A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo. Ed. Pioneira, 1976. p.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo. Ed. Pioneira, 1976. p."— Transcrição da apresentação:

1 AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo. Ed. Pioneira, p

2 Estádios 0-2: sensório motor 2-7: pré operacional 7-11: operacional concreto : operacional formal 14-15: nível de equilíbrio

3 Desenvolvimento psicológico do pensamento O desenvolvimento psicológico do pensamento depende das condições de equilíbrio e da construção de estruturas, que atuam como aspectos complementares de toda sua organização.

4 Condições de equilíbrio: fatores principais maior ou menor extensão do campo de equilíbrio estruturas apresentadas pela inteligência no nível considerado

5 Construção de estruturas: fatores principais maturação fisiológica experiência adquirida em função do meio físico ação do meio social

6 Estádio das operações concretas O pensamento atua sobre objetos concretos e observáveis durante a elaboração do raciocínio. São efetuadas apenas operações de 1ª potência.

7 Estádio das operações formais O pensamento atua, também, a partir de hipóteses e abstrações (raciocínio hipotético dedutivo). São efetuadas operações de 2ª potência. O raciocínio é de dupla reversibilidade

8

9 INRC I : operação idêntica N: operação inversa R: operação recíproca C: operação inversa da recíproca

10 CONCLUSÕES

11 Sonho de um novo mundo O pensamento abstrato do adolescente possibilita a reflexão e a construção de teorias próprias sobre o mundo.

12 Conflitos O adolescente se propõe a reformar a sociedade segundo suas crenças.

13 Ritos de passagem A adolescência significa um rito de passagem que marca a integração do sujeito à sociedade dos adultos.

14 Do egocentrismo a descentração A passagem da adolescência para vida adulta é um processo que leva do egocentrismo à descentração, muitas vezes, decorrente da entrada do jovem no mercado de trabalho.


Carregar ppt "AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL INHELDER, B.; PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo. Ed. Pioneira, 1976. p."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google