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Capítulo 2 - Gestão Empresarial na Prática. Modelo de Gestão Missão Visão Estratégias Objetivos Ética Sustentabilidad e Progresso econômico Meio Ambiente.

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1 Capítulo 2 - Gestão Empresarial na Prática

2 Modelo de Gestão Missão Visão Estratégias Objetivos Ética Sustentabilidad e Progresso econômico Meio Ambiente Responsabilida de Social Planejamento Estratégico e Financeiro Fornecedore s Matéria - Prima Tecnologia de Informações Tecnologia de Produção Pessoas Produção - Qualidade Produtos Vendas, Marketing Logística e Entrega Controle e Avaliação de Resultados

3 A Estratégia não pode ser montada a partir de um sonho do empreendedor, e sim a partir de dados da realidade da empresa. É preciso entender qual o mercado de atuação, quais as possibilidades de continuação e de expansão desse mercado e quais as tendências econômicas que viabilizam a evolução da empresa.

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6 Missão Qual o objetivo da minha empresa existir? A Tramontina existe para desenvolver, produzir e entregar produtos de qualidade, que tornem melhor a vida das pessoas. Assim, a empresa gera valor para seus consumidores, funcionários, acionistas e comunidades em que está inserida. O Grupo Gerdau é uma empresa com foco em siderurgia que busca satisfazer as necessidades dos clientes e criar valor para os acionistas, comprometida com a realização das pessoas e com o desenvolvimento sustentado da sociedade Criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida

7 Missão

8 Visão O que a empresa quer ser no futuro? Ser uma empresa siderúrgica global, entre as mais rentáveis do setor. Criar um mundo onde todos possam ser crianças

9 Visão

10 Planos de Ação

11 Ferramenta de Acompanhamento BSC É um instrumento que estimula a comunicação, o consenso, a motivação, o compromisso e o alinhamento estratégico das iniciativas operacionais. O BSC avalia a implementação da estratégia monitorizando informação condensada no painel de bordo integral dos indicadores críticos. Contempla informação financeira, que relata a evolução dos ativos tangíveis (os ativos corpóreos), mas abre também uma janela para o valor criado por acivos intangíveis, permitindo medir o desempenho da empresa de uma forma mais integrada.

12 Balanced Scorecard BSC

13 Cultura Organizacional A cultura organizacional é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São regras que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas para guiar seu trabalho.éticosmoraisclima organizacional Cultura pode ser definida como um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas

14 Questões Como se utiliza a ferramenta 5W2H? Quais tarefas um gestor precisa realizar antes de iniciar a elaboração de um plano estratégico para a empresa? Qual a utilidade de um modelo de gestão empresarial? Quais perguntas um empresário deve fazer para si e para seus gestores antes de definir a missão de sua empresa?

15 Capítulo 3 - Organização, sistemas e métodos - OSM

16 OSM Consiste em um conjunto de técnicas que objetivam o aprimoramento do funcionamento das organizações. Sua função básica é a de executar tarefas Ferramenta básica para a implantação de um modelo de gestão Elimina o que desperdício

17 Fluxograma Representa a atividade, a tarefa Decisã o a ser tomad a Conexão dentro da página Representa um documento, relatório Indicam direções de fluxos Início ou Fim do processo

18 Procedimento padrão Gerencial de Sistema Compra de Matéria - Prima Armazenagem de Matéria - Prima Processo de Produção Distribuição Varejo Atacado PPGS

19 Procedimento Padrão Gerencial de Prcesso Compra de Matéria - Prima Armazenagem de Matéria - Prima Processo de Produção Distribuição Varejo Atacado Requisição de Compra Cotação de Preços Ordem de Compra Pedido do Fornecedor Informa Tesouraria PPGP

20 Modelo POP Procedimento Operacional Padrão Empresa: Responsável:Data:Revisão: 0.0 Procedimento Operacional Padrão Telefonista ( de uma loja de varejo não informada) Como Atender ao Telefone: Sempre ao primeiro toque (máximo três toques) Ao atender, falar pausadamente o nome da empresa e o nome do atendente : Bom Dia/Boa Tarde/Boa Noite Transferência de ligações: Antes de transferir, certifica-se de que a pessoa solicitada encontra-se disponível. Se tiver, transfira, se não, anote o recado, caso não possa ajudar. Recados: Anotar todos os recados no bloco de recados com papel timbrado da empresa, passando para cada funcionário

