A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Acústica e Vibrações Prof. Dr. João Candido Fernandes Depto Engenharia Mecânica Unesp – Campus de Bauru

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Acústica e Vibrações Prof. Dr. João Candido Fernandes Depto Engenharia Mecânica Unesp – Campus de Bauru"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Acústica e Vibrações Prof. Dr. João Candido Fernandes Depto Engenharia Mecânica Unesp – Campus de Bauru

2 Medição do Som LAV

3 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

4 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

5 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

6 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

7 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

8 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV

9 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Microfone Amplificador Filtros Integrador Mostrador

10 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Microfone Microfone : Capta o sinal acústico e o transforma em sinal elétrico. A Intensidade da corrente elétrica é proporcional a Intensidade da onda sonora.

11 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Amplificador Amplificador : O sinal elétrico do microfone é muito pequeno (milivolts). O amplificador aumenta o sinal elétrico captado pelo microfone.

12 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Filtros Filtros de Freqüências : Os filtros de freqüências separam o sinal elétrico em bandas de freqüências, atenuando ou amplificando cada uma. Os medidores têm vários filtros padroni- zados pela Norma ISO.

13 Medidor de Nível de Pressão Sonora – Filtros: LAV

14 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Integrador Integrador : O Integrador tem como função obter a média da intensidade sonora em um tempo T.

15 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Integrador : O Integrador tem como função obter a média da intensidade sonora em um tempo T. Tempo de Resposta : Resposta Lenta: Resposta Lenta: O ponteiro indica a média do nível sonoro a cada 1 segundo. Resposta rápida: Resposta rápida: T = 1/8 = 0,125 segundos. Resposta impulso: Resposta impulso: T = 1/20 = 0,050 s.

16 Medidor de Nível de Pressão Sonora : LAV Mostrador Mostrador : Apresenta os níveis medidos. Pode ser analógico (ponteiro) ou digital (dígitos).

17 Calibração do Medidor : LAV Todos os Medidores de Intensidade Sonora devem ser calibrados antes das medições. temperatura, pressão atmosférica e umidade. O microfone e os circuitos internos se descalibram facilmente com a alteração da temperatura, pressão atmosférica e umidade.

18 Calibração do Medidor : LAV A Calibração deve ser realizada com o uso de calibradores sonoros externos. A calibração interna (do circuito) não é suficiente. Para medições oficiais, a calibração deve ser realizada na Rede de Laboratórios Credenciados pelo INMETRO.

19 Calibrador : LAV

20 Calibrador : LAV

21 Tipos de Ruído : LAV Ruído Contínuo dB Tempo Variação menor que 3 dB

22 LAV Ruído Flutuante dB Tempo Variação maior que 3 dB Tipos de Ruído :

23 LAV Ruído de impacto dB Tempo Som de alta intensidade com menos de 1 s de duração Tipos de Ruído :

24 Medição do Nível Sonoro : LAV Ruídos Contínuos Ruídos Flutuantes Resposta Lenta Ruídos de Impacto Resposta Rápida ou Impulso

25 Medição do Nível Sonoro : LAV Intensidade medida em função da sensação humana (conforto ou risco de PAIR) Curva A Intensidade sonora total Curva C

26 Medição do Nível Sonoro : LAV O Medidor de Intensidade Sonora mede o ruído instantâneo, ou seja, no instante da medição. Nível de intensidade sonora médio Quando precisamos medir o Nível de intensidade sonora médio, dentro de um intervalo de tempo, devemos recorrer a: - Medidor de Intensidade Sonora Integrador ou - Dosímetro de Ruído

27 Dosímetro de Ruído : LAV

28 Dosímetro de Ruído : LAV

29 Dosímetro de Ruído : LAV Os Dosímetros de Ruído proporcionam o método mais preciso de medir o Nível Médio de Ruído em um determinado local. Por exemplo: rua movimentada, indústria, próximo a uma máquina, em um trabalhador, em um posto de trabalho, em uma sala de aulas, voz de um pessoa, etc.

30 Dosímetro de Ruído : LAV Os Dosímetros de Ruído apresentam dois problemas quando usados para medir a exposição ao ruído de um trabalhador: 1 – Não há vigilância sobre o trabalhador, o que pode fazer que ele se exponha mais que o normal ao ruído. 2 – O aparelho não registra os picos de ruído, mas apenas a média. Existe ainda a questão: o operário deve permanecer com o dosímetro ligado durante o horário de almoço?

31 Medidor de Freqüência : Freqüencímetro LAV

32 Medidor de Freqüência : Freqüencímetro LAV

33 Análise espectral: LAV Fazer a análise espectral de um sinal sonoro é verificar a intensidade sonora existente em cada banda de freqüências. Isto é realizado através da Transformada de Fourier, que são equações matemáticas criadas pelo francês Jean Baptiste Fourier (1768 – 1830). Estas equações foram transformadas em algoritmos (programas de computador), chamados de FFT (Fast Fourier Transform), tornando-se de fácil utilização entre os pesquisadores.

34 Análise espectral: LAV Através dos algoritmos FFT pode-se obter diversos tipos de espectros. O espectro de escalonado de potência é usado para sinais periódicos. Onda periódica F1F1 Amplitude Freqüência

35 Análise espectral: LAV A densidade espectral de energia é usado para sinais periódicos: Amplitude freqüência Amplitude

36 freqüência Energia/freqüência Análise espectral: LAV Fim.


Carregar ppt "Laboratório de Acústica e Vibrações Prof. Dr. João Candido Fernandes Depto Engenharia Mecânica Unesp – Campus de Bauru"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google