A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600

2 INTRODUÇÃO Expectativa de que as organizações tenham práticas de RS além das estipuladas na norma; A norma não deve ser utilizada como barreira não-tarifária e não substitui as obrigações legais da organização; Respeito às diferenças culturais, sociais e geográficas, desde que não entrem em conflito com acordos internacionais; Processo multistakeholder de construção da norma.

3 Identificação e engajamento de stakeholders;
ESCOPO Integração e implementação da RS na organização e em sua esfera de influência; Identificação e engajamento de stakeholders; Esclarecimento da relação entre princípios de RS e estruturas de governança organizacional; Explicitação da contribuição da organização para o desenvolvimento sustentável. Fonte das fotos e figuras:

4 TERMOS E DEFINIÇÕES Responsabilidade Social:
Uma seção da Norma trará a definição dos termos mais relevantes e/ou polêmicos Responsabilidade Social: Ações de uma organização para assumir a responsabilidade pelos impactos de suas atividades sobre a sociedade e o meio ambiente, onde estas ações: são consistentes com os interesses da sociedade e do desenvolvimento sustentável; são baseadas no comportamento ético, conformidade com a lei e instrumentos intergovernamentais; e são integradas às atividades regulares da organização. Itens relevantes não incluídos na definição RS (estarão na seção “Contexto”) Filantropia; Cadeia de suprimentos/Cadeia de valor; Accountability; Comunicação/Engajamento com stakeholders; Transparência; Governança; Comprometimento da Liderança.

5 Desenvolvimento Sustentável
CONTEXTO Governança Global Desenvolvimento Sustentável Governança organizacional Mudanças Climáticas Saúde Globalização Questões trabalhistas, terceirização e cadeia de valor Perspectiva dos stakeholders Fonte das fotos e figuras:

6 Como se definem as responsabilidades sociais
CONTEXTO Como se definem as responsabilidades sociais A relação com a lei e o papel do Estado O conceito de stakeholders A justificativa para a RS Fonte das fotos e figuras:

7 PRINCÍPIOS Serão de três tipos: Gerais: tem como foco os valores, e visam explicitar a “inspiração maior” da RS: p.ex: Respeito à lei; Respeito aos Direitos Humanos; Substantivos: tem como foco os resultados, e visam garantir um “o quê”: p.ex. Promover a diversidade, combater o trabalho infantil, preservar os recursos naturais... Operacionais: temo como foco os processos e visam garantir um “como”: p.ex. Participação, Accountability (responsividade), Transparência, Materialidade, entre outros.

8 “Transformadora” “Utilitária” “Reativa”
Evitar: que seja apenas mais um selo que seja uma ”receita de bolo” (deve ser um novo processo de gestão da relação das organizações com a sociedade e o meio ambiente) a “sufocação" de iniciativas já existentes na área de RS a “monopolização" do processo de disseminação da RS pela ISO  Garantir a realização plena do potencial transformador da Norma Há 3 tendências, que se misturam e variam conforme o tema: “Transformadora” “Utilitária” “Reativa” É um processo político, para a definição de um documento técnico, que terá efeitos técnicos e políticos na gestão das organizações.

9 Os documentos estão disponíveis no GAO em:
(na seção “links”, tem o item “ISO”)


Carregar ppt "Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google