A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO Para os Cursos de Finanças e de Gestão Estratégica Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO Para os Cursos de Finanças e de Gestão Estratégica Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D."— Transcrição da apresentação:

1 MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO Para os Cursos de Finanças e de Gestão Estratégica Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D.

2 TOMADA DE DECISÃO: Pensamento iniciado nos tempos em que o Homem, diante da incerteza, buscava orientação nos astros. (BUCHANAN, Leigh & O´CONNELL, Andrew, Harvard Business Review – USA).

3 Origem da expressão Tomada de Decisão: Chester BARNARD, autor de As Funções do Executivo, inseriu a expressão Tomada de Decisão. A TD é uma função do tipo: TD = f(Matemática, Economia, Sociologia, Psicologia, História e Ciências Políticas).

4 Frases: Gerir é decidir (Peter Drucker); O ato de decidir é uma ação humana e comportamental (Simon, 1970); O Processo Decisório está vinculado ao planejamento e quatro de suas variáveis estão sempre presentes: - Dados - Conhecimento - Informação - Comunicação

5 Ementa da Disciplina de Modelos de Tomada de Decisão Natureza da decisão; Fundamentos dos modelos quantitativos para a Tomada de Decisão; Modelos normativos: PL – Programação Linear, PI – Programação Inteira, e Programação Multi-Objetiva; Modelos Multicritérios de Análise de Decisão.5

6 Calendário das Aulas: 1ª. Turma: 2ª. Feira, dias 10, 17, 24 e 31 de Outubro e 7 de Novembro; e 2ª. Turma: 5ª. Feira, dias 13, 20 e 27 de Outubro e 3 e 10 de Novembro. Obs.: Alterar para.../.../...

7 Natureza da Decisão: Decisões táticas de investimentos: requerem pequeno montante de capital e se referem a assuntos da rotina empresarial; e Decisões estratégicas de investimentos: envolvem grandes somas de capital e, em geral, mostram rompimentos ou fortes mudanças no funcionamento da organização.

8 Risco e Incerteza: Risco ocorre quando existe uma possível variação nos resultados possíveis e podemos atribuir uma probabilidade para esses resultados. Incerteza ocorre quando não podemos atribuir uma probabilidade para os possíveis resultados... Estamos no escuro mas sabemos da existência de uma gama variável – e imprevisível – desses resultados.

9 Componentes da Decisão: Deve existir uma pessoa ou um grupo de pessoas que deve tomar uma decisão (o tomador de decisão), que: Necessita atingir um objetivo; Precisa dispor de, pelo menos, duas alternativas de ações ou de estratégias; e Tem de viver um estado de dúvida sobre qual a melhor ação para atingir o objetivo esperado.

10 Algumas Técnicas para a TD: Brainstorming (Tormenta Cerebral); Diagrama Espinha de Peixe (Ishikawa: Meio, Método, Mão-de-Obra, Material, Máquina e Manutenção); e Delphi (qualquer previsão que utiliza grupos de especialistas para obter consenso e intuições sobre o futuro).

11 Algumas Técnicas para a TD: Análise por Multicritério (qualquer previsão emanada por juri de experts que avalia alternativas, atribui valores numéricos a critérios escolhidos por consenso); e Técnica Nominal de Grupo (geração de idéias, registro de idéias, esclarecimentos e votação de idéias).


Carregar ppt "MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO Para os Cursos de Finanças e de Gestão Estratégica Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google