A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa

2 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisar : A raiz da palavra significa: perguntar, inquirir, indagar, investigar. Buscar com zelo e determinação. Fazer perguntas. Re-perguntar (ver inglês).

3 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : 1. - Conceito de Pesquisa Dúvida ou problema Aplicação do Método Científico Obtenção da Resposta ou Solução

4   1. - Conceito de Pesquisa
Metodologia Científica Noções Gerais Sobre Pesquisa : 1. - Conceito de Pesquisa Dúvida, problema, questões sem solução, dados importantes para a Ciência Aplicação de uma Metodologia Científica adequada Obtenção de soluções, dados, parâmetros e respostas

5   1. - Conceito de Pesquisa Noções Gerais Sobre Pesquisa : Questão:
Metodologia Científica Noções Gerais Sobre Pesquisa : 1. - Conceito de Pesquisa Questão: Qual o melhor jogador de futebol do século XX ? Método: Quantidade de gols marcados durante a carreira Solução: Tabulação dos dados e escolha do melhor

6   1. - Conceito de Pesquisa Questão:
Metodologia Científica Noções Gerais Sobre Pesquisa : 1. - Conceito de Pesquisa Questão: Qual a % de alunos da UNESP que usam drogas ? Método: Uso de questionário aplicado a todos os alunos Solução: Porcent. por tipo de droga, curso, sexo, idade, etc.

7 2. - Trabalho Científico Original
Metodologia Científica Noções Gerais Sobre Pesquisa : 2. - Trabalho Científico Original É aquele que (a metodologia ou os resultados) apresentam uma contribuição para a Ciência. Deve ser original o trabalho como um todo, ou parte dele. Deve ser apresentado de modo a permitir a reprodutibilidade dos ensaios, repetir as observações e verificar a exatidão das análises..

8 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : 3. - Tipos de pesquisas Pesquisa Bibliográfica. Pesquisa Descritiva. Pesquisa Experimental.

9 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Bibliográfica. A solução do problema é obtida com um levantamento bibliográfico sobre o assunto. A pesquisa bibliográfica procura analisar e conhecer as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, explicando um problema a partir desse levantamento.

10 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Bibliográfica. Quando é realizada como o todo da pesquisa, a pesquisa bibliográfica deve conter todas as etapas formais de um trabalho científico. É muito comum encontrar-se este tipo de pesquisa em Ciências Humanas, nas áreas de lingüística, História, Literatura, teologia, etc.

11 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Bibliográfica - exemplos : Qual a origem da palavra “Campus” ? Porque o ensino no Brasil colônia foi entregue aos Jesuítas ? Todo cidadão ao trafegar por rodovias (com curvas perigosas, perigo a frente) deveria receber adicional de periculosidade. Relação entre AIDS e gripe espanhola. Relação entre PAIR, nível de ruído e tempo de exposição.

12 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Bibliográfica - exemplos : Qual a influência da AIDS no comportamento do jovem brasileiro ? A relação entre os movimentos culturais do século XX e o design da cadeira. A influência da Internet na vida diária das pessoas. Levantamento bibliográfico (histórico) sobre um importante assunto. Proposta de alteração de uma lei.

13 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Descritiva. A Pesquisa Descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos sem manipulá-los. Pesquisa a freqüência com que um fenômeno ocorre, as suas dependências e características no mundo físico ou humano, sem a interferência do pesquisador.

14 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Descritiva. Pode ser classificada em: estudos exploratórios; estudos descritivos; Pesquisas de opinião; estudos de casos; Pesquisas documentais.

15 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Experimental. A Pesquisa experimental procura explicar de que modo ou por que causas o fenômeno é produzido. Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo, através de situações controladas.

16 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Experimental. Interfere diretamente na realidade, manipulando-se a variável independente a fim de observar o que acontece com a variável dependente. Utiliza-se de equipamentos de medida e técnicas modernas de análise para a mensuração das variáveis envolvidas no objeto de estudo.

17 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Experimental. Interfere diretamente na realidade, manipulando-se a variável independente a fim de observar o que acontece com a variável dependente. Utiliza-se de equipamentos de medida e técnicas modernas de análise para a mensuração das variáveis envolvidas no objeto de estudo. Também são chamadas de “pesquisa de campo” ou “pesquisa de laboratório.

18 Metodologia Científica
Noções Gerais Sobre Pesquisa : Pesquisa Experimental - exemplos : Eficiência do adubo na produção de milho. Influência da substância X (ração) na produção de carne de coelhos. Projeto e avaliação de um novo tipo de abafador acústico para tratores agrícolas. Eficiência de implementos agrícolas conjugados. Eficiência da análise de óleos em motores diesel de tratores agrícolas.

19 Metodologia Científica
Proposta para a semana :  Fazer um levantamento das dúvidas, problemas ou novos dados que você pretende obter com a sua pesquisa.  Verificar os Métodos (científicos) que poderiam ser usados para solucionar estes problemas (dúvidas, questões).  Estas soluções são verdadeiras contri-buições para a Ciência ?

20 Metodologia Científica
Proposta para a semana :  Verifique em seu assunto de pesquisa, quais os pontos em que há originalidade (informações novas para a Ciência).  Conversar com o seu orientador sobre o assunto.  A sua pesquisa pode ser classificada como Bibliográfica, Descritiva ou Experimental.

21 Metodologia Científica
Proposta para a semana :  Conversar com o seu orientador sobre a melhor adequação de sua pesquisa.  Dúvidas: Ler as ‘Leituras Recomendadas’ e conversar com o Professor de Metodologia Científica sobre o assunto. Fim.


Carregar ppt "Metodologia Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google