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Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas II Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas.

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Apresentação em tema: "Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas II Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas II Reunião de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Ciências Biológicas II - Apresentação do Fórum Permanente de Pós- Graduação em Farmacologia da SBFTE - Alguns dados consolidados da Pós-Graduação em Farmacologia - Apresentação do Fórum Permanente de Pós- Graduação em Farmacologia da SBFTE - Alguns dados consolidados da Pós-Graduação em Farmacologia Brasília, Maio de 2006

2 -Coleta e criação de um banco de dados que possa representar a situação, evolução e perspectivas da Pós- Graduação em Farmacologia; -Acompanhamento de políticas nacionais e construção de metas e desafios que avancem e aumentem a competência nacional e produção intelectual de Programas de Pós- Graduação em Farmacologia. - Fundamentação de parâmetros específicos de avaliação e indicadores para a área que possam servir como subsídio para a definição de políticas de consolidação e desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação em Farmacologia. -Coleta e criação de um banco de dados que possa representar a situação, evolução e perspectivas da Pós- Graduação em Farmacologia; -Acompanhamento de políticas nacionais e construção de metas e desafios que avancem e aumentem a competência nacional e produção intelectual de Programas de Pós- Graduação em Farmacologia. - Fundamentação de parâmetros específicos de avaliação e indicadores para a área que possam servir como subsídio para a definição de políticas de consolidação e desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação em Farmacologia. Alguns dos objetivos apontados para o FPPGF

3 -Fundamentação de indicadores, parâmetros, perfis e outras orientações que sirvam de instrumento para ampliação e maior inserção dos Programas de Pós- Graduação em Farmacologia em políticas com agências de fomento nacionais e políticas industriais priorizando fármacos e medicamentos. -Estabelecimento de canais, parcerias e documentos que viabilizem a atuação da SBFTE e das Coordenadorias de Programas de Pós-Graduação em ações políticas junto a agências de fomento nacional e de outras instituições públicas e privadas. - Criação e manutenção de um espaço, no sítio da SBFTE, para divulgação dos bancos de dados e documentos construídos pelas atividades deste Forum. -Fundamentação de indicadores, parâmetros, perfis e outras orientações que sirvam de instrumento para ampliação e maior inserção dos Programas de Pós- Graduação em Farmacologia em políticas com agências de fomento nacionais e políticas industriais priorizando fármacos e medicamentos. -Estabelecimento de canais, parcerias e documentos que viabilizem a atuação da SBFTE e das Coordenadorias de Programas de Pós-Graduação em ações políticas junto a agências de fomento nacional e de outras instituições públicas e privadas. - Criação e manutenção de um espaço, no sítio da SBFTE, para divulgação dos bancos de dados e documentos construídos pelas atividades deste Forum. Alguns dos objetivos apontados para o FPPGF

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5 Instituição Coordenadores/Vice Coordenadores ProgramasUFCE Maria Elisabete A. de Moraes Programa de Farmacologia/Farmacologia Clínica Faculdade de Medicina UFPR Roberto Andreatini Helena C. Silva de Assis Programa de Pós-Graduação em Farmacologia UFRJ Roberto Takashi Sudo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental) UFSC Jamil Assreuy Antonio de Pádua Cardobrez Programa de Pós-Graduação em Farmacologia UNESP-Botucatu André Pupo Sandra Cordelini Programa de Pós-Graduação em Farmacologia UNICAMP Edson Antunes Programa de Pós-Graduação em Farmacologia UNIFESP Catarina Segreti Porto Eduardo Colombari Programa de Pós-Graduação em Farmacologia USP Marcelo Muscara Wothan Tavares de Lima Programa de Pós-Graduação em Farmacologia USP-RP Francisco S. Guimarães Fernando Morgan A Correia Programa de Pós-Graduação em Farmacologia UFMT Francisco J. Dutra Souto (responsável de área: Domingos Tabajara de Oliveira Martins) Programa de Pós-Graduação em Medicina Área de Concentração: Farmacologia UFMG Marcus Vinícius Gomez Luis Armando de Marco Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Farmacologia Bioquímica e Molecular UFMG Adelina M. Reis Igor D. G. Duarte Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia

