados. DOMÍNIO COGNITIVO 1. CONHECIMENTO - Citar, definir, descrever, evocar, listar, mencionar, nomear, reconhecer, rotular, evocar, conceituar, etc.... 2. COMPREENSAO - exemplificar, explicar, interpretar, predizer, traduzir, etc... 3. APLICAÇÃO - aplicar, demonstrar, descobrir3 elaborar, empregar, modificar, relacionar, resolver, usar, etc. 4. ANÁLISE - analisar, classificar, diferenciar, distinguir, dividir, identificar, selecionar, separar, subdividir, etc... 5. SÍNTESE - compor, imaginar, organizar, planejar, produzir, sintetizar, etc... AVALIAÇÃO - avaliar, comparar, concluir, criticar, julgar, justificar, etc,.. DOMÍNIO AFETIVO Aceitar, admirar, ajudar, apreciar, auxiliar, concordar, cooperar, cumprimentar, despertar, elogiar, gostar, interessar-se, participar, permitir, sentir, valorizar, zelar, etc...

14 Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais
COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO É a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador qualificado. Busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. As Unidades de Competência explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance da competência geral. Descrevem o que os profissionais devem ser capazes de fazer nas situações de trabalho na respectiva Unidade de Competência. Permitem julgar como adequado ou não adequado, satisfatório ou não satisfatório o desempenho do profissional com relação ao elemento de competência. COMPETENCIA GERAL: É a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador qualificado. Busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. UNIDADES DE COMPETENCIA: As Unidades de Competência explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance da competência geral. ELEMENTOS DE COMPETENCIA: Descrevem o que os profissionais devem ser capazes de fazer nas situações de trabalho na respectiva Unidade de Competência. PADROES DE DESEMPENHO: Permitem julgar como adequado ou não adequado, satisfatório ou não satisfatório o desempenho do profissional com relação ao elemento de competência.

15 Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais
COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO DESIGNER DE MÓVEIS É a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador qualificado. Expressa globalmente as funções principais que caracterizam a qualificação profissional e as capacidades que permitem exercê-las de modo eficaz no âmbito do trabalho. É responsável pelo desenvolvimento de produtos em produção seriada de móveis, conforme a cultura organizacional, sendo suas funções principais a análise de mercado, criação, industrialização e distribuição do produto. COMPETENCIA GERAL: É a síntese do essencial a ser realizado pelo trabalhador qualificado. Busca descrever a razão de ser da atividade produtiva. UNIDADES DE COMPETENCIA: As Unidades de Competência explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance da competência geral. ELEMENTOS DE COMPETENCIA: Descrevem o que os profissionais devem ser capazes de fazer nas situações de trabalho na respectiva Unidade de Competência. PADROES DE DESEMPENHO: Permitem julgar como adequado ou não adequado, satisfatório ou não satisfatório o desempenho do profissional com relação ao elemento de competência.

16 Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais
COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO DESIGNER DE MÓVEIS Representar um objetivo produtivo — produtos acabados (bens e serviços). Explicitar claramente a função ou produto a ser realizado pelo trabalhador. Possuir grau de concretude suficiente para que seja avaliada. Evitar que as funções sobreponham-se umas as outras; Englobar os Elementos de Competência Identificar informações do mercado relevantes para subsidiar a definição dos produtos da empresa. Conceber, representar e projetar móveis ergonômica, técnica e economicamente viáveis. Assessorar o processo de produção de móveis. Acompanhar a introdução dos produtos no mercado. Definição: As Unidades de Competência explicitam as grandes funções que constituem o desempenho profissional, contribuindo para o alcance da competência geral. Cada Unidade de Competência representa uma parte significativa e fundamental da competência geral e reflete grandes etapas do processo de trabalho ou técnicas fundamentais, dando lugar a produtos acabados (bens e serviços). Como estabelecer as Unidades de Competência: As Unidades de Competência são obtidas pela desagregação da Competência Geral. São estabelecidas tantas Unidades de Competência quantas funções existam com consistência própria (partes significativas do trabalho). Deve-se evitar que as funções sobreponham-se umas às outras, o que significa dizer que as Unidades de Competência do Perfil Profissional devem ser excludentes. Requisitos de uma Unidade de Competência Representar um objetivo produtivo — função ou produto — significativo no campo profissional e claramente identificável. Ser denominada de forma concisa, explicitando claramente a função ou produto a ser realizado pelo trabalhador. Deve-se utilizar preferencialmente verbos de ação no infinitivo. Englobar os Elementos de Competência requeridos para um desempenho profissional eficaz. Possuir grau de concretude suficiente para que seja avaliada. Permitir a definição de uma formação associada. A abrangência da Unidade de Competência geralmente está relacionada diretamente com a amplitude e o nível da qualificação profissional. Assim, as qualificações de nível mais elevado são, obviamente, mais amplas, e provavelmente suas Unidades de Competência são em maior número, englobando um rol maior de Elementos de Competência.. Caso sejam inseridas novas Unidades de Competências, são estabelecidas listas de tarefas ou atividades, de acordo com algum dos seguintes critérios adicionais: ·         Fases do processo de trabalho dentro da Unidade; ·         Aplicação de métodos, procedimentos ou técnicas concretas; ·         Obtenção de subprodutos ou resultados parciais. De cada lista de tarefas pode-se, em geral, derivar um ou mais Elementos de Competência, que devem expressar o que faz o trabalhador, como faz e para que o faz, e integrar as competências profissionais diretamente relacionadas (técnicas e de gestão).

