A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oligopólio. Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oligopólio. Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui."— Transcrição da apresentação:

1 Oligopólio

2 Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui indústrias que possuem competidores mas que a competição não é tão forte, e por conseguinte, cada firma não é tomadora de preço

3 Competição Imperfeita Oligopólio Apenas poucos vendedores, cada um vendendo produtos idênticos ou similares entre si Competição Monopolísitica Muitas firmas vendendo produtos que são similares mas não idênticos

4 Estruturas de Mercado MonopólioOligopólioCompetição Monopolística Competição Perfeita Água TV a cabo Bola de tênis Óleo cru Livros Cinemas Trigo Leite Número de Firmas? Tipo de Produto? Muitas firmas Uma firma Poucas firmas Produtos diferenciados Produtos idênticos

5 Mercado com Apenas Alguns Vendedores Devido aos poucos vendedores, uma característica chave do oligopólio é a tensão entre cooperação e interesse próprio

6 Características do Oligopólio Poucos vendedores oferecendo produtos idênticos ou similares Firmas interdependentes Cooperação entre as firmas agindo como monopolista e produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um preço acima do custo marginal

7 Duopólio É um oligopólio onde existem apenas duas firmas. É o mais simples dos oligopólios.

8 Equilíbrio no Oligopólio É uma situação em que os atores econômicos interagindo entre si escolhem, cada um deles, a melhor estratégia para si com base nas estratégias escolhidas pelos demais

9 Exemplo de Duopólio – Demanda por Água A quantia socialmente eficiente produzida é de 120 litros, mas um monopolista produziria apenas 60 litros Então, qual é o resultado que se espera do nosso exemplo de duopólio?

10 Competição, Monopólio e Cartéis Os duopolistas podem decidir exercer um monopólio: Conluio (acordo) As duas empresas concordam com a quantidade a produzir e o preço a se cobrar Cartel (firmas) As duas firmas se unem e agem como se fossem uma

11 Competição, Monopólio e Cartéis Embora oligopolistas gostariam de formar cartéis e obter lucros monopolistas, muitas vezes isso não é possível. Leis antitruste proibem explicitamente acordos entre oligopolistas.

12 Equilíbrio no Oligopólio Quando firmas em um oligopólio individualmente determinam a quantidade a ser produzida para maximizar os seus lucros, eles produzem uma quantidade de produtos maior que a produzida por monopolistas mas menor que a produzida através da competição

13 Equilíbrio no Oligopólio O preço do oligopólio é menor que o preço do monopolista mas maior que o preço competitivo (que é igual ao custo marginal)

14 Equilíbrio no Oligopólio - Resumo Possíveis acontecimentos se os oligopolistas perseguem o seu próprio interêsse: Produzem uma quantidade de produtos maior que a produzida por monopolistas mas menor que a produzida através da competição O preço do oligopólio é menor que o preço do monopolista mas maior que o preço competitivo Lucro é menor que o do monopolista

15 Como o Tamanho do Oligopólio Afeta os Resultados do Mercado Como o aumento do número de vendedores afeta o preço e a quantidade: Efeito quantidade: porque o preço é maior que o custo marginal, vender mais uma unidade do produto aumenta o lucro Efeito preço: o aumento da produção aumentará o total das vendas, o que reduzirá o preço da água e o lucro de todos os litros vendidos

16 Como o Tamanho do Oligopólio Afeta os Resultados do Mercado À medida em que o número de vendedores em um oligopólio aumenta, mais o oligopólio se parece com um mercado competitivo O preço aproxima-se do custo marginal, e a quantidade produzida se aproxima do nível socialmente eficiente

17 Políticas Públicas para os Oligopólios Cooperação entre oligopolistas é indesejável dom ponto de vista da sociedade pois a produção é menor e o preço maior que o socialmente ótimo Leis antitruste tornam ilegal restringir o comércio ou tentar monopolizar o mercado

18 Controvérsias sobre a Política Antitruste Políticas antitruste algumas vezes não permitem práticas de negócio que potencialmente têm efeito positivo: Fixação dos preços de revenda Venda casada Preço predatório

19 Fixação dos Preços de Revenda Fixação dos preços de revenda ocorre quando produtores exigem que varejistas (lojas) vendam o produto por um preço determinado por eles

20 Preço Predatório Preço predatório ocorre quando uma grande empresa começa a dimininuir os seus preços com a intenção de tirar competidores do mercado

21 Venda Casada Venda casada refere-se a prática de se vender dois produtos diferentes como um só, não sendo possível adquirir-se apenas um dos dois produtos

22 Estrategia dos Oligopolistas Não há guerra de preços, segmentam o mercado como forma de evitar concorrencia. Preço lider seguido dos demais concorrentes ou produtos segmentados.

23 Resumo Oligopolistas maximizam o seu lucro formando um cartel e agindo como monopolista Se oligopolistas tomarem decisões individualmente, o resultado será uma produção maior e um preço menor que o efetuado por um monopólio

24 Resumo O governo faz uso de leis antitruste para prevenir que oligopólios tomem atitudes que reduzam a competição entre as firmas oligopolistas


Carregar ppt "Oligopólio. Competição Imperfeita Refere-se a estrutura de mercado que não pode ser considerada como sendo perfeitamente competitiva ou monopólios Inclui."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google