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MARKETING O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?.

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Apresentação em tema: "MARKETING O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING O QUE É? QUEM FAZ? QUAIS AS TENDÊNCIAS?

2 APRESENTAÇÃO Atividades de Marketing Tendências Principais Ferramentas Estratégias Plano de Marketing Seis Capítulos

3 C APÍTULO 1 O QUE É MARKETING?

4 Venda? Propaganda? Publicidade?

5 C ONCEITO DE M ARKETING Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado (Kotler, 1998) Atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse valor benéfico não apenas para o cliente específico e para organização, como também para a sociedade em seus processos de sustentabilidade

6 FOCO DO MARKETING Elemento central – CLIENTE O cliente está no poder, o poder de consumir

7 C ONCEITOS Market (mercado) + ing (gerúndio) Mercadologia Marqueteiro Vs Profissional de Marketing

8 M ERCADO É o lugar (físico e/ou abstrato) onde surgem os fenômenos: Oferta e Demanda Oferta: oferecer produtos Demanda: procurar produtos

9 D INHEIRO E M OEDA Dinheiro é o meio que usamos para definir quanto vale o produto ou serviço.

10 D ESEJOS E N ECESSIDADES Fome é necessidade Pão é desejo Sede é necessidade Cerveja é desejo Locomoção é necessidade Carro novo é desejo

11 T EORIA DE M ASLOW Social

12 O BJETIVO DO M ARKETING Não podemos esquecer que as pessoas buscam benefícios e as empresas também. Diante disso, precisamos lembrar que o objetivo do marketing é o : LUCRO

13 A SPECTOS O PERACIONAIS DO M ARKETING Marketing ObjetivoAçõesFoco Lucro Criar, Comunicar, inovar, distribuir, interagir, valorar, gerir O Cliente, a empresa, a sociedade, as novas tecnologias

14 T IPOS DE M ARKETING Operacional: executa as atividades de produção de materiais, de vendas, promoções, campanhas, publicitárias, entre outras Tático: ligado as vendas, envolve-se com os negócios, decisões comerciais, políticas de vendas e pós-vendas, preços, canais de distribuição etc... Estratégico: estuda o mercado, linhas de ação, monitora o mercado, elabora planos abrangentes que envolvem a organização como um todo.

15 ORIENTAÇÃO DAS EMPRESAS Produção: Produto: Vendas: Marketing: Ecossistema:

16 C APÍTULO 2 ÁREAS E TIPOS DE MARKETING

17 F INALIDADES DO M ARKETING institu cional Organizações privadas; entidades e órgãos públicos Comercia l Organizações com fins lucrativos Social Organizações com finalidades de bem-estar social ou de lucro e bem- estar social

18 Á REAS DO M ARKETING Industrial Fabricação de produtos Transformação de Materiais Serviços Inseparabilidade Intangibilidade Variabilidade Perecibilidade Varejo Revendas em Geral Franquias Supermercados Lojas Internacional Importação Exportação Adaptação aos diversos mercados Social Responsabilidade Social Transformar o comportamento da comunidade Político Órgãos Públicos Cargos Religioso Igrejas Agrícola Atividades agropecuárias Agronegócio Esportivo Paixão Entidades Esportivas Clubes

19 T IPOS DE M ARKETING Direto Rede: indicação Relacionamento: Clientes-chave Viral: Emboscada: Pânico e Globo Guerrilha: Notícia Eletrônico: Internet Ambiental: Societal: Responsável, ético Cultural: Cultura, teatro, cinema

20 C OMPOSTO DE M ARKETING

21 C APÍTULO 3 COMPOSTO DE MARKETING? PRODUT O

22 Objetivo – Satisfazer as necessidades dos Clientes Bens físicos: Serviços: Pessoas: Locais: Organizações: Idéias:

23 MarcaRótuloQualidade Variedad e EmbalagemDevoluçãoGarantia Serviços agregados TamanhoDesign

24

25 Nome, símbolo, termo para identificar bens ou serviços Transformar em DIFERENCIAL Agregar VALOR ao produto Criação – Preservação - Ampliação Branding

26 R ÓTULO Marca Forma de Uso Certificação Composição Informação Nutricional Informações sobre a empresa Resp. Técnico Advertências Conservação Prazo de Validade Lote Peso Tipo Código de Barras

27 Q UALIDADE Desempenho do produto Ausência de deficiências

28

29 T AMANHO

30 EMBALAGEM Primária Secundária Embarque

31 D ESIGN

32 C APÍTULO 4 COMPOSTO DE MARKETING? PREÇO E PRAÇA

33 P REÇO Lucro: Maximização dos lucros – Mark up Venda: Participação de mercado/Market share Situações de Mercado: Concorrência

