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1 AULA 4. Desvantagem geográfica do Brasil Atividades-Chave segundo Ballou Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos.

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1 1 AULA 4

2 Desvantagem geográfica do Brasil

3 Atividades-Chave segundo Ballou Serviços ao cliente (Marketing) - Identificar expectativas dos serviços logísticos - Estabelecer nível de serviço Transporte Internacional - Seleção de Modal - Consolidação de fretes Gerência de Estoques - Política de programação de estoques - Estratégia de armazenagem e Just in Time Processamento de Pedidos – Sistemas TI

4 Porque a logística é importante Reduzir custos logísticos Aumentar os lucros da empresa Agregar valor ao produto vendido Elevar nível de atendimento ao cliente

5 Jurídico Fiscal Financeiro Produção Engenharia Comercial Contabilidade Compras Programação Recebimento Expedição Informática Logística Internacional Logística Internacional Interfaces com outros departamentos

6 Secex / Decex Infraero ANVISA Consultoria Agente de Carga Operadores Logísticos Transportadoras Fornecedores Ministério Agricultura Receita Federal Despachante Aduaneiro Cias. Aéreas Cias. Marítimas Seguradora Logística Internacional Logística Internacional Integração com empresas e órgãos

7 Níveis de Serviço

8 Unitização no transporte aéreo

9 Tarifa Consolidada ëAté 45 Kg ëde 45Kg até 100Kg ëde 100Kg até 300Kg ëde 300Kg até 500Kg ëAcima de 500Kg Tarifa da Consolidada

10 Collect Fee % sobre o valor do frete Taxa de Desconsolidação Delivery Fee é a taxa p/ entrega dos documentos Taxas Acessórias – Modal Aéreo Fuel Surcharge Security Surcharge

11 Definições e cálculo do frete aéreo Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 M3 = 1/6 TON = 166 Kg Peso Bruto: peso propriamente dito Cálculo Frete Internacional

12 Exemplo: 01 Volume, peso bruto 50 kg Dimensões : 100 cm x 50 cm x 40 cm (CLA) Peso Cubado =100 x 50 x 40 = 33kg Peso Bruto 50 kg > Peso Cubado 33 kg, logo, Peso Taxado = 50 kg Cálculo Frete Internacional

13 Exemplo: Tarifa Miami para Viracopos: US$ 2,00 / Kg Frete Internacional = 50 kg x 2 = US$ 100,00 Collect Fee 2%, com mínimo de US$ 30,00 Collect Fee = US$ 30,00 Delivery Fee = US$ 20,00 Desconsolidação = US$ 20,00 Total Frete Internacional = US$ 170,00 Cálculo Frete Internacional

14 Transporte Internacional - Marítimo Órgãos e empresas intervenientes IMO – International Maritime Organization Secretaria dos Transportes Aquaviários Departamento dos Portos (Cia. Docas) Armador Agência Marítima NVOCC Agente de Cargas

15 Transporte Internacional - Marítimo Tipos de Navios Porta-Container Navio de Carga Geral Graneleiro Navio-tanque Navio Frigorífico Navio Multicarga Navio Curral

16 Transporte Internacional - Marítimo Medidas dos Containers

17 Transporte Internacional - Marítimo Capacidades dos Containers

18 Tipos de Containers Dry Boxadequado para cargas secas em geralDry Box - adequado para cargas secas em geral Bulk ContainerCom escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidosBulk Container - Com escotilhas posicionadas para carregamento e descarga - granéis sólidos

19 Ventilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação naturalVentilated - com pequenas aberturas nas laterais - utilizado para cargas que requisitam ventilação natural ReeferUnidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveisReefer - Unidade de refrigeração auto sustentável ou acoplável (ar ou força) - ideal para cargas perecíveis Tipos de Containers

20 OpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portasOpenTop - para cargas com dificuldade de manuseio pelas portas Open Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversizeOpen Side, Flat Rack e Plataforma -Apresentam uma ou mais paredes móveis. Para facilidades de acesso ou para cargas oversize Tipos de Containers

21 Tank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata- se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigososTank - Container - envolto por uma armação apropriada, trata- se de um tanque destinado ao transporte de líquidos em geral e perigosos Tipos de Containers

22 Tipos de Tarifas Marítimas FCL – Full Container Loaded LCL – Less Container Loaded

23 Taxas Acessórias – Modal Marítimo THC / Capatazia AFRMM representa 25% sobre o valor do frete Demurrage Port Congestion Bunker Extra Length Charge

