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Cenário: Evolução Tecnológica Aumento da Competição Excesso de Oferta Mudanças nas expectativas dos clientes Redução no ciclo de vida dos produtos Desafios.

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2 Cenário: Evolução Tecnológica Aumento da Competição Excesso de Oferta Mudanças nas expectativas dos clientes Redução no ciclo de vida dos produtos Desafios para os gestores: Entender que os empreendimentos precisam ser competitivos. O fator preço deve ser encarado como um elemento decisivo A gestão de custos é fundamental O conhecimento das operações é imprescindível

3 Custo Fixo Total (CFT) – não depende da quantidade produzida. Custo Variável Total (CVT) – depende diretamente da quantidade produzida. Custo Total (CT = CFT + CVT). Custo Fixo Médio (CFMe = CFT/Q). Custo Variável Médio (CVMe = CVT/Q). Custo Total Médio (CTMe ou custo unitário = CT/Q). Custo Marginal (CMg = ΔCT/ΔQ) – é o acréscimo no custo total dado o aumento de uma unidade de produção. Custos diretos – os custos incorridos diretamente na produção. Custos indiretos – os custos que não estão diretamente ligados a produção.

4 Sli de 4 Produção (unidades/ano) Custo ($ por ano) CMg CTMe CVMe CFMe

5 NomenclaturaValor a. Calça fabricadas no mês (unid) b. Camisas fabricadas no mês (unid) c. Jeans consumido na fabricação das calças$ d. Tecido consumido na fabricação das camisas$ e. Mão-de-obra direta utilizada na fabricação de calças$ f. Mão-de-obra direta utilizada na fabricação de camisas$ Custo unitário direto da calça (c+e)/a$ 9,00 Custo unitário direto da camisa (d+f)/b$ 3,20

6 NomenclaturaValor a. Custo da mão-de-obra indireta utilizada na fábrica$ b. Despesa com aluguel do prédio da fábrica$ c. Outros custos fixos de produção$ d. Despesas fixas com a comercialização dos produtos$ e. Despesas administrativas fixas$ Total dos custos e despesas indiretos$

7 Custeio por absorção – os custos fixos são absorvidos através de rateio. Custeio Variável – a distribuição dos custos limita-se aos custos variáveis e o custo fixo é absorvido pelo resultado global. Custeio baseado em atividades (activity based costing – ABC) – os custos são determinados através das atividades da empresa.

8 Bases de Rateio: Área ocupada Quantidade de empregados Valor do imobilizado Valor da folha de pagamento Capital operacional

9 NomenclaturaCalças (%) Camisas (%) Total (%) a. Custo da mão-de-obra indireta utilizada na fábrica b. Despesa com aluguel do prédio da fábrica c. Outros custos fixos de produção d. Despesas fixas com a comercialização dos produtos e. Despesas administrativas fixas50 100

10 NomenclaturaCalçasCamisasTotal Custo da mão-de-obra indireta utilizada na fábrica Despesa com aluguel do prédio da fábrica Outros custos fixos de produção Despesas fixas com a comercialização dos produtos Despesas administrativas fixas Total dos custos indiretos distribuídos por produto (/) Quantidades produzidas (=) Custo unitário indireto por produto3,671,55 (+) Custo unitário direto por produto9,003,20 (=) Custo unitário total por produto12,674,75

11 NomenclaturaCalçasCamisasTotal Volume fabricado e vendido no mês Preço unitário de venda20,008,00 Receita Bruta Custos e Despesas Imposto de renda/contribuição social = 35% Lucro líquido

12 NomenclaturaCalçasCamisasTotal Volume fabricado e vendido no mês Preço unitário de venda20,008,00 Receita Bruta Custos e Despesas Imposto de renda/contribuição social = 35% Lucro líquido

13 NomenclaturaCalçasCamisasTotal Volume fabricado e vendido no mês Preço unitário de venda20,008,00 Receita Bruta Custos e Despesas Imposto de renda/contribuição social = 35% Lucro líquido

14 NomenclaturaCalçasCamisasTotal Preço de venda unitário20,008,00 (-) impostos e contribuições sobre as vendas (30%)6,002,40 (-) custo das matérias-primas7,502,67 (-) custo da mão-de-obra direta1,500,53 (=) margem de contribuição unitária5,002,40 Margem de contribuição unitária (%)25%30% (x) Volume fabricado e vendido no mês (=) margem de contribuição global (-) custos fixos (=) lucro antes do IR e da Contribuição Social (-) IR e Contribuição Social (35%) (=) lucro líquido33.800

15 Acréscimos ao custo Preço do produto = custos variáveis x (1 + % mark-up) Preço do produto = [custos diretos do produto + parcela dos custos indiretos] x (1 + % mark-up) Preço do produto = [custos diretos do produto + parcela dos custos indiretos] / (1 - % mark-up)

16 Análise do Ponto de Equilíbrio É um método utilizado para se definir a quantidade mínima de unidades vendidas, a um determinado preço, que permita cobrir todos os custos. Q = CF/(P – CVMe) Exemplo Numérico: CF = $ P = $ 10 CV = $ 6 Receitas10 x Q (-) CV6 x Q = MC4 x Q (-) CF = Lucro0 Cálculo do Ponto de Equilíbrio 4 x Q – = 0 Q = /4 = unidades Receita = 10 x = $

17 Análise do Ponto de Equilíbrio Receitas e Custos Totais Ponto de Equilíbrio Custo Fixo Número de unidades vendidas Receitas Totais Custos Totais Custo Variável

18 Análise do Ponto de Equilíbrio Mudança proativa no preço (ex. redução no preço para aumento da quantidade vendida). Mudança somente nos custos variáveis Mudança nos custos variáveis e no preço Mudança nos custos fixos Mudança no preço, no custo variável e no custo fixo Mudança reativa nos preços

19 Função da Taxa de Retorno Baseada na taxa de retorno esperado pelo investimento. Neste caso o empresário determina qual a taxa de retorno esperada em relação ao investimento promovido e a partir daí estabelece o preço no qual o produto deve ser vendido. Lucro (meta) = Investimento x Taxa de Retorno

20 Investimentos = $ Taxa de retorno exigida = 20% ao ano Meta de lucro = $ x 20% = $ CVMe = $ 12 e CFT = $ Q = (quantidade estimada de vendas) Receitas P x (-) Custos Variáveis 12 x = Margem de contribuição(P-12) x (-) Custos Fixos = Lucro

21 Cálculo do ponto de equilíbrio (P – 12) x – = P = [( )/ ] + 12 = $ 22 Receita = x 22 = $ O principal problema desse método é que ele considera que a demanda é dada independentemente do preço a ser definido.

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23 Fontes de Recursos: Recursos próprios (capital social + lucro não distribuído) Recursos de terceiros: De natureza operacional (impostos e contribuições; salários e encargos; adiantamentos de clientes e fornecedores; etc.) De natureza financeira (empréstimos e financiamentos)

24 Destinação dos Recursos: Capital Fixo (imobilizado e diferido) Capital de Giro: Caixa Financiamento a clientes Estocagem

25 Destinação de RecursosFontes dos Recursos Capital de Giro:Recursos de Terceiros: Operacionais: fornecedores/governo/prestador es de serviços/clientes/empregados Financeiros: bancos Capital Fixo: Imobilizações e gastos diferidos Recursos Próprios: Aplicados pelos proprietários (+) lucros retidos Caixa Contas a Receber Estoques

26 Destinação de RecursosFontes dos Recursos Necessidade de capital de giro: Capital de giro (-) Financiamentos do capital de giro (recursos de terceiros de natureza operacional) Recursos de Terceiros: Bancos Recursos Próprios: Aplicados pelos proprietários (+) lucros retidos Capital Fixo: Imobilizações e gastos diferidos

27 Análise da estrutura tributária da atividade empresarial Importância do planejamento tributário Tributos Diretos e Indiretos Capacidade de repasse para os preços

28 TributoCompetênciaFato Gerador Base de Cálculo CumulativoAlíquotas ICMSEstados e DFCirculação Mercadorias Valor da Operação Não7 a 19% ISSMunicipalPrestação Serviços Valor da Operação Sim5% IRPJFederalLucroReal, presumido Sim15 e 10% CSLLFederalLucroResultado Positivo Sim9% IPIFederalVenda de Prod. Indus. Valor da Operação NãoVariadas CofinsFederalGeração Receitas Receitas Geradas Não7,6% PISFederalGeração Receitas Receitas Geradas Não1,65% SimplesFederalGeração Receitas Receitas Geradas SimVariadas


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