34 E STRATÉGIAS DE P REÇOS Flexibilização Preço único – Preço diferenciado – Nível de Preços Desnatação – preço alto Penetração – peço baixo Listas de Preços Redução de preços em promoções

35 P REÇO V S V ALOR Fator Necessidade Fator Status

36 CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Direto Indiretos Atacadistas Varejistas

37 E SCOLHA DOS LOCAIS DE V ENDAS Intensiva – Seletiva – Exclusiva –

38 A SPECTOS I MPORTANTES Estoque Qual tamanho do meu estoque? Transporte Qual será o transporte adotado para entrega das mercadorias? Cobertura Qual área que atendo?

39 C APÍTULO 5 COMPOSTO DE MARKETING? PROMOÇÃ O

40 A comunicação da Informação entre vendedor e comprador Impulsionar, gerar, provocar, causar, propagandear, anunciar alardear Informar ao público-alvo que: O produto certo está disponível Está no preço certo Está na praça certa

41 M ÉTODOS Venda pessoal Comunicação direta Venda em massa Propaganda e publicidade Venda promocional Atividades de promoção

42 OBJETIVOS DA PROMOÇÃO Vender e ter Lucro Informar Persuadir Lembrar

43 C OMPOSTO V AREJO – 6 P` S DO V AREJISTA Produto – Variedade, qualidade, design Apresentação – Layout, decoração, comunicação, conforto Preço – Preço, custo/benefício, prazo e forma pagamento Promoção – Propaganda, promoções no ponto, programa fidelização Pessoal – Rapidez atendimento, cortesia, qualificação técnica, serviço Ponto – Proximidade, facilidade acesso

44 C APÍTULO 6 O PLANO E O PROFISSIONAL DE MARKETING?

45 P LANO DE MARKETING Orçamento Missão Objetivos As metas Valores da empresa

46 O RÇAMENTO Percentual sobre as vendas Fixar percentual em cima das vendas Fundos Disponíveis Gastar tudo o que for possível Determinação por objetivo a ser atingido Valores tem por base os objetivos a serem atingidos

47 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Diagnóstico Mercado Empresa Concorrência Mercado Segmentação Público-Alvo Para quem é esse produto? Qual a necessidade desse tipo de produto no mercado? Onde esse produto é consumido? Quando? Quanto? Quais as motivações para o consumo do produto?

48 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Qual é a quantidade vendida? Como foi a evolução do processo de vendas? Qual a fração de mercado a empresa conquistou? Qual é o posicionamento da empresa em relação ao consumidor? Quais as políticas de Mix de Marketing? Quais poderiam ser modificadas? A marca da empresa é reconhecida? Qual a dimensão do fator investimento em marketing? Quais recursos humanos e técnicos que o marketing poderá contar para a implantação do plano? Diagnóstico Mercado Empresa Concorrência

49 ETAPAS DA ELABORAÇÃO Identificação dos principais concorrentes Proporção de mercado alcançado pela concorrência Proporção de mercado dominado pela sua empresa Diagnóstico Mercado Empresa Concorrência

50 E STABELECER OBJETIVOS E METAS Por função: vendas, promoção, pesquisa,... Por orientação voltada ao mercado: atrair diferentes mercados Por orientação voltado ao produto: vários produtos Por combinação Mercado e Produto: Quando estruturas complexas

51 E STUDO DE C ASO Cervejaria queira aumentar as vendas. Como definir objetivo e metas? Aumentar o que? Volume de vendas Em quanto? 100% Em que período? Em oito meses Onde? Nas capitais e na região Sul Qual público alvo? Jovens

52 DECISÕES Quem é o público-alvo Qual o papel do público-alvo – decisores ou influenciadores Qual o produto o consumidor deverá renunciar Como diferenciar da concorrência Quais elementos do mix marketing Valores a serem gastos Atividades e mecanismos de controle Ajustes ou alterações no plano

53 O P ROFISSIONAL DE M ARKETING Campeões do consumidor Preocupações com clientes Inovadores do negócio Identificar oportunidades Motivadores do crescimento Crescimento rentável

54 FUNÇÕES Analista de Marketing Analisa Informações de mercado Diretor de Marketing Definição e planejamento estratégico da empresa Gerente de Marketing Elaboram plano das áreas comercialização, marketing e comunicação Professor de Administração Ministram aulas, preparam cursos, avaliam alunos

55 M UITO O BRIGADO ! Baseado no Livro de Carlos Frederico de Andrade. Marketing, Ed. Ibpex. Curitiba, 2010.


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