17 Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais
COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO DESIGNER DE MÓVEIS Ser aplicável a distintas situações de trabalho em processos similares. Ser relevante no interior do processo produtivo e cumprido integralmente pelo trabalhador. Ser suficientemente concreto para ser avaliado segundo critérios objetivos. Mobilizar capacidades profissionais. Redigir no seguinte esquema: verbo de ação + complemento + contextualização. Conceber, representar e projetar móveis ergonômica, técnica e economicamente viáveis. Criar produtos corretos Representar e projetar produtos bidimensionalmente e tridimensionalmente Conceito: Descrevem o que os profissionais devem ser capazes de fazer nas situações de trabalho na respectiva Unidade de Competência. Requisitos dos Elementos de Competências: Ser aplicável a distintas situações de trabalho em processos similares (uma vez que os Elementos não são atividades ou tarefas atomizadas). Ser relevante no interior do processo produtivo e cumprido integralmente pelo trabalhador. Ser suficientemente concreto para ser avaliado segundo critérios objetivos. Mobilizar capacidades profissionais. Redação dos Elementos de Competência Na redação dos Elementos de Competência, deve-se utilizar uma linguagem clara e precisa. A fim de assegurar consistência na estrutura da Unidade de Competência, é conveniente que a redação siga o seguinte esquema: verbo de ação (infinitivo) + complemento (objeto direto) + contextualização. Deve-se atentar para o fato de que um Elemento de Competência isolado pode não ter significado no mercado de trabalho.

18 Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais
COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO DESIGNER DE MÓVEIS Criar produtos corretos São referenciais que especificam a qualidade do desempenho em cada elemento de competência, pode referir-se aos seguintes aspectos: Utilização adequada dos materiais ... Aplicação correta de processos ... Seleção e utilização adequada da informação. Adequada mobilização das capacidades profissionais . Utilizando técnicas de criatividade. Obedecendo a normalização vigente. Empregando matérias primas e acessórios .... Utilizando princípios de desmontabilidade dos moveis. PADROES DE DESEMPENHO São referenciais que especificam a qualidade do desempenho em cada elemento de competência. Permitem julgar como adequado ou não adequado, satisfatório ou não satisfatório o desempenho do profissional com relação ao elemento de competência. Padrões de Desempenho: Os Padrões de Desempenho são a resposta do Comitê Técnico Setorial à seguinte pergunta: “Como saber se uma pessoa é capaz de alcançar satisfatoriamente o resultado descrito em um Elemento de Competência?” O Padrão de Desempenho pode referir-se aos seguintes aspectos: · Utilização adequada dos meios de produção, materiais e produtos intermediários. · Aplicação correta de processos, métodos e procedimentos. · Correta obtenção dos principais resultados do trabalho. · Seleção e utilização adequada da informação (natureza, tipo e suportes). · Adequada mobilização das capacidades profissionais (técnicas, organizativas, sociais e metodológicas). A fim de assegurar consistência na estrutura da Unidade de Competência, sugere-se redigir os Padrões de Desempenho utilizando-se o verbo no gerúndio.