6 Deliberações -Primeira Reunião (2/8/2005) -Criação do Fórum -Sugestões -Segunda Reunião (Congresso FESBE/SBFTE) -Elaboração de banco de dados usando como modelo inicial o DataCapes 2004 Montagem de Tabela com principais indicadores quantitativos e qualitativos Pedido de CBII de dados adicionais Deliberações -Primeira Reunião (2/8/2005) -Criação do Fórum -Sugestões -Segunda Reunião (Congresso FESBE/SBFTE) -Elaboração de banco de dados usando como modelo inicial o DataCapes 2004 Montagem de Tabela com principais indicadores quantitativos e qualitativos Pedido de CBII de dados adicionais

7 Número de Programas: 13 (9D) Distribuição Nacional: Sudeste : 8 Sul : 3 Nordeste: 1 Centro-Oeste: 1 (área de concentração) Total de Docentes: (Dados de 9 Programas) 141 total 119 Programas M/D Média Docente por Programa: 15,6 Percentual de PI: 68% Percentual de PP: 11% Conclusões: - Concentração SE - ~ 80% permanentes Número de Programas: 13 (9D) Distribuição Nacional: Sudeste : 8 Sul : 3 Nordeste: 1 Centro-Oeste: 1 (área de concentração) Total de Docentes: (Dados de 9 Programas) 141 total 119 Programas M/D Média Docente por Programa: 15,6 Percentual de PI: 68% Percentual de PP: 11% Conclusões: - Concentração SE - ~ 80% permanentes Programas de Farmacologia

8 Quadro Docente Conclusões: - Programas de tamanho médio e homogêneos - ~ 80% permanentes Conclusões: - Programas de tamanho médio e homogêneos - ~ 80% permanentes

9 Produção Docente Conclusões: - Docentes autores ~85% do total de Docentes - Espaço para aumentar produção (restantes 15%) Conclusões: - Docentes autores ~85% do total de Docentes - Espaço para aumentar produção (restantes 15%)

10 Qualificação da Produção Conclusões: - Publicações/docente: 2,45/docente - Permanentes: ~90% da publicação Conclusões: - Publicações/docente: 2,45/docente - Permanentes: ~90% da publicação

11 Fator de Impacto Conclusões: - Média de IF/publicação: 2,91 - Média de IF/docente: 9,14 Conclusões: - Média de IF/publicação: 2,91 - Média de IF/docente: 9,14

12 Alunos de Mestrado: 242 Alunos de Doutorado: 199 Total: 441 Média de Alunos por Programa: 27 M / 28 D Média de Alunos por Docente: 1,72 M e 1,67 D Bolsistas Capes: 148 Bolsistas CNPq: 97 Bolsistas Outras Agências: 107 Total de Bolsistas: 352 Percentual de Bolsistas: 80% Conclusões: - Aumento de bolsas - Aumento da relação orientador/orientado Alunos de Mestrado: 242 Alunos de Doutorado: 199 Total: 441 Média de Alunos por Programa: 27 M / 28 D Média de Alunos por Docente: 1,72 M e 1,67 D Bolsistas Capes: 148 Bolsistas CNPq: 97 Bolsistas Outras Agências: 107 Total de Bolsistas: 352 Percentual de Bolsistas: 80% Conclusões: - Aumento de bolsas - Aumento da relação orientador/orientado Composição do Alunado dos Programas de Farmacologia

13 Dissertações de Mestrado: 88 Total de Alunos M: 242 Índice de Saída: 36% (TMT = 25 meses) Teses de Doutorado: 54 Total de Alunos D: 199 Índice de saída: 27% (TMT = 46,5 meses) Publicações QA + QB com Discentes: 235 Publicações QA + QB totais: 345 Publicações com discentes: 68% Publicações com discentes/ (M + D) = 1,66 Conclusões: - TMTs adequados - Aumento da publicação com discentes - Aumento do número de publicações por Tese Dissertações de Mestrado: 88 Total de Alunos M: 242 Índice de Saída: 36% (TMT = 25 meses) Teses de Doutorado: 54 Total de Alunos D: 199 Índice de saída: 27% (TMT = 46,5 meses) Publicações QA + QB com Discentes: 235 Publicações QA + QB totais: 345 Publicações com discentes: 68% Publicações com discentes/ (M + D) = 1,66 Conclusões: - TMTs adequados - Aumento da publicação com discentes - Aumento do número de publicações por Tese Avaliação de Produção do Programa

