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Mercado Interno: forte e em expansão. 30 milhões de pessoas cruzaram a linha de pobreza. 20 milhões de brasileiros entraram na classe média,que abrange.

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2 Mercado Interno: forte e em expansão. 30 milhões de pessoas cruzaram a linha de pobreza. 20 milhões de brasileiros entraram na classe média,que abrange mais de 50% dos brasileiros. Mercado Externo: em recuperação. demanda da agroenergia mitigada pela crise, mas voltará. dobrar FAO estima que, até 2025, a população global passará de 6,2 bilhões de pessoas para 8,3 bilhões. A demanda por alimentos se expandirá de 2,45 bi de toneladas de alimentos, para 3,97 bi. Será necessário dobrar a produção agrícola mundial em 18 anos. O crescimento da demanda mundial por alimentos e energia produzidos de forma sustentável é certo.

3 Fonte: FAO Essa demanda será suprida pelo Brasil. Fonte: MAPA

4 + de 10% do IED direcionado ao agronegócio Fonte: BACEN Haverá um forte fluxo de recursos para o agronegócio brasileiro.

5 Esse fluxo de recursos virá via investimentos diretos, financiamentos e mercado de capitais. É preciso criar condições para que o produtor rural brasileiro acesse os recursos da forma mais direta possível, beneficiando-se das condições de custo e prazo via financiamentos e mercado de capitais. o produtor precisa ter crédito (confiança)

6 O que o investidor ou o financiador desejam? Segurança jurídica. Adequada avaliação do risco. Retorno compatível com suas expectativas e o risco assumido. Taxa. Prazo. Garantias. Modelo de negócio.

7 Risco X Preço do dinheiro é o fator determinante. não é a situação patrimonial e as garantias oferecidas que definem o risco de um negócio, mas a capacidade e a confiabilidade da geração de caixa, ou seja, certeza quanto à capacidade de pagamento. o risco de um tomador de recursos não é definido em função exclusivamente do seu histórico, mas da comparação da sua performance com a do segmento em que ele atua. as taxas de juros praticadas nas operações consideram a probabilidade e o valor da perda projetada.

8 dependência de aspectos biológicos e climáticos. assimetria das informações que fundamentam a decisão do plantio, em todo o mundo. crescente concentração de fornecedores e compradores. impossibilidade de descontinuidade da atividade, após o plantio/geração do plantel. A renda da atividade produtiva rural é volátil. Políticas públicas de garantia de renda: garantia de preço e/ou de mercado. indenização de perdas em decorrência de intempéries climáticas. assunção de risco e/ou custo de crédito.

9 Crédito rural (Lei 4.829/1.965). Política de Garantia de Preços Mínimos (Decreto/Lei 79/1966). Proagro (Lei 5.969/1973). No Brasil, as bases da política agrícola foram estabelecidas na décadas de 60/70 Esses instrumentos evoluiram assimetricamente. PROAGRO PGPM CRÉDITO RURAL PROAGRO MAIS SEGURO RURAL OPÇÕES PRÊMIOS MERCADOS FUTUROS CRÉDITO RURAL BANCÁRIO CRÉDITO COMERCIAL

10 Fonte dos recursos: de públicos para de mercado. Risco das operações: da União para o agente financeiro. Beneficiários: de produtores rurais para clientes bancários. Participação na produção: de majoritária para 1/3 do custo de produção. O Crédito Rural não foi aperfeiçoado e sofreu mudanças no seu escopo: o produtor passou a ter que se valer de recursos mais onerosos. os gastos do Tesouro com equalização de taxas são significativos. o crédito rural perdeu eficiência como instrumento anti-cíclico.

11 Observância da regulamentação bancária, em especial a Resolução 2.682/1999, do BACEN, que implica em classificação de risco e provisões de crédito em função de aspectos como, entre outros: grau de endividamento; fluxo de caixa; pontualidade; atrasos nos pagamentos; renegociações. O Crédito Rural tornou-se um crédito bancário. Mas é pouco atraente para os bancos. alto custo operacional. impossibilidade de cobrar o preço de acordo com o risco da operação. dependência de decisões de Governo, muitas vezes tomadas com atraso.

12 É preciso fazer uma reengenharia no crédito rural. crédito rotativo, renovável, para o conjunto de empreendimentos da propriedade. taxas estabelecidas de acordo com o risco da operação. compulsoriedade da adesão a mitigadores de risco, como o seguro rural, a proteção de preços e fundos garantidores e/ou fundos de catástrofe. incentivo a tecnologia e sustentabilidade.

13 É preciso implementar um modelo de sustentação da renda que viabilize a tomada de outros créditos que não somente o rural. Plano de Safra plurianual, definindo as bandas de intervenção oficial e estabelecendo políticas públicas diferenciadas de garantia de renda, considerando o perfil do produtor e as cadeias produtivas. Sistema de registro de compromissos dos produtores e gravames da produção agropecuária. Aperfeiçoamento da CPR, LCA, CDCA, CRA, CDA-WA, NCA. Forma simplificada de constituição do produtor rural como pessoa jurídica. Universalização do seguro agrícola e a disponibilização de instrumentos de proteção à renda, com ou sem subsídios.

14 É preciso implementar um modelo de sustentação da renda que viabilize a tomada de outros créditos que não somente o rural. Redução da volatilidade da renda. Melhoria da classificação de risco. Mais disposição em tomar o risco do agronegócio brasileiro. Desintermediação. Custos financeiros menores. Mais recursos para o produtor.

15 É preciso implementar um modelo de sustentação da renda que viabilize a tomada de outros créditos que não somente o rural. Mais capacidade de investimento. Aumento do uso de tecnologia, produtividade e produção. Mais alimentos. Mais divisas. Mais renda.

16 Mudanças estruturais e comportamentais não são fáceis de implementar. É preciso disposição para dialogar, construir consensos, estabelecer uma agenda comum, conscientizar as partes, comprometer os envolvidos com os resultados, discernir o que é desejado do que é possível e perseguir a implementação das medidas acordadas. Muito obrigado!


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