A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL: DESAFIOS SOB A VISÃO DA ACADEMIA E DA PROFISSÃO CONTÁBIL PROF. DR. JORGE KATSUMI NIYAMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL: DESAFIOS SOB A VISÃO DA ACADEMIA E DA PROFISSÃO CONTÁBIL PROF. DR. JORGE KATSUMI NIYAMA."— Transcrição da apresentação:

1 CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL: DESAFIOS SOB A VISÃO DA ACADEMIA E DA PROFISSÃO CONTÁBIL PROF. DR. JORGE KATSUMI NIYAMA

2 ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Contextualização –Quantos somos ? –Número de cursos de Pós-graduação stricto sensu, mestrado – doutorado no Brasil. (18)

3 REGIÃO SUL (4) -UFSC- UNISINOS -FURB- UFPR REGIÃO SUDESTE (9) -USP- USP (RIB. PRETO) -UNIFECAP- PUC – SP -MACKENZIE- UFMG -UFRJ- UERJ -FUCAPE

4 REGIÃO NORDESTE (3) -UFBA -UFPE - UFCE REGIÃO CENTRO OESTE (1) UNB ( Parceria com UFPB e UFRN) REGIÃO NORTE (1) UFAMA

5 Dos 18 (dezoito) programas de pós-graduação stricto sensu, apenas 3 (três) possuem Doutorado: USP, UNB/UFPB/UFRN e FURB, mas só a USP titulou doutores em contabilidade, 165 até o dia 31/12/2007; Dos 18 (dezoito) programas de pós-graduação stricto sensu, apenas 3 (três), são profissionalizantes: (UFC, FUCAPE e UFAM); Dos 18 (dezoito) programas de pós-graduação stricto sensu, apenas 6 (seis) são privados e os demais públicos.

6 Os 18 (dezoito) programas de pós-graduação stricto sensu, titularam até 31/12/2007, 1699 (um mil seiscentos e noventa e nove) mestres (aproximado): 1.FEA / USP PUC / SP- 208 ( não incluindo o ano de 2007) 3.UNIFECAP UNB/UFPB/UFRN FUCAPE UNISINOS FURB- 87

7 8.UFRJ UERJ- 53 (Não incluído ISEC) 10.UFC UFSC UFPR USP / RIB. PRETO- 4 (Não incluindo 2007) 14.UFMG UFBA UFPE UFAMA MACKENZIE- 0 TOTAL 1498

8 Mestres titulados de programas atualmente não recomendados : 1.CAIRU (BA)158 2.UNOPAR (PR) TOTAL em 31/12/ Número de Doutores em contabilidade com Pós-doutorado: 7 (sete)

9 Cursos de graduação Nº. De matrículas e concluintes (2003) Total de alunos matriculados Total de alunos concluintes Total de alunos matriculados em Ciências Contábeis % em relação ao total4,1% Total de alunos concluintes em Ciências Contábeis As áreas com maior demanda foram Administração, com alunos(14,5%) e Direito, com alunos (13,1%)

10 Números globais em 2006 Total de alunos matriculados Total de alunos matriculados em Ciências Contábeis? Estimativa de 4,1 % alunos

11 Cursos de Graduação Quantidade de cursos de graduação em Ciências Contábeis1070 FONTE: INEP/ Censo de educação superior ENADE cursos foram avaliados Em Brasília 18 (dezoito) Cursos de graduação em Ciências Contábeis

12 Cursos de Pós-graduação lato sensu em nível de especialização Embora oficialmente a CAPES seja responsável pelo monitoramento dos cursos de pós-graduação lato sensu, não há dados estatísticos sobre a quantidade, nem quais são os cursos ofertados. Há divulgação na Internet/outras fontes de criação de cursos de especialização com foco em Contabilidade Internacional

13 Como estão inseridos, ou inserir, conhecimentos sobre a contabilidade internacional na academia ? Pós-Graduação Em termos de Pós-graduação stricto sensu foram consultados os sites dos 18 (dezoito) programas recomendados pela CAPES e identificamos aqueles que explicitamente incluem Contabilidade Internacional nas linhas de pesquisa do programa:

14 1.FEA / USP (Contabilidade Internacional comparada) 2.FURB (Contabilidade Internacional) 3.UNIFECAP (Contabilidade Internacional) 4.PUC / SP (Contabilidade Internacional comparada) 5.UNB/UFPB/UFRN (Usuários externos – Contabilidade Internacional) A FUCAPE não apresenta explicitamente mas sua produção científica incorpora trabalhos na área de contabilidade internacional.