24 Definições Peso Cubado: peso da carga definido com base nas dimensões do volume Fator de Estiva: 1 M3 = 1 TON Peso Bruto: peso propriamente dito Transporte Internacional - Marítimo

25 Parametrização – Canal Verde Liberação Automática Desembaraço Aduaneiro

26 Parametrização – Canal Amarelo Conferência Documental Desembaraço Aduaneiro

27 Parametrização – Canal Vermelho Conferência Documental e Física Desembaraço Aduaneiro

28 Exame de valor aduaneiro + Exame Documental + Conferência Física + Lista de preços Parametrização – Canal Cinza Desembaraço Aduaneiro

29 Tarifação sobre VALOR CIF ou KG ARMAZENAGEM AEROPORTUÁRIA INFRAERO PORTARIA DO COMANDO DA AERONÁUTICA NR. 219/GC5 de 27/03/2001 Armazenagem Aeroportuária INFRAERO: empresa estatal do Ministério da Aeronáutica, responsável pela administração dos aeroportos brasileiros, assim como dos terminais de carga (TECA) e de passageiros ATAERO – Adicional Tarifa Aeroportuária

30 Armazenagem Importação

31 Armazenagem Portuária Tarifação sobre VALOR CIF e períodos Portos e Terminais de carga Peculiaridade de Santos, margens de atracação THC ou Capatazia – manuseio das cargas ISPS Code – aumento de custos

32 Armazenagem Secundária - Porto Seco Terminal privado alfandegado, onde ocorre a movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias procedentes do exterior ou a ele destinadas, tendo como vantagens: Proximidade ao domicílio do importador Suspensão temporária dos tributos (Regimes Especiais) Tarifas menores que nas zonas primárias Maior agilidade na liberação de mercadorias

33 PÓS-GRADUAÇÃO LOGÍSTICA Incoterms Incoterms

34 PÓS-GRADUAÇÃO LOGÍSTICA CONTRATOS COMERCIAIS As transferências de mercadorias entre países, é uma atividade de risco, exigindo conhecimento abrangente das fases envolvidas no processo e cuidados especiais na sua realização; Uma das dificuldades encontra-se na fixação das bases dos contratos internacionais de venda de mercadorias, principalmente no tocante à divisão de responsabilidades, quanto a riscos e custos, entre o vendedor(exportador) e o comprador (importador);

35 Conjunto de regras internacionais de forma a dar precisão nas interpretações dos termos utilizados nos contratos de vendas e compras no comércio exterior. Com o intuito de minimizar a ocorrência de mal entendidos e disputas judiciais, a Câmara Internacional de Comércio, desenvolveu os INCOTERMS, que atualmente encontram-se na sua 8ª edição (2010). As anteriores são de 1936, 1963, 1967, 1976, 1980 e 1990, 2000) Publicação ICC – International Chamber of Commerce - Paris CCI – Câmara de Comércio Internacional – Comitê Brasileiro – Rio de Janeiro Internacional Commercial Terms

36 PÓS-GRADUAÇÃO LOGÍSTICA INCOTERMS DEFINEM: EmbalagemEmbalagem Transporte / Seguro InternoTransporte / Seguro Interno Despesas com ExportaçãoDespesas com Exportação Despesa de EmbarqueDespesa de Embarque Transporte InternacionalTransporte Internacional Seguro InternacionalSeguro Internacional Despesas de DescargaDespesas de Descarga Despesas de ImportaçãoDespesas de Importação DireitosDireitos Transporte / Seguro InternosTransporte / Seguro Internos Incoterms 2000

37 INCOTERMS - Forma de Apresentação GRUPO E: Partida EXW - Ex Works Transferência de Riscos no país de exportação, no estabelecimento do vendedor GRUPO F: Transporte Principal Não Pago FCA - Free Carrier FAS - Free Alogside Ship FOB - Free On Board Transferência de Riscos no país de exportação, quando os bens são entregues ao transportador (carregados ou não, SEM pagamento do transporte principal. GRUPO C: Transporte Principal Pago CFR - Cost and Freight CIF - Cost, Insurance and Freight CPT - Carriage paid to... CIP - Carriage and Insurance paid to... Transferência de Riscos no país de exportação, quando os bens são entregues ao transportador (carregados ou não, COM pagamento do transporte principal. GRUPO D: Chegada DAT - Delivered At Termina DAP - Delivered At Place DDP - Delivered Duty Paid Transferência de Riscos fora do país de exportação, quando os bens são entregues no exterior em porto, aeroporto ou qualquer local designado

