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SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
módulo três SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS

2 Planejamento de recursos empresariais e sistemas de colaboração
Capítulo 10 Planejamento de recursos empresariais e sistemas de colaboração

3 VISÃO GERAL SEÇÃO 10.1 – Planejamento de recursos empresariais
Componentes centrais do ERP Componentes estendidos do ERP Integração de SCM, CRM e ERP Medição do sucesso do ERP Escolha do software do ERP

4 VISÃO GERAL SEÇÃO 10.2 – Sistemas de colaboração
Equipes, parcerias e alianças Sistemas de colaboração Sistemas de gestão do conhecimento Sistemas de gestão de conteúdo Sistemas de gestão do workflow Sistemas de groupware

5 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
SEÇÃO 10.1 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS

6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Comparar os componentes centrais e estendidos do planejamento de recursos empresariais. Descrever os três principais componentes encontrados nos sistemas centrais de planejamento de recursos empresariais. Descrever os quatro principais componentes encontrados nos sistemas estendidos de planejamento de recursos empresariais. 1. Comparar os componentes centrais e estendidos do planejamento de recursos empresariais. Componentes centrais do ERP são aqueles tradicionais incluídos na maioria dos sistemas ERP e focam nas operações internas. Componentes estendidos do ERP são os aqueles extras que atendem às necessidades organizacionais não satisfeitas pelos componentes centrais e focam em operações externas. 2. Descrever os três principais componentes encontrados nos sistemas centrais de planejamento de recursos empresariais. Componentes de contabilidade e finanças do ERP – gerenciam os dados de contabilidade e os processos financeiros dentro da empresa com funções como livro razão, contas a pagar, contas a receber, orçamento e gestão de ativos. Componentes do ERP de gerenciamento de produção e materiais – lidam com os diversos aspectos do planejamento da produção e execução, como a previsão de demanda, a programação de produção, a contabilidade dos custos de trabalho e o controle de qualidade. Componentes do ERP de recursos humanos – acompanham as informações do funcionário, incluindo salários, benefícios, remuneração e avaliação de desempenho e garantem o cumprimento dos requerimentos legais de várias jurisdições e autoridades fiscais. 3. Descrever os quatro principais componentes encontrados nos sistemas estendidos de planejamento de recursos empresariais. A inteligência de negócios – descreve informações que as pessoas utilizam para sustentar suas tomadas de decisões. A gestão do relacionamento com o cliente – envolve o gerenciamento de todos os aspectos do relacionamento do cliente com uma empresa para aumentar a fidelidade, a retenção de clientes e a lucratividade de uma organização. A gestão da cadeia de suprimento – envolve o gerenciamento dos fluxos de informação entre as etapas da cadeia de suprimento para maximizar suas eficácia e rentabilidade totais. O e-Business – significa conduzir negócios na internet, não apenas comprando e vendendo, mas também servindo os clientes e colaborando com os parceiros de negócios.

7 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Explicar o valor de negócio da integração da gestão da cadeia de suprimento, da gestão de relacionamento com o cliente e dos sistemas de planejamento de recursos empresariais. Explicar como uma organização pode utilizar um balanced scorecard para medir o sucesso. 4. Explicar o valor de negócio da integração da gestão da cadeia de suprimento, da gestão de relacionamento com o cliente e dos sistemas de planejamento de recursos empresariais. A maioria das organizações parcelam suas aplicações juntas uma vez que nenhum fornecedor pode responder às necessidades de todas as organizações; assim, os clientes adquirem múltiplas aplicações de múltiplos fornecedores. Por exemplo, uma única organização pode escolher seus componentes de CRM da Siebel, SCM da i2, finanças do Oracle e recursos humanos da PeopleSoft. Estas aplicações devem estar integradas de forma a fornecer uma visão panorâmica da informação. 5. Explicar como uma organização pode utilizar um balanced scorecard para medir o sucesso? O balanced scorecard é um sistema de gestão, bem como um sistema de medição, que permite que as organizações esclareçam sua visão e sua estratégia e traduzam‑nas em ação. Ele fornece um feedback em torno dos processos internos de negócios e dos resultados externos, a fim de melhorar continuamente o desempenho estratégico e os resultados