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O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?

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Apresentação em tema: "O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?
MARKETING O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?

2 APRESENTAÇÃO Atividades de Marketing Tendências Principais Ferramentas
Estratégias Plano de Marketing Seis Capítulos

3 Capítulo 1 O QUE É MARKETING?

4 O Que é Marketing? Venda? Propaganda? Publicidade?

5 Conceito de Marketing “Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado” (Kotler, 1998) Atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse valor benéfico não apenas para o cliente específico e para organização, como também para a sociedade em seus processos de sustentabilidade

6 FOCO DO MARKETING Elemento central – CLIENTE
O cliente está no poder, o poder de consumir

7 Conceitos Market (mercado) + ing (gerúndio) Mercadologia
Marqueteiro Vs Profissional de Marketing

8 Mercado É o lugar (físico e/ou abstrato) onde surgem os fenômenos:
Oferta e Demanda Oferta: oferecer produtos Demanda: procurar produtos

9 Dinheiro e Moeda Dinheiro é o meio que usamos para definir quanto vale o produto ou serviço.

10 Desejos e Necessidades
Fome é necessidade Pão é desejo Sede é necessidade Cerveja é desejo Locomoção é necessidade Carro novo é desejo

11 Teoria de Maslow Social

12 Objetivo do Marketing Não podemos esquecer que as pessoas buscam benefícios e as empresas também. Diante disso, precisamos lembrar que o objetivo do marketing é o : LUCRO

13 Aspectos Operacionais do Marketing
Objetivo Ações Foco O Cliente, a empresa, a sociedade, as novas tecnologias Criar, Comunicar, inovar, distribuir, interagir, valorar, gerir Lucro

14 Tipos de Marketing Operacional: executa as atividades de produção de materiais, de vendas, promoções, campanhas, publicitárias, entre outras Tático: ligado as vendas, envolve-se com os negócios, decisões comerciais, políticas de vendas e pós-vendas, preços, canais de distribuição etc... Estratégico: estuda o mercado, linhas de ação, monitora o mercado, elabora planos abrangentes que envolvem a organização como um todo.

15 ORIENTAÇÃO DAS EMPRESAS
Produção: Produto: Vendas: Marketing: Ecossistema:

16 ÁREAS E TIPOS DE MARKETING
Capítulo 2 ÁREAS E TIPOS DE MARKETING

17 Finalidades do Marketing
institucional Organizações privadas; entidades e órgãos públicos Comercial Organizações com fins lucrativos Social Organizações com finalidades de bem-estar social ou de lucro e bem-estar social MKT

18 Áreas do Marketing Industrial Fabricação de produtos
Transformação de Materiais Serviços Inseparabilidade Intangibilidade Variabilidade Perecibilidade Varejo Revendas em Geral Franquias Supermercados Lojas Internacional Importação Exportação Adaptação aos diversos mercados Social Responsabilidade Social Transformar o comportamento da comunidade Político Órgãos Públicos Cargos Religioso Igrejas Agrícola Atividades agropecuárias Agronegócio Esportivo Paixão Entidades Esportivas Clubes

19 Tipos de Marketing Direto Rede: indicação
Relacionamento: Clientes-chave Viral: Emboscada: Pânico e Globo Guerrilha: Notícia Eletrônico: Internet Ambiental: Societal: Responsável, ético Cultural: Cultura, teatro, cinema

20 Composto de Marketing

21 Capítulo 3 COMPOSTO DE MARKETING? PRODUTO

22 Objetivo – Satisfazer as necessidades dos Clientes
Bens físicos: Serviços: Pessoas: Locais: Organizações: Idéias:

23 Composição Dos Produtos
Marca Rótulo Qualidade Variedade Embalagem Devolução Garantia Serviços agregados Tamanho Design Composição Dos Produtos

24 MARCAS

25 Nome, símbolo, termo para identificar bens ou serviços
Transformar em DIFERENCIAL Agregar VALOR ao produto Criação – Preservação - Ampliação Branding

26 Rótulo Marca Forma de Uso Certificação Composição
Informação Nutricional Informações sobre a empresa Resp. Técnico Advertências Conservação Prazo de Validade Lote Peso Tipo Código de Barras

27 Qualidade Desempenho do produto Ausência de deficiências

28 Variedade

29 Tamanho

30 embalagem Primária Secundária Embarque

31 Design

32 Capítulo 4 COMPOSTO DE MARKETING? PREÇO E PRAÇA

33 Preço Lucro: Venda: Situações de Mercado:
Maximização dos lucros – Mark up Venda: Participação de mercado/Market share Situações de Mercado: Concorrência

34 Estratégias de Preços Flexibilização Nível de Preços Listas de Preços
Preço único – Preço diferenciado – Nível de Preços Desnatação – preço alto Penetração – peço baixo Listas de Preços Redução de preços em promoções

35 Preço Vs Valor Fator Necessidade Fator Status

36 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Direto Indiretos Atacadistas Varejistas

37 Escolha dos locais de Vendas
Intensiva – Seletiva – Exclusiva –

38 Aspectos Importantes Estoque Transporte Cobertura
Qual tamanho do meu estoque? Transporte Qual será o transporte adotado para entrega das mercadorias? Cobertura Qual área que atendo?