38 PÓS-GRADUAÇÃO LOGÍSTICA Apresentação dos onze termos

39 EXW – Ex Works Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC EXW Se aplica a qualquer modal de transporte Os bens são entregues nas dependências do vendedor (origem), sem o carregamento, e não desembaraçadas para a exportação. Terminal de carga R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

40 FCA – Free Carrier Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC FCA Se aplica a qualquer modal de transporte Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para a exportação e carregados, se o local for o domicílio do vendedor. Caso a entrega ocorrer em qualquer outro local, o vendedor não é o responsável pela descarga. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador Terminal de carga

41 FAS – Free Alongside Ship Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC FAS Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas Os bens são entregues quando o vendedor coloca ao lado (ao longo do costado) do navio, no porto de embarque designado, desembaraçados para a exportação. Terminal de carga R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

42 FOB – Free On Bord Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC FOB Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas Os bens são entregues pelo vendedor a bordo do navio, no porto de embarque designado, desembaraçados para exportação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

43 CFR – Cost and Freight Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC CFR Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas Os bens são entregues pelo vendedor a bordo do navio, no porto de embarque, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o porto de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

44 CIF – Cost, Insurance and Freight Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC CIF Se aplica ao transp. marítimo e por águas internas Os bens são entregues pelo vendedor a bordo do navio, no porto de embarque, desembaraçados para exportação, com o transporte principal e o seguro pagos até o porto de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

45 CPT – Carriage Paid to... Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC CPT Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o local de destino designado. Se aplica a qualquer modal de transporte R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

46 CIP – Carriage and Insurance Paid to... Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC CIP Se aplica a qualquer modal de transporte Os bens são entregues ao transportador designado pelo comprador, no local por este indicado, desembaraçados para exportação, com o transporte principal pago até o local de destino designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

47 DAT – Delivered At Terminal Vendedor Dependências comprador Alfândega origem RCRC DAT Se aplica a qualquer modal de transporte Os bens são entregues pelo vendedor em um terminal, tanto portuário quanto aeroportuário, ponto de fronteira, porto seco, desembarcada do veículo transportador, desembaraçados para a exportação. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador Terminal de carga

48 DAP – Delivered At Place Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC DAP Os bens são entregues pelo vendedor em um local que não seja um terminal, inclusive no porto ou navio, pronta para ser desembarcada. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador Se aplica a qualquer modal de transporte

49 DDP – Delivered Duty Paid Vendedor Dependências comprador Alfândega origem Alfândega destino Terminal de carga RCRC DDP Se aplica a qualquer modal de transporte Os bens são entregues pelo vendedor no local de destino designado, desembaraçados para importação, com todos os direitos pagos, porém sem descarregá-los do veículo transportador. Esse local poderá ser o domicílio do comprador ou outro local designado. R = Risco C = Custo Vendedor Comprador

50 Nova Linha Azul - Habilitação Idoneidade fiscal (certidões negativas) Manter controle contábil informatizado Ampla AUDITORIA dos processos da empresa Patrimônio líquido igual ou superior a R$ ,00 Mínimo de cem operações de comércio exterior, somando ao menos, US$ ,00 ao ano

51 LOGÍSTICA Operador Logístico

52 Diferencial Competitivo e Logística O gerenciamento logístico eficiente, que pode proporcionar reduções expressivas de custo e agregação de valor a produtos e serviços é, na atualidade, um dos fatores estratégicos para a obtenção de diferencial competitivo.

53 Terceirização da Logística Muito embora a logística constitua hoje um fator estratégico de sucesso, diversas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços têm optado por terceirizar parte ou o todo de suas atividades logísticas.

54 Conceito de Operador Logístico Operador Logístico é uma empresa prestadora de serviços, especializada em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da Cadeia de Abastecimento, que agrega valor aos produtos e serviços de seus clientes e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços de gestão de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Fonte: "O Conceito de Operador Logístico".ABML – Associação Brasileira de Movimentação e Logística, Janeiro de 1999.

55 Outras Competências dos Operadores Logísticos Apurar sistematicamente os indicadores de desempenho adequados a cada fase de seus serviços. Competências adicionais constituem-se nos diferenciais entre os diversos operadores logísticos.

56 Fonte: COPPEAD

57 Atividades Relevantes na Gestão de Estoques Estabelecer a política de estoques com o cliente. Controlar e responsabilizar-se por quantidades. Utilizar técnicas modernas para acompanhar a evolução dos estoques em termos de quantidade e localização. Emitir relatórios periódicos. Garantir a rastreabilidade dos produtos.

