A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Prof. Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca

2 TEORIA SISTÊMICA MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

3 CIBERNÉTICA movimento criado por Norbet Wiener por volta de 1943
equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um autoridade em seu campo, mas com razoáveis conhecimentos nos campos dos seus colegas.

4 CIBERNÉTICA Os estudos de Wiener iniciaram-se com o objetivo de estabelecer conexões entre as várias ciências, ou seja, criar uma espécie de “ ciência interdisciplinar” Trazia consigo a idéia de que as máquinas deveriam ter como modelo o comportamento humano A comunicação e o controle existentes no homem e nos animais deveriam se imitados pelas máquinas.

5 CIBERNÉTICA As aplicações da cibernética estenderam-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à administração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, e outros fazem partes integrantes dos termos utilizados na administração.

6 CIBERNÉTICA é a ciência da comunicação e do controle, que permite que conhecimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, O termo é de origem grega e significa literalmente “a arte de dirigir o navio” .

7 CIBERNÉTICA O campo de estudo da cibernética são os sistemas. Os sistemas seriam os elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo.

8 CIBERNÉTICA Principais Conseqüências da Cibernética na ADM. A Automação que é a melhor combinação dos meios, com elas surgem fábricas auto geridas isto é, fábricas em que seus grupos de trabalho são formados por robôs, e a mão de obra humana é bem pouco explorada ou empregada. A informática transformou-se em um instrumento, necessário para o desenvolvimento tanto econômico quanto social do homem. Instrumento este que cada vez mais ganha espaço e está presente em nosso dia à dia.

9 TEORIA SISTÊMICA

10 TEORIA SISTÊMICA Surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy Ele criticava a visão de divisão das áreas como: Física, Psicologia, Química e outros, pois a natureza não estava dividida em nenhuma destas partes. A compreensão dos sistemas só podem ser estudadas se forem de uma forma geral, porque deste modo estará envolvendo todos princípios e interdependências MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

11 TEORIA SISTÊMICA Entender e lidar com a complexidade são as bases do pensamento sistêmico COMPLEXIDADE: grande número de problemas e variáveis presentes numa situação MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

12 TEORIA SISTÊMICA De acordo com o pensamento sistêmico, qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos BASE DO ENFOQUE SISTÊMICO Entender a multiplicidade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos Criar soluções para problemas complexos MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

13 TEORIA SISTÊMICA Existem duas razões que fizeram com que a teoria de sistemas, penetrassem na teoria administrativa. necessidade de uma integração maior das teorias que a precederam; e devido a matemática, cibernética e a tecnologia da informação que trouxeram imensas possibilidades do desenvolvimento e organização para operar idéias que projetam-se para uma teoria de sistema aplicada à administração. MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

14 TEORIA SISTÊMICA O ponto de partida é a idéia de SISTEMA
Combinação de elementos físicos (equipamentos, máquinas, peças, instalações, pessoas) E elementos abstratos (conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, hipóteses, comportamento emocional, intelectual) MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

15 TEORIA SISTÊMICA Tipos de sistemas :Quanto ao relacionamento com outros sistemas: Abertos (Relacionam-se com o ambiente) Fechados (Não se relacionam com o ambiente)

16 TEORIA SISTÊMICA ESTRUTURA DOS SISTEMAS: ENTRADA PROCESSO SAÍDA
Compõe todos os elementos Físicos e Abstratos do que o sistema é feito; define a natureza do sistema cada tipo de sistema tem um processo ou dinâmica própria É o resultado do sistema O sistema- empresa é formado por sistemas menores, com saídas especificas MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

17 TEORIA SISTÊMICA PRINCIPAIS TEORIAS ASSOCIADAS AO
PENSAMENTO SISTÊMICO: Teoria Gestalt Teoria Cibernética Teoria Geral dos Sistemas MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

18 TEORIA SISTÊMICA Teoria Gestalt (teoria da forma – 1912 a 1940):
Fenômeno phi, a ilusão de movimento = criado por imagens em sucessão rápida Movimento é uma seqüência de imagens As pessoas enxergam os objetos e os fenômenos em seu conjunto Quando olhamos um objeto, as pessoas enxergam sistemicamente, como conjunto único, e não como conjunto de elementos independentes MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

19 TEORIA SISTÊMICA 2. Teoria Cibernética
Idéia central é o auto-controle dos sistemas É um comportamento autocontrolado, visando um objetivo auto-controle do sistema por meio da informação MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

20 TEORIA SISTÊMICA 3. Teoria Geral dos Sistemas
Para compreender é preciso analisar as inter-relações É a exploração do todo, da totalidade A tecnologia e a sociedade tornaram-s e tão complexas que as soluções tradicionais não são suficientes, é necessário utilizar abordagens de natureza holísticas, interdisciplinares MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

21 TEORIA SISTÊMICA Os limites do sistema depende não do próprio sistema, mas do OBSERVADOR são construídos cognitivamente pelas pessoas É preciso ter a capacidade para enxergar MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

22 TEORIA SISTÊMICA AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS:
“Uma organização é um sistema composto de elementos ou componentes interdependentes” Da perspectiva do enfoque sistêmico, as organizações revelam-se como conjunto de pelo menos 2 sistemas: Sistema técnico Sistema social MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

23 TEORIA SISTÊMICA AS ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS:
Os requisitos sociais e técnicos da tarefa são interdependentes, e ao mesmo tempo, devem apresentar resultados econômicos. Alcançar essas 3 dimensões, otimizando o sistema todo é o objetivo do enfoque sistêmico MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

24 TEORIA SISTÊMICA Mas como os limites do sistema é arbitrário e depende do observador, pode-se imaginar outros sistemas: Social Estrutural Tecnológico Como é construído cognitivamente voce próprio pode enxergar outros sistemas! MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

25 TEORIA SISTÊMICA SISTEMA SOCIAL Pessoas, grupos. Sentimentos,
Emoções, etc SISTEMA TECNOLÓGICO Máquinas, equipamentos conhecimento SISTEMA ESTRUTURAL Autoridade, hierarquia, Normas, regulamentos MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

26 TEORIA SISTÊMICA Para analisar ou planejar sistemas: OBJETIVOS
ANALISE E PLANEJAMENTO DE SISTEMAS CONTROLE COMPONENTES PROCESSO MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)

27 TEORIA SISTÊMICA OBJETIVOS COMPONENTES PROCESSO CONTROLE
Que operações devem ser realizadas para atingir os objetivos? Qual o tempo de ciclo do processo? Como os componentes podem ser organizados para realizar as operações? Qual a finalidade Do sistema? Que critérios podem Ser utilizados para Avaliar a eficácia Quem são os clientes E usuários do sistema? Quais as partes, componentes, Elementos do sistema? Qual a natureza De cada componente? Como esses componentes podem ser encontrados ou adquiridos? Como garantir os objetivos? Quais informações indicam que os objetivos estão sendo atingidos? Que decisões devem ser tomadas? MAXIMIANO, ANTONIO CESAR (2004)


Carregar ppt "DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google