A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PANORAMA DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO JULIANO TARABAL - DIRETOR DE MARKETING 24/11/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PANORAMA DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO JULIANO TARABAL - DIRETOR DE MARKETING 24/11/2011."— Transcrição da apresentação:

1 PANORAMA DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO JULIANO TARABAL - DIRETOR DE MARKETING 24/11/2011

2 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data A REGIAO - LOCALIZAÇÃO

3 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data CARACTERÍSTICAS EDAFOCLIMÁTICAS. - ESTAÇÕES BEM DEFINIDAS - MÉDIA PLUVIOMÉTRICA DE 1800MM/ANO - TEMPERATURAS MEDIA ANUAL EM TORNO DE 22 GRAUS CELSIUS - ALTITUDE VARIANDO DE 800 A 1300M ACIMA DO NIVEL DO MAR - SOLOS LATOSSOLOS DE BAIXA FERTILIDADE A ACIDEZ ALTA - RELEVO DE TOPOGRAFIA PLANA QUE FAVORECE A MECANIZAÇÃO.

4 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data CARACTERISTICAS SENSORIAIS DOS CAFÉS

5 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data DADOS TÉCNICOS - PRINCIPAIS VARIEDADES CULTIVADAS: CATUAI, MUNDO NOVO E ACAIÁ CERRADO. - LAVOURAS COM NUTRIÇÃO ADEQUADA. - PRINCIPAIS PRAGAS QUE ATACAM O CAFEEIRO NA REGIÃO: ALTA INCIDÊNCIA DE BICHO MINEIRO E TAMBÉM INCIDÊNCIA DE BROCA - PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ATACAM O CAFEEIRO NA REGIÃO: FERRUGEM E CERCOSPORA - PROPRIEDADES ALTAMENTE TECNIFICADAS E MECANIZADAS.

6 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data DADOS E NÚMEROS DA REGIÃO - CERCA DE 4500 CAFEICULTORES - AREA DE CERCA DE HA DE CAFÉ - PERFIL DO CAFEICULTOR: GRANDE NÚMERO DE CAFEICULTORES FAMILIAR, MAS PERCENTUALMENTE A PRODUÇÃO SE CONCENTRANDO ENTRE OS MÉDIOS E GRANDES CAFEICULTORES. - PRINCIPAIS PÓLOS PRODUTIVOS: PATROCÍNIO, SERRA DO SALITRE, ARAXA, CAMPOS ALTOS, SÃO GOTARDO, CARMO DO PARANAIBA, PATOS DE MINAS, UNAI, ARAGUARI, MONTE CARMELO E COROMANDEL.

7 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data NÚMEROS DE PRODUÇÃO: - SAFRA 2010/2011: MILHÕES DE SACAS 60KG, QUE EQUIVALE A 18% DA PRODUÇÃO DE MINAS E 12% DA PRODUÇÃO NACIONAL. (CONAB) - PROBLEMAS COMO PENEIRA BAIXA/RENDA E QUEBRA NA PRODUÇÃO PREJUDICARAM A SAFRA PASSADA. - QUALIDADE DE BEBIDA MUITO BOA. - PROBLEMAS OCORRIDOS POR INTEMPÉRIES CLIMÁTICOS QUE AFETARAM A REGIÃO, COMO POR EXEMPLO O VERANICO EM FEVEREIRO DE 2011.

8 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data PERSPECTIVAS PARA A SAFRA 2011/2012: - AINDA É CEDO PARA PROJETARMOS DADOS CONCRETOS DE PRODUÇÃO NO CERRADO MINEIRO PARA O ANO SEGUINTE. - TEMOS ALGUNS INDÍCIOS: - FATORES CLIMÁTICOS COMO A FALTA DE CHUVAS NO PERÍODO DE JUNHO E SETEMBRO ACENTUARAM O DEFICIT HIDRICO DEPALPERANDO E CAUSANDO DESFOLHA NAS LAVOURAS - NO FINAL DE SETEMBRO TIVEMOS AS PRIMEIRAS CHUVAS INDUZINDO A FLORAÇÃO DO CAFEEIRO. ENTRETANTO COMO NAO HOUVE UMA SEQUENCIA DE CHUVAS FORAM REGISTRADOS ABORTAMENTOS FLORAIS EM DIVERSAS LOCALIDADES, COMO: ARAXA, PATROCÍNIO, SAO GOTARDO (CIDADES ONDE PREDOMINAM LAVOURAS DE SEQUEIRO) - EM CIDADES NA REGIÃO COM MAIOR NUMERO DE PROPRIEDADES IRRIGADAS AS PERDAS POR ABORTAMENTO FORAM MENORES. (ARAGUARI, UNAI) - OUTRO FATOR QUE PODEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO É O DA ALTA TEMPERATURA E IRRADIAÇÃO SOLAR QUE PREJUDICA O DESENVOLVIMENTO E PEGAMENTO FLORAL.

9 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data DEPOIMENTOS: Houve sim uma quebra muito grande em Patrocínio e região, principalmente em áreas de sequeiro, nessas áreas as perdas podem ser de até 40% do que prevíamos. Em áreas irrigadas o problema não está tão alarmante, a irrigação conseguiu segurar as flores e os chumbinhos já estão em pleno desenvolvimento, nestas áreas não teremos perdas consideráveis., analisa o agrônomo e consultor técnico do Educampo Caio Lazarini. De acordo com o agrônomo e consultor técnico do Educampo, Adriano Gilson Rocha, devido a desidratação acentuada, grande parte das lavouras, principalmente de sequeiro, sofreram uma desfolha considerável, além do depauperamento que a falta de chuva causou, isso prejudica o pegamento das flores e no desenvolvimento das plantas, por esse motivo quebra de safra pode ser de 20 a 40% do que prevíamos em algumas áreas de Patrocínio e região. Aqui na micro-região de Araguari os cafezais estão indo muito bem, a irrigação ajudou para que as perdas fossem menores, tivemos casos de desfolha de ponteiro em algumas lavouras, mas nada que comprometesse alarmantemente a produção do ano que vem, conta Eduardo Mosca, agrônomo e consultor técnico atuante em Araguari.

10 Região do Cerrado Mineiro | Título | Data CONCLUSÕES PARA SAFRA 2011/2012: - TEMOS DENTRO DA REGIÃO DIFERENTES PERSPECTIVAS, QUE VARIAM PRINCIPALMENTE EM FUNÇÃO DO USO OU NÃO DA IRRIGAÇÃO. - JA PODEM SER VISTAS PERDAS CONSIDERÁVEIS EM FUNÇAO DO ATRASO DAS CHUVAS. - REGIÕES COM MAIOR NUMERO DE AREA IRRIGADA TENDEM A TER MAIOR PRODUTIVIDADE POIS FORAM MENOS AFETADAS. - PODEREMOS PROJETAR NÚMEROS MAIS CONCRETOS A PARTIR DE JANEIRO, AO FIM DO PERÍODO CRITICO DE ABORTAMENTO NATURAL DE CHUMBINHOS. LEVANDO EM CONTA NA SEQUENCIA AS CHUVAS NOS PERIODOS ADEQUADOS E A NUTRIÇÃO DOS CAFEEIROS.

11

12 Obrigado!


Carregar ppt "PANORAMA DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA REGIÃO DO CERRADO MINEIRO JULIANO TARABAL - DIRETOR DE MARKETING 24/11/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google