14 Docentes-Pesquisadores: ~70% Pós-Doutorandos: ~30% Docentes-Pesquisadores: ~70% Pós-Doutorandos: ~30% Situação de Egressos Pós-doutores nos Programas 37 Pós-doutores em atividade de pesquisa e orientação Conclusões: - estão fazendo o que? - apoio inicial - enxoval programa e Capes Conclusões: - estão fazendo o que? - apoio inicial - enxoval programa e Capes Conclusões: - estão fazendo o que? - espaço para relacionar atividades no DataCapes Conclusões: - estão fazendo o que? - espaço para relacionar atividades no DataCapes

15 Sugestões do Fórum - Moção para que o Br. J. Pharmacology sejam incluido no Portal Periódicos -Recomendação sobre a inadequação de índice de impacto e número de trabalhos como critérios mais importantes - Recomendação para que o critério publicação discente tenha impacto maior na avaliação Formas de inclusão dos dados relativos a pós-doutores e pesquisadores Pro-Doc no relatório - Formas de inclusão dos dados relativos a pós-doutores e pesquisadores Pro-Doc no relatório - Moção para que o Br. J. Pharmacology sejam incluido no Portal Periódicos -Recomendação sobre a inadequação de índice de impacto e número de trabalhos como critérios mais importantes - Recomendação para que o critério publicação discente tenha impacto maior na avaliação Formas de inclusão dos dados relativos a pós-doutores e pesquisadores Pro-Doc no relatório - Formas de inclusão dos dados relativos a pós-doutores e pesquisadores Pro-Doc no relatório

16 Sugestões do Fórum -Egressos: avaliação e análise das perspectivas de absorção no mercado. - Avaliar e criar estratégias para lidar com o descompasso entre o crescimento da pós-graduação e a contratação de pessoal. Sugerir que CAPES/CNPq tenham políticas para sinalizar e garantir junto ao MEC as políticas de contratação institucional - Renovação e avaliação dos cursos: áreas órfãs no Brasil, como Farmacologia Clínica e Farmacogenômica. Abertura de editais, estimulando pós-doutorandos para atuação nessas áreas, formação de redes de cooperação científica. -Egressos: avaliação e análise das perspectivas de absorção no mercado. - Avaliar e criar estratégias para lidar com o descompasso entre o crescimento da pós-graduação e a contratação de pessoal. Sugerir que CAPES/CNPq tenham políticas para sinalizar e garantir junto ao MEC as políticas de contratação institucional - Renovação e avaliação dos cursos: áreas órfãs no Brasil, como Farmacologia Clínica e Farmacogenômica. Abertura de editais, estimulando pós-doutorandos para atuação nessas áreas, formação de redes de cooperação científica.

17 Sugestões do Fórum - Curso de Pós-Graduação em Farmacologia, montado pela SBFTE com apoio CAPES/CNPq para atender a demandas locais e regionais - Identificação das necessidades regionais dos Programas de Farmacologia: Rede Nacional de Farmacologia (RENFAR) - Manter inalterados os critérios de avaliação atuais para o Triênio Iniciar imediatamente as discussões para eventuais mudanças nos critérios para vigência no próximo triênio - Curso de Pós-Graduação em Farmacologia, montado pela SBFTE com apoio CAPES/CNPq para atender a demandas locais e regionais - Identificação das necessidades regionais dos Programas de Farmacologia: Rede Nacional de Farmacologia (RENFAR) - Manter inalterados os critérios de avaliação atuais para o Triênio Iniciar imediatamente as discussões para eventuais mudanças nos critérios para vigência no próximo triênio


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