A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli 1."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli 1

2 CRASE (T EMA 1)

3 Em sentido amplo: fusão de duas vogais iguais na diacronia: pedem > pede > pee > pé na sincronia: coordenar > cordenar quanta alegria > quantalegria CRASE = FUSÃO; MISTURA Em sentido estrito (marcado com o acento grave) aà preposição a + artigo a (visita à praia) aà + pronome aquele (superior àquele) aà + demonstrativo a (voz igual à do irmão)

4 a Crase da preposição a + artigo a Regra geral duas condições para a crase: que a palavra regente exija a preposição a a que a palavra regida seja compatível com o artigo a

5 Teste da preposição a o o com masculino = ausência da preposição o ao com masculino ø aø com masculino = presença da preposição a o Aderiu ao movimento. ø Traje a ø rigor. Observou ø o movimento. Observou ø a rua.

6 Teste da preposição a o ao com masculino = preposição + artigo Aderiu a o movimento. Aderiu a a causa. (se for compatível) ø aø com masculino = preposição sem artigo Mortor aø álcool. Mortor aø gasolina.

7 Teste do artigo ø Brasília é bela. Voltou aø Brasília. P ALAVRA + É BELA A Espanha é bela. Voltou à (a + a) Espanha.

8 Corolários da regra geral N UNCA OCORRE CRASE ANTES DE MASCULINO Avião a jato. VERBO Estou disposto a negociar. PRONOMES DE TRATAMENTO *Oponho-me a V. Exa. *EXCEÇÃO: antes de senhora, senhorita e dona Oponho-me à senhora.

9 Corolários da regra geral N UNCA OCORRE CRASE ANTES DE PRONOMES INDEFINIDOS Isso não interessa a ninguém. PRONOMES EM GERAL *Isso é comum a muita gente. Mostrou-se a essa gente. NOMES DE CIDADES NÃO ACOMPANHADOS DE DETERMINANTE Voltou a Roma. Voltou à Roma dos clássicos. *H Á PRONOMES COMPATÍVEIS COM ARTIGO. E X.: A mesma hipótese é provável.

10 Corolários da regra geral N UNCA OCORRE CRASE ANTES DE A ( SEM MARCA DE PLURAL ) ANTES DE FEMININO PLURAL Palestra a jovens senhoras. A ENTRE PALAVRAS REPETIDAS Ficamos frente a frente.

11 Sempre ocorre crase NA INDICAÇÃO DO NÚMERO DAS HORASChegou às dez horas. COM A EXPRESSÃO À MODA DE (mesmo oculta a expressão moda de) Estilo à Baudelaire. COM AS EXPRESSÕES ADVERBIAIS FEMININAS* Estava à procura do filho. *E XCETO SE INICIADAS POR PRONOME INDEFINIDO A certa altura gritou com o delegado.

12 Crase optativa A NTES DE NOME PRÓPRIO DE PESSOA FEMININO Homenagem a/à Fernanda Montenegro. A NTES DE POSSESSIVO FEMININO Estamos a/à sua disposição.

13 Crase entre preposição a + aquele (s, a, as, aquilo) Assistiu àquele filme Crase antes do demonstrativo a Meu palpite foi igual a o de todos. A RTIFÍCIO Minha opinião foi igual a a de todos.

14 Expressões de tempo: há / a Há alguns anos ocorreu uma epidemia. Daqui a alguns anos estaremos sem dívidas.


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google