A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva."— Transcrição da apresentação:

1 INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva

2 Apresentações Nome, profissão, planos futuro e linha de pesquisa a ser desenvolvida no TCC; -Esquema das aulas: -Aulas expositivas; -Discussões; -Atividades;

3 Avaliação Produção de paper individual: -Mín. 3 pgs, máx. 5 pgs; -Normas ABNT; -Capa, resumo, palavras-chave, introdução, - Desenvolvimento e conclusão; - Entrega no último dia de aula (17/11/12)

4 APRESENTAÇÃO DO CURSO Conceituação teórica sobre as bases da aplicação da Psicopedagia; O papel do psicopedagogo no assessoriamento dos professores e equipe técnica; Áreas de atuação da Psicopedagogia e métodos de interpretação; Violência na escola;

5 APRESENTAÇÃO DO CURSO O trabalho com a família: reuniões de pais como experiências de aprendizado; Apoio a formação continuada de professores; técnica; Intervervenção com alunos com dificuldade de aprendizagem e indisciplina; Aplicabilidade do labor psicopedagógico (Onde e quando atuar?);

6 CONCEITUALIZAÇÃO Psicopedagogia é uma aréa do conhecimento humano que integra diversas áreas das Ciências Humanas, para entender e intervir em problemas da aprendizagem; É, portanto, multidisciplinar, necessitando da integração e síntese de várias outras aréas do conhecimento para sustentar-se;

7 CONCEITUALIZAÇÃO O seu foco está voltado às ações humanas, pensando a nós não como fonte de respostas, mas como ponte que dá acesso ao educando construir o seu próprio conhecimento; Isso implica pensar de maneira aberta e não fragmentada, demandando esforço, dedicação e estudo;

8 CONCEITUALIZAÇÃO Segundo, João Beauclair (2004), a Psicopedagogia atua em duas aréas: a preventiva e a terapêutica, recorrendo à várias estratégias pedagógicas afim de refletir e diagnosticar problemas surgidos nos processos de transmissão e apropriação de conhecimentos (dificuldades e transtornos) mediando todo esse movimento;

9 CONCEITUALIZAÇÃO Pensando cada aréa: - Curativa ou terapêutica: Busca reintegrar no processo de construção de conhecimento a criança ou jovem que apresenta problemas de aprendizagem; - Preventiva: busca refletir e desenvolver projetos pedagógicos-educacionais, tais como procedimentos em sala de aula, avaliações e planejamento na educação;

10 Parando para pensar O que se entende por intervenção e qual a sua principal prerrogativa?

11 O PSICOPEDAGOGO O psicopedagogo deve atuar tal qual um detetive, investigando, buscando pistas e selecionando-as, centrando-se sempre no processo de aprendizagem, não se esquecendo de levar em conta a totalidade dos fatores envolvidos (COSTA, 2008); O perfil que se espera de um psicopedagogo é o de um pesquisador apto a lidar com as mais adversas situações de aprendizagem;

12 O PSICOPEDAGOGO Segundo Bossa (2004), a Psicopedagogia, deve buscar entender o sujeito de maneira holística, ou melhor, em sua plenitude subjetiva e objetiva; Isso implica atualizar-se sempre, pois o psicopedagogo deve estar ciente que estará sempre em processo de formação;

13 O PSICOPEDAGOGO Além disso, é necessário: imaginação, criatividade, autonomia e disciplina; Manter os valores humanos como estandarte principal; portanto, ética e acuricidade andam juntas; Motivar o outro a caminhar com suas próprias pernas;

14 O PSICOPEDAGOGO Atividade: Dentro da perspectiva do que foi apresentado até agora, apontem quais os fatores de maior relevância para a constituição do profissional Psicopedagogo.


Carregar ppt "INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR Docente: Edson Alencar Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google