Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJúlia Chao Alterado mais de 10 anos atrás
1
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada é uma estrutura específica de mercado chamada concorrência perfeita. Vamos analisar agora outras estruturas de mercado, que dependem, fundamentalmente, de 3 características:
2
ESTRUTURAS DE MERCADO número de empresas que compõem o mercado
tipo de produto (se as empresas fabricam produtos / serviços idênticos ou diferenciados) se existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas ao mercado
3
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita
grande número de vendedores (empresas), isto é, uma empresa isoladamente não afeta os níveis de oferta do mercado e nem, consequentemente, o preço de equilíbrio - produtos homogêneos - não existem barreiras para a entrada de novas empresas - existe transparência no mercado (informações sobre preços, lucros, etc. são conhecidas por todos)
4
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência pura ou perfeita
a longo prazo não existem lucros extraordinários (atração de novas empresas pois não há barreiras) - se entram mais empresas, a oferta aumenta e os preços tendem a cair, diminuindo os lucros
5
ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio
uma única empresa domina a oferta e não há produto substituto ou concorrente além disso, existem barreiras à entrada de novas empresas (patentes, controle sobre o fornecimento de matérias-primas, necessidade de grandes instalações e/ou investimentos de vulto, etc.) neste caso, a curva de demanda da empresa é a própria curva de demanda do mercado
6
ESTRUTURAS DE MERCADO Monopólio
o preço e quantidade de equilíbrio não são determinados pelo mercado (como na concorrência perfeita) mas, sim, quando a receita marginal iguala o custo marginal (maximização do lucro), como veremos mais adiante os lucros extraordinários tendem a persistir a longo prazo em mercados monopolizados existem os chamados monopólios institucionais ou estatais (setores estratégicos para o governo)
7
ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio
estrutura de mercado onde um pequeno número de empresas domina a oferta podemos ter um pequeno número de empresas (indústria automobilística) ou um grande número de empresas mas com poucas dominando o mercado (indústria de bebidas) no caso brasileiro os exemplos são inúmeros (papel, farmacêutica, química, entre outros)
8
ESTRUTURAS DE MERCADO Oligopólio
puro - com produtos homogêneos (cimento, alumínio) diferenciado - com produtos não homogêneos (automobilística) normalmente há uma empresa líder que fixa o preço do produto, respeitando a estrutura de custos das demais podem ser formados os cartéis (fixando preços ou quantidades)
9
ESTRUTURAS DE MERCADO Concorrência monopolista
contem elementos das estruturas de concorrência perfeita e do monopólio grande número de empresas, com relatividade facilidade de entrada ou saída do mercado produtos diferenciados, mas substitutos próximos a empresa tem um forte poder monopolista sobre o preço de seu produto, mas o mercado é competitivo
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.