A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA Cursista: Ângela Maria Santin Santos Tutora: Juliana Votto Cruz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA Cursista: Ângela Maria Santin Santos Tutora: Juliana Votto Cruz."— Transcrição da apresentação:

1 INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA Cursista: Ângela Maria Santin Santos Tutora: Juliana Votto Cruz

2 Justificativa A Escola Básica Municipal Professor Laury Luiz Deon, de Abelardo Luz, SC, atende cerca de 280 alunos na faixa etária de 10 a 17 anos regularmente matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental (5ª à 8ª séries). No geral, são alunos que não gostam muito de ler, preferindo jogos de computador, rpgs, celulares, mp3, entre outras tecnologias atuais.

3 Estimular a leitura dos estudantes é uma missão que requer criatividade e entretenimento por parte dos professores. Atualmente, com o mundo das tecnologias e principalmente o uso contínuo da internet, a missão do professor torna-se ainda mais árdua e exige que o educador esteja sempre atualizado e com idéias capazes de estimular ainda mais a leitura dentro da sala de aula. Sexta, 14 de março de Atualizada as 05:34 h

4 experiências recentes comprovam esta afirmação mostrando que nem 3% das pessoas adquirem o gosto pela leitura depois dos quatorze anos. (DINORAH, 2002, p. 12). É preciso conquistar estes leitores, atacando com ferramentas tecnológicas modernas também.

5 Mídias e tecnologias integradas Televisão e vídeo; como recurso para assistir ao filme A Moreninha e como mídia para produzir filmagem de clips; Informática; como recurso para pesquisa dos vídeos de modelos de livroclips; como mídia para postagem dos vídeos produzidos; Impressa; como recurso com o livro lido (A Moreninha) e como mídia na produção de HQs com enfoque diferenciador de linguagem arcaica e moderna que serão transformadas em fichas de leitura; Rádio, como recurso de pesquisa dos fundo-musicais;

6 Objetivos OBJETIVO GERAL Oportunizar ao aluno situações que contribuam para a formação do gosto pela leitura, conhecimento da literatura clássica nacional e desenvolvimento da expressão oral, escrita e audiovisual;

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS –Produzir textos audiovisuais, a partir do clássico da literatura nacional A Moreninha com fins de despertar o gosto pela leitura em outros adolescentes; –Construir HQ a partir do audiovisual, enfocando as variações lingüísticas em detrimento das diferentes épocas; –Criar roteiro para vídeo clip do livro A Moreninha, envolvendo musica, filmagem e trechos escritos; –Postar o clip montado na web; –Divulgar as HQs como ficha de leitura na biblioteca para o aprimoramento do gosto pela leitura;

8 CONTEÚDOS ENVOLVIDOS Língua portuguesa Leitura de texto áudio-visual e de mundo, dramatizadora; Interpretação por questionário, por comentário, por imagens (verbal - oral, escrita e não-verbal –visual) Oralidade conversas, comentários, troca de idéias, representação dramática; Produção textual de HQs, roteiro para audiovisual e audiovisual; Análise lingüística: gêneros de discurso, variedades lingüísticas, linguagem coloquial e culta, antiga e moderna, ortografia, acentuação, pontuação, caracterização de personagens e uso de balões. Artes História em quadrinhos; Dramatização; Delimitação de cenários e figurinos adequados à época do texto representado; Produção de roteiro para filmagem;

9 ATIVIDADES PROGRAMADAS 1ª semana - 27 a 31 de outubro de 2008 Assistir ao filme A Moreninha; Interpretação escrita; para enfatizar as diferenças de época no sentido social e de fala, bem como para se perceber o porquê do modo de construção do filme; Produção de História em Quadrinhos; (ARTES) 2ª semana - 03 a 07 de novembro de 2008 Produção de História em Quadrinhos; (ARTES) 3ª semana - 10 a 14 de novembro de 2008 Montagem de grupos para filmagem; Estudo da estrutura dos roteiros; Escolha, pelos grupos, de pequenos trechos do livro para encenar e filmar; Cada grupo elabora um roteiro para sua filmagem; Escolha da trilha sonora; 4ª semana - 17 a 21 de novembro de 2008 Construção de cenários e figurinos; (ARTES) Filmagem; 5ª semana - 24 a 28 de novembro de 2008 Edição das imagens; Avaliação do projeto pelos alunos; Postagem na internet;

10 Recursos RECURSOS HUMANOS Professora de língua Portuguesa e Artes; Alunos da 8ª série vespertino; Auxílio na edição das imagens Jean Paulo Pereira dos Santos (meu cônjuge) RECURSOS MATERIAIS Televisão e vídeo; Material impresso – atividades; Material didático; Roupas e maquiagem; Cartazes e cenários; Computador com gravador de dvd; Softwares específicos para edição de imagens; Filmadora e máquina fotográfica digital; Rádio e cds; RECURSOS DE SOFTWARE Programa de auxilio para baixar os vídeos do you tube para dvd: VDwnloader Programa para edição final dos vídeos: Windows Movie Maker

11 Resultados O projeto foi feito com a turma da 8ª série vespertina, em cinco semanas, ou seja, foram disponibilizadas cerca de 20 aulas de Língua Portuguesa e 10 de Artes. Por ser algo muito diferente do normal, os alunos expressaram sua insegurança, segundo eles, não é difícil, mas a timidez e a vergonha eram grandes. A partir das filmagens foram configurados os clips e avaliado o projeto pelos alunos, discutindo com eles a viabilidade de se produzir material deste estilo para a escola. Concomitantemente a isto, plastificaram-se as HQs para deixá-las na biblioteca para consulta. Por tudo isso, compreende-se que este projeto foi de muita importância, tanto como bagagem de conhecimento para profissionalização, como uma forma de fazer algo realmente necessário à escola, não só pelo fato de utilizar mídias, mas pela auto-estima proporcionada aos alunos-atores e ainda, pelo fato de proporcionar grande realização profissional, pois quando o aluno gosta de ler, ele realmente aprende mais fácil.

12 Referencial teórico AMARAL, Mara Cristina. A arte de contar histórias. Revista do professor. Porto Alegre: RS. (jan/mar) BELLENGER, L. Os métodos de leitura. R.J.:Zahar Editores Tradução de Dora Flaksman. CAGLIARI, Luis Carlos Alfabetização e lingüística. São Paulo : Scipione, DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: L&PM, FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo :Cortez, PLATÃO, Francisco Savioli & FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 2 ed. São Paulo: Ática, 1997 SAVIANI, Dermeval. O Trabalho como Princípio Educativo Frente às Novas Tecnologias. In: FERRETTI, C. J. et al (Org.) Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

13 linguagem coloquial atual – Mateus da Silva

14 linguagem culta – Aline Martins

15 roteiro

16 Avaliação dos alunos


Carregar ppt "INTEGRANDO MÍDIAS NO INCENTIVO À LEITURA Cursista: Ângela Maria Santin Santos Tutora: Juliana Votto Cruz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google