21 MPPS Manual de procedimentos, processos e sistemas Formado pelos PGPS, PGPP e POP Deve ser divulgado a todos os colaboradores Redigido de forma clara, objetiva e ficar disponível ao colaborador

22 Sistemas de Informação Gerencial O processo decisório de uma empresa está fortemente ligado ao sistema de informação gerencial Engloba setores como Vendas, compras, produção, qualidade, marketing, RH, entre outros Sistemas prontos (pacotes) ou sob encomenda.

23 Processo para Implementação Visitar empresas do mesmo setor Contratar pessoas especializadas Analisar os controles manuais Identificar o que precisa ser informatizado Verificar a real necessidades de equipamentos e instalações Fazer orçamentos em vários fornecedores Estabelecer cronograma de implantação Conscientizar e treinar colaboradores

24 Estrutura Cadastro de fornecedores Transportadoras Representantes Clientes Funcionários Tabela de Preços Cod Barras Produtos Bancos Controle de estoques Previsão de Compras Controle de comissões Contas Contábeis Centros de Custos Reajustes de preços Contas a receber Contas a Pagar Emissão de NF Cupom Fiscal Vendas de Balcão Pedidos Orçamentos Folha de Pagamento Controle de vales Relatórios Balanço Rel Faturamento

25 Capítulo 4 - Gestão de Pessoas

26 A equipe é a maior vantagem competitiva que uma empresa pode ter. A tendência inicial dos estudos da TGA era analisar a organização como estrutura funcional, não dando ênfase, em um primeiro momento, ao papel fundamental do homem dentro das empresas

27 Gestão de Pessoas Ford e Taylor trouxeram um formato autocrático e absolutista de gerir pessoas. A competitividade fez com que as empresas repensasse o papel das pessoas É função estratégica DESCOBRIR, ATRAIR, RETER, e DESENVOLVER talentos. Colaboradores motivados e comprometidos aumentam a produtividade e a lucratividade.

28 Método Composto das seguintes fases: Planejamento de Pessoas Recrutamento Seleção Treinamento Definição de Objetivos Orientação e Aconselhamento Avaliação Correção Reconhecimento Remuneração

29 Motivação TeoriaHomemFator de Motivação Adm. CientíficaHomo EconomicusRecompensas Salariais, econômicas e materiais Teoria das Relações Humanas Homem SocialSentimentos e critérios não racionais, recompensas simbólicas e não materiais Teoria EstruturalistaHomem Organizacional Competitivo, busca prosperidade Teoria ComportamentalHomem Administrativo Busca recompensas que o satisfaçam tanto materialmente, quanto recompensas não materiais Teoria dos SistemasHomem FuncionalTem expectativas sobre o papel que desempenha Teoria da ContingênciaHomem ComplexoÉ a soma de todos os fatores anteriores

30 Motivação É uma força que impulsiona as pessoas a ter um determinado comportamento.a pessoa A pessoa que o exerce gosta do que está fazendo; é um desafio a ser superado; é bem remunerado e permite ao trabalhador melhorar suas condições, status.

31 Liderança Líderes são pessoas que exercem influência sobre as outras, que querem ser lideradas em função de uma tarefa ou missão a ser realizada. É uma relação de reciprocidade. Motivação Justiça Humildade Servidão Comunicação Paciência Honestidade Amor Altruísmo

32 Capítulo 5 - Sustentabilidade: progresso econômico, preservação do meio ambiente e responsabilidade social

33 Sustentabilidade Capacidade de desenvolver atividade econômico - produtiva, atendendo às necessidades da geração presente sem comprometer as fontes de recursos da geração futura

34 Preservação Ambiental Recursos renováveis: Não se alteram com o uso. Sol, ventos, chuva etc... Plantações, criações animais Recursos não renováveis: Se esgotam com o uso. Petróleo, Gás natural, carvão mineral etc... Não renováveis reciclados: Metais, plásticos etc...

35 Muito Obrigado!


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