19 UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA
Subfase 1 – Identificação das Competências Profissionais DESIGNER DE MÓVEIS COMPETÊNCIA GERAL UNIDADES DE COMPETÊNCIA ELEMENTOS DE COMPETÊNCIA PADRÕES DE DESEMPENHO É responsável pelo desenvolvimento de produtos em produção seriada de móveis, conforme a cultura organizacional, sendo suas funções principais a análise de mercado, criação, industrialização e distribuição do produto. Conceber, representar e projetar móveis ergonômica, técnica e economicamente viáveis. Criar produtos corretos Utilizando técnicas de criatividade. Obedecendo a normalização vigente. Empregando matérias primas e acessórios .... Utilizando princípios de desmontabilida-de dos moveis. PADROES DE DESEMPENHO São referenciais que especificam a qualidade do desempenho em cada elemento de competência. Permitem julgar como adequado ou não adequado, satisfatório ou não satisfatório o desempenho do profissional com relação ao elemento de competência. Padrões de Desempenho: Os Padrões de Desempenho são a resposta do Comitê Técnico Setorial à seguinte pergunta: “Como saber se uma pessoa é capaz de alcançar satisfatoriamente o resultado descrito em um Elemento de Competência?” O Padrão de Desempenho pode referir-se aos seguintes aspectos: · Utilização adequada dos meios de produção, materiais e produtos intermediários. · Aplicação correta de processos, métodos e procedimentos. · Correta obtenção dos principais resultados do trabalho. · Seleção e utilização adequada da informação (natureza, tipo e suportes). · Adequada mobilização das capacidades profissionais (técnicas, organizativas, sociais e metodológicas). A fim de assegurar consistência na estrutura da Unidade de Competência, sugere-se redigir os Padrões de Desempenho utilizando-se o verbo no gerúndio.

20 Subfase 2 – Estabelecimento do Contexto de Trabalho da Qualificação
Meios Métodos e técnicas de trabalho Condições de trabalho Posição no processo produtivo Evolução da Qualificação Educação Profissional relacionada à Qualificação Conjunto de informações de natureza técnica, organizacional e sócio-profissional característico da Qualificação, que contextualiza e situa o âmbito da atuação da pessoa qualificada. Contexto de Trabalho da Qualificação Profissional: Conjunto de informações de natureza técnica , organizacional e sócio-profissional característico da Qualificação, que contextualiza e situa o âmbito da atuação da pessoa qualificada. Nele devem estar listados os aspectos que fazem referência a meios, métodos, técnicas, condições e ambiente de trabalho, localização funcional, requisitos pessoais, tendências de evolução e possíveis saídas para o mercado de trabalho. Meios Equipamentos e máquinas; Ferramentas e instrumentos; Materiais de utilização habitual; Meios de produção ou tratamento da informação; Métodos e técnicas de trabalho: Métodos, processos, técnicas ou procedimentos de trabalho específicos, necessários à obtenção do produto. Condições de trabalho São as características dos lugares onde é desenvolvida a atividade profissional. Condições ambientais; Turnos e horários; Riscos profissionais; Outras. Posição no processo produtivo - Contexto profissional (setor, atividade econômica, tipos de empresas em que se situa a qualificação); - Contexto funcional e tecnológico (localização funcional característica na estrutura organizacional da empresa, grau de responsabilidade e autonomia, dependência hierárquica); - Saídas para o mercado de trabalho (modalidades de trabalho mais relevantes e mobilidade profissional possível para o trabalhador exercer sua atividade). Evolução da Qualificação - Mudanças nos fatores tecnológicos, organizacionais e econômicos; - Mudanças nas atividades profissionais; - Mudanças na educação profissional. Educação Profissional relacionada à qualificação - Oferta formativa para aquisição das Competências Profissionais requeridas pela Qualificação.

21 Subfase 3 – Configuração do Perfil Profissional
O Perfil Profissional é composto das Competências Profissionais e do Contexto de Trabalho da Qualificação. Este perfil é o referencial para a elaboração do desenho curricular da formação associada à qualificação profissional e para o estabelecimento do sistema de avaliação das competências profissionais requeridas. Configuração do Perfil Profissional: É a estrutura interna que configura o Perfil Profissional, sendo integrada pelas competências profissionais e pelo contexto de trabalho da Qualificação. Este perfil é o referencial para a elaboração do desenho curricular da formação associada à qualificação profissional e para o estabelecimento do sistema de avaliação das competências profissionais requeridas. É importante que o Comitê Técnico Setorial forneça algumas indicações sobre os conhecimentos que as Unidades de Competência demandam, pois servirá de subsídios para a elaboração do desenho curricular.

22 Subfase 4 – Identificação das Unidades de Qualificação
Uma vez estabelecido o Perfil Profissional, são analisadas as Unidades de Competência, com o objetivo de detectar aquelas que, isoladamente ou agrupadas com outras, constituam uma terminalidade. Isso significa que o agregado parcial de competências é reconhecido pelo mercado como o mínimo para o desempenho de uma atividade profissional. Esse agregado de competências é denominado Unidade de Qualificação. Requisitos de uma Unidade de Qualificação: Ter ao menos uma Unidade de Competência do Perfil de referência; Ter valor no mercado de trabalho (ser passível de ser demandada e ofertada isoladamente ou em conjunto com outras Unidades de Qualificação); Poder ser avaliada e certificada de forma isolada, e aproveitada para a obtenção de uma qualificação profissional completa, ou ainda de qualificação profissional intermediária da formação do técnico; Ter possibilidade de aproveitamento em formação profissional associada. As Unidades de Qualificação aparecem com mais freqüência nos Perfis Profissionais correspondentes a qualificações mais amplas e de nível mais elevado. Pode acontecer que de uma qualificação profissional, geralmente de nível básico, não derive nenhuma Unidade de Qualificação.