39 Capítulo 5 COMPOSTO DE MARKETING? PROMOÇÃO

40 PROMOÇÃO A comunicação da Informação entre vendedor e comprador
Impulsionar, gerar, provocar, causar, propagandear, anunciar alardear Informar ao público-alvo que: O produto certo está disponível Está no preço certo Está na praça certa PROMOÇÃO

41 Métodos Venda pessoal Venda em massa Venda promocional
Comunicação direta Venda em massa Propaganda e publicidade Venda promocional Atividades de promoção

42 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO Vender e ter Lucro Informar Persuadir Lembrar

43 Composto Varejo – 6 P`s do Varejista
Produto – Variedade, qualidade, design Apresentação – Layout, decoração, comunicação, conforto Preço – Preço, custo/benefício, prazo e forma pagamento Promoção – Propaganda, promoções no ponto, programa fidelização Pessoal – Rapidez atendimento, cortesia, qualificação técnica, serviço Ponto – Proximidade, facilidade acesso

44 O PLANO E O PROFISSIONAL DE MARKETING?
Capítulo 6 O PLANO E O PROFISSIONAL DE MARKETING?

45 Plano de marketing Orçamento Missão Objetivos As metas
Valores da empresa

46 Orçamento Percentual sobre as vendas Fundos Disponíveis
Fixar percentual em cima das vendas Fundos Disponíveis Gastar tudo o que for possível Determinação por objetivo a ser atingido Valores tem por base os objetivos a serem atingidos

47 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Diagnóstico Mercado Segmentação Público-Alvo
Empresa Concorrência Mercado Segmentação Público-Alvo Para quem é esse produto? Qual a necessidade desse tipo de produto no mercado? Onde esse produto é consumido? Quando? Quanto? Quais as motivações para o consumo do produto?

48 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Diagnóstico
Mercado Empresa Concorrência Qual é a quantidade vendida? Como foi a evolução do processo de vendas? Qual a fração de mercado a empresa conquistou? Qual é o posicionamento da empresa em relação ao consumidor? Quais as políticas de Mix de Marketing? Quais poderiam ser modificadas? A marca da empresa é reconhecida? Qual a dimensão do fator investimento em marketing? Quais recursos humanos e técnicos que o marketing poderá contar para a implantação do plano?

49 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Diagnóstico
Mercado Empresa Concorrência Identificação dos principais concorrentes Proporção de mercado alcançado pela concorrência Proporção de mercado dominado pela sua empresa

50 Estabelecer objetivos e metas
Por função: vendas, promoção, pesquisa, ... Por orientação voltada ao mercado: atrair diferentes mercados Por orientação voltado ao produto: vários produtos Por combinação Mercado e Produto: Quando estruturas complexas

51 Estudo de Caso Cervejaria queira aumentar as vendas. Como definir objetivo e metas? Aumentar o que? Volume de vendas Em quanto? 100% Em que período? Em oito meses Onde? Nas capitais e na região Sul Qual público alvo? Jovens

52 DECISÕES Quem é o público-alvo
Qual o papel do público-alvo – decisores ou influenciadores Qual o produto o consumidor deverá renunciar Como diferenciar da concorrência Quais elementos do mix marketing Valores a serem gastos Atividades e mecanismos de controle Ajustes ou alterações no plano

53 O Profissional de Marketing
Campeões do consumidor Preocupações com clientes Inovadores do negócio Identificar oportunidades Motivadores do crescimento Crescimento rentável

54 FUNÇÕES Analista de Marketing Diretor de Marketing
Analisa Informações de mercado Diretor de Marketing Definição e planejamento estratégico da empresa Gerente de Marketing Elaboram plano das áreas comercialização, marketing e comunicação Professor de Administração Ministram aulas, preparam cursos, avaliam alunos

55 Muito Obrigado! Baseado no Livro de Carlos Frederico de Andrade. “Marketing”, Ed. Ibpex. Curitiba,


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