58 Atividades Relevantes na Armazenagem Dispor de instalações adequadas com equipamentos de movimentação, armazenagem e outros. Receber e expedir. Dispor de Sistema de Administração de Armazéns (WMS), preferencialmente envolvendo código de barras, leitoras óticas e rádio frequência. Realizar controle de qualidade nos processos. Possuir apólice de seguros para instalações e materiais. Cumprir exigências legais.

59 Atividades Relevantes na Gestão de Transportes Contratar ou realizar transportes. Manter valores de fretes competitivos. Qualificar e homologar transportadoras. Negociar o nível de serviço com a transportadora. Conferir e realizar o pagamento de fretes. Medir e controlar o desempenho das transportadoras. Emitir relatórios periódicos sobre nível de serviço.

60 Razões para Terceirizar Atividades Logísticas Manter foco no negócio principal (core business). Aumentar a flexibilidade do processo logístico. Reduzir custos. Aumentar a cobertura geográfica. Ingressar em canais e mercados não familiares ou ainda não conquistados. Substituir área de armazenagem por área de produção. Melhorar o atendimento ao cliente.

61 Critérios Básicos para a Seleção de um Operador Logístico Estabilidade financeira. Experiência e consistência. Equipamentos e instalações físicas. Métodos operacionais. Tecnologia de informação. Potencial de crescimento. Custos.

62 Formação dos Preços A forma de cobrança dos operadores logísticos pode ser: Porcentual sobre o valor das mercadorias operadas, que é de fácil execução pois não exige controle e registro das operações efetuadas. O operador trabalha com uma média dos seus custos; Soma de preços unitários, pré-acordados com o cliente, de todas as operações realizadas num determinado período. Essa forma exige o controle e registro das operações realizadas, sendo mais justa, porém mais complexa.

63 Atividades Logísticas ao Longo da Cadeia de Abastecimento Atividades Logísticas Próprias da Administração de Materiais Atividades Logísticas da Administração de Materiais Junto à Manufatura Atividades Logísticas da Distribuição Junto à Manufatura Atividades Logísticas Próprias da Distribuição Atividades Logísticas da Distribuição Junto ao Cliente Atividades Logísticas da Distribuição Junto ao Consumidor Planejamento da Produção Previsão de Vendas Fornecedor Administração de Materiais ManufaturaDistribuiçãoComércioConsumidor

64 Formação do Contrato de Terceirização O sucesso da terceirização em logística depende fortemente de contratos cuidadosamente elaborados, que caracterizem de antemão as obrigações essenciais que cada que uma das partes deverá cumprir. Muito embora contratos, na sua forma final, devam ser preparados por advogados, é importante que as condições e características técnicas dos mesmos sejam elaborados por pessoal que estará diretamente envolvido com as operações e seu controle.

65 Pontos Essenciais na Formação do Contrato de Terceirização Características dos itens a serem operados e cuidados com os mesmos Quantidades envolvidas Freqüência das operações Nível de serviço exigido Preços e forma de cobrança Penalidades pelo não cumprimento das cláusulas Seguros

66 66 SISTEMAS DE CUSTOS LOGÍSTICOS

67 67 A LOGÍSTICA MOVIMENTA US$ 2,1 TRILHÕES, OU 16% DO PRODUTO BRUTO GLOBAL

68 68 CUSTOS LOGÍSTICOS – Fonte IMAM (2004) CUSTO BRASIL 17,0 % do PIB CUSTO EUA 8,4 % do PIB SENDO : 39% TRANSPORTE 23% ARMZENAGEM 27% MANUTENÇÃO DE ESTOQUES 11% OUTROS

69 69 EUA – ESTOQUE MILITAR = 7 MILHÕES DE ITENS EQUIVALENTE US$ 900 BILHÕES = 2 VEZES PIB BRASIL

70 70 O BRASIL AINDA É UM PAÍS COM ELEVADO ÍNDICE DE MANUSEIO DE PRODUTOS NA CADEIA LOGÍSTICA DA INDÚSTRIA AO CONSUMIDOR FINAL, O PRODUTO PODE SOFRER DE 14 A 18 MANUSEIOS OU MAIS.

71 71 PEDIDOS EMBALAGENS PACK LIST CONFERÊNCIA EDI PALET ROMANEIO DE GRADE REPOSIÇÃO CONTÍNUA AGENDAMENTO DOCAS ARMAZENAGEM CUSTOS LOGÍSTICOS VOLUMES COM BARRAS ENDEREÇO ELETRÔNICO PICKING TRANSPORTE

72 72 CONCLUINDO: Logística deve ter por objetivo criar vantagens competitivas e maximizar resultados através da SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

73 73 AULA 5

74 74 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

75 Consultoria - (11) Celular - (11)


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