15 Graduação Algumas pesquisas foram realizadas para avaliar se as Instituições de Ensino Superior do Brasil incluem a disciplina Contabilidade Internacional em suas grades curriculares:

16 1.CORREA, Bruno Marra, NIYAMA, Jorge K., BOTELHO, Ducineli R. e SANTANA, Cláudio M. Pesquisa com 286 IES sediadas nas capitais dos Estados Brasileiros. Desse total, 183 (64%) publicaram suas grades na Internet. A disciplina Contabilidade Internacional foi incluída em 44 grades curriculares, ou seja 24% da amostra de 183 IES. Fonte: Revista de Contabilidade e Organizações, Volume 2, Janeiro – Abril – ECHTERNACHT, Thiago e NIYAMA, Jorge K. Pesquisa baseada na amostra aleatória de 87 IES do Brasil e que revelou que apenas 22 incluem a disciplina Contabilidade Internacional em suas grades curriculares, ou seja 23,5 % da amostra. FONTE: Dissertação de mestrado UNB/UFPB/UFRN, 2007.

17 O que é Contabilidade Internacional? É o ramo da contabilidade que estuda práticas contábeis adotadas em outros países; É o ramo da contabilidade que estuda padrões contábeis editados por organismos reguladores e normatizadores internacionais; É área de conhecimento que estuda os diferentes tipos de financial reporting e as causas dessas diferenças internacionais.

18 O que é Contabilidade Internacional? É o campo de atuação da contabilidade, que analisa os objetivos de convergência de normas contábeis em nível mundial; É o estudo comparativo dos princípios, normas e padrões de contabilidade, em termos nacionais e internacionais; É o estudo dos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação, adotados internacionalmente;

19 Qual o conteúdo programático aplicável à disciplina? E o que a profissão contábil espera? É necessário identificar os objetivos da disciplina; Numa tentativa, e com viés de autor, o aluno deveria concluir o curso tendo conhecimento: –Por que as demonstrações contábeis elaboradas num país tão diferente de outras, elaboradas em outros países? –Por que ocorrem e quais as causas de tais diferenças? –Quais as grandes diferenças que resultam em ativos e passivos, patrimônio líquido e lucro diferentes ?

20 Qual é o conteúdo programático aplicável à disciplina ? Quem edita e como são definidas as normas contábeis internacionais ? É possível comparar os resultados apurados por uma subsidiária brasileira e outra subsidiária argentina com os da matriz sediada nos EUA ? Como são os nossos critérios contábeis de reconhecimento, mensuração e evidenciação? São comparáveis com os de outros países? Quem edita as normas contábeis no Brasil ?

21 Principais desafios para inclusão da disciplina contabilidade internacional 1.Falta de docentes qualificados (?) 2.Falta de material didático (?) 3.A profissão contábil tem interesse na matéria Contabilidade Internacional(?) 4.Como despertar o interesse de alunos (?)

22 Principais desafios para inclusão da disciplina Contabilidade Internacional 1.Ausência de uma base mais sólida do arcabouço conceitual teórico da Contabilidade (?) 2.Cultura do curso de ensinar como fazer a contabilidade em vez de privilegiar por que fazer (?) 3.Pouco conhecimento da língua estrangeira pelos alunos e pelos docentes (?) 4.Falta de incentivo à pesquisa em contabilidade (?)

23 Desafios, tendências e perspectivas. Qual o dever de casa ? Melhorar conhecimento sobre teoria da contabilidade; Fortalecer a qualificação técnica de docentes; Maior intercambio com entidades e organismos internacionais; Maior acesso da academia e da profissão na discussão e elaboração de normas; Incentivar pesquisas nas IES para desenvolvimento da contabilidade internacional.

24 PRINCIPAIS DIVERGÊNCIAS BRASIL / IASB a)Leasing financeiro; b)Títulos e valores mobiliários; c)Instrumentos financeiros derivativos; d)Pesquisa e desenvolvimento de novos Produtos; e)Encargos com planos de benefícios de aposentadoria; f)goodwill

25 F I M


Carregar ppt "CONVERGÊNCIA INTERNACIONAL: DESAFIOS SOB A VISÃO DA ACADEMIA E DA PROFISSÃO CONTÁBIL PROF. DR. JORGE KATSUMI NIYAMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google