23 Subfase 4 – Identificação das Unidades de Qualificação
UQ1: CRIAÇÃO UQ2: CRIAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO UQ3: CRIAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO. UQ4: CRIAÇÃO, INDUSTRILIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E ANÁLISE Desenhista Técnico de Móveis Desenhista Prototipista de Móveis Projetista Industrial de Móveis Requisitos de uma Unidade de Qualificação: Ter ao menos uma Unidade de Competência do Perfil de referência; Ter valor no mercado de trabalho (ser passível de ser demandada e ofertada isoladamente ou em conjunto com outras Unidades de Qualificação); Poder ser avaliada e certificada de forma isolada, e aproveitada para a obtenção de uma qualificação profissional completa, ou ainda de qualificação profissional intermediária da formação do técnico; Ter possibilidade de aproveitamento em formação profissional associada. As Unidades de Qualificação aparecem com mais freqüência nos Perfis Profissionais correspondentes a qualificações mais amplas e de nível mais elevado. Pode acontecer que de uma qualificação profissional, geralmente de nível básico, não derive nenhuma Unidade de Qualificação. DESIGNER DE MÓVEIS

24 Produto Final – Perfil Profissional da Qualificação
O Perfil Profissional da Qualificação, devidamente estruturado pelo Comitê Técnico Setorial, é o produto final dessa fase, constituindo-se no fundamento para a elaboração do desenho curricular e dos instrumentos de avaliação baseados em competências. Estrutura inicial da Qualificação:

25 SENAI-RS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA UNIDADE ESTRATÉGICA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL Fone: 0XX /8835/8838

26 GLOSSÁRIO

27 GLOSSÁRIO QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Conjunto estruturado de competências profissionais com reconhecimento no mercado de trabalho, que podem ser adquiridas mediante formação, experiência profissional ou combinação de ambas.

28 GLOSSÁRIO CARACTERÍSTICAS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
a) Ser uma síntese extraída do sistema produtivo e do mercado de trabalho; b) Ser nomeada por meio de linguagem clara; c) Ser definida em termos de competências profissionais ; d) Possuir um campo profissional de referência suficientemente amplo; e) Guardar equilíbrio entre polivalência e especialização; f) Ser suscetível de orientar um processo formativo; g) Possibilitar certificação.

29 GLOSSÁRIO PERFIL PROFISSIONAL
É a descrição, em termos “ideais”, do que é necessário saber realizar no campo profissional correspondente à Qualificação. É o marco de referência, o ideal para o desenvolvimento profissional, o qual, contrastado com o desempenho real dos trabalhadores, permite discriminar se são ou não competentes para atuar em seu âmbito de trabalho. É constituído pelas competências profissionais e pelo contexto de trabalho da Qualificação.

30 GLOSSÁRIO COMPETÊNCIA PROFISSIONAL (1/2)
Mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho.

31 GLOSSÁRIO Competências Específicas Competências de Gestão Sociais
DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA PROFISSIONAL (2/2) Competências de Gestão Competências Básicas Competências Específicas Sociais Organizativas Metodológicas Técnicas comunicação verbal e escrita leitura e compreensão de textos raciocínio lógico-matemático Capacidades Metodológicas Capacidades que permitem responder a situações novas e imprevistas que se apresentem no trabalho, com relação a procedimentos, seqüências, equipamentos e produtos, encontrar soluções apropriadas e tomar decisões autonomamente. Capacidades Organizativas Capacidades de coordenar as diversas atividades, participar na organização do ambiente de trabalho e administrar racional e conjuntamente os aspectos técnicos, sociais e econômicos implicados, bem como utilizar de forma adequada e segura os recursos materiais e humanos à disposição. Capacidades Profissionais Conjunto de capacidades técnicas, organizativas, sociais e metodológicas, as quais, ao lado das competências básicas, constituem as competências exigidas em determinada Qualificação Profissional. Capacidades Sociais Capacidades que permitem responder a relações e procedimentos estabelecidos na organização do trabalho, e integrar-se com eficácia, em nível horizontal e vertical, cooperando com outros profissionais de forma comunicativa e construtiva. Capacidades Técnicas Estão relacionadas com o saber e o saber fazer próprios de uma qualificação profissional. Capacidades que permitem operar eficientemente os objetos e variáveis que interferem diretamente na criação do produto. Implicam o domínio dos conteúdos do âmbito do trabalho e a posse de conhecimentos e habilidades necessários em sua atividade.

32 GLOSSÁRIO CONTEXTO DE TRABALHO MEIOS: - Equipamentos e máquinas;
- Ferramentas e instrumentos; - Materiais de utilização habitual; - Meios de produção ou tratamento da informação. MÉTODOS E TÉCNICAS: Métodos, processos, técnicas ou procedimentos de trabalho específicos, necessários à obtenção do produto.

33 GLOSSÁRIO FUNÇÃO EXEMPLOS:
Conjunto de atividades de produção, dirigidas para a obtenção de um mesmo objetivo (produto final ou intermediário) que seja significativo com relação ao objetivo-chave do campo profissional. É um resultado geral que engloba várias tarefas. As funções são usualmente verbais, sendo preciso escolher um verbo que descreva a ação do trabalhador sem possibilidade de interpretações vagas ou ambíguas. Não se recomenda o uso de verbos Passíveis de muitas interpretações quando se relacionam desempenhos que deverão ser evidenciados. EXEMPLOS: Manter atualizados os livros de contabilidade segundo as normas da empresa. Manter atualizado o registro de produção da fábrica. Transportar passageiros, materiais e valores. Supervisionar e ajustar as operações de pintura dos carros. CHECKLIST DE FUNÇÕES Procure descrever efetivamente funções e não produtos ou serviços(tarefas). As funções se expressam em forma de resultados. Exemplo: Manter atualizados os livros de contabilidade segundo as normas da empresa. Fazer o registro contábil dos documentos que originaram no dia de hoje é uma tarefa e não uma função. Não defina metas a serem alcançadas nem indicadores. Exemplo: Manter atualizado o registro de produção da fábrica. Não seria correto: Fazer o registro de 25 peças produzidas por dia. Na medida do possível não se refira a ambientes específicos da empresa. Exemplo: Transportar passageiros, materiais e valores. Seria incorreto: Transportar papel em bobina. Faça referência às atividades do trabalhado e não ao processamento das máquinas. Exemplo: supervidionar e ajustar as operações de pintura dos carros. Seria incorreto: pintar carros. Verbos como “entender, conhecer, assimilar” devem ser evitados. Importante usar verbos operacionais que são mensuráveis e cujas ações podem ser observadas, por exemplo: manter, assegurar, proporcionar, garantir e oferecer. Estabeleça funções sem se preocupar com a ordem e o número de vezes em que são executadas. Informações podem ser dadas em diferentes momentos bem como o registro de dados pode ser efetuado inúmeras vezes por dia. INTERPRETAÇÕES DOS VERBOS: MENOS POSSIBILIDADES: aplicar, apontar, classificar, comparar, contrastar, distinguir, enumerar, escrever, exemplificar, listar, marcar, numerar, relacionar, traduzir. MAIS POSSIBILIDADES: adquirir, apreciar, aperfeiçoar, aprender, compreender, conhecer, desenvolver, dominar, entender, julgar, melhorar, raciocinar, saber, verificar. VERBOS DE APLICAÇÃO: Planejar, organizar, dirigir, executar, realizar, construir, produzir, recepcionar, conceber, projetar... VERBOS DE FUNÇÃO: Manter, assegurar, responsabilizar, proporcionar, garantir, oferecer

34 GLOSSÁRIO TAREFA Unidade de trabalho que requer uma seqüência de operações manuais e/ou intelectuais, possuindo um principio e um fim em si mesma. Requer, para sua realização, conhecimentos específicos, habilidades e atitudes e a utilização de instrumentos ou equipamentos adequados. É um resultado concreto para realizar a função. FUNÇÃO: Soldar componentes e partes eletro eletrônicas. TAREFA: Colocar estanho nas pontas dos cabos.

35 GLOSSÁRIO ATIVIDADE Qualquer ação ou trabalho específico realizado para obtenção de um produto (bem ou serviço).

36 GLOSSÁRIO GRUPOS DE TRABALHO Berenice Tiana Ferrigo Eduardo Cardoso
Renato Luçara Ransolin Teixeira Lúcia Lugon Janecir Eduardo Diógenes Jairo José Antonio Jane Luis Carlos Vera Armando Edson


Carregar ppt "METODOLOGIA DE ELABORAÇÃO DE PERFIS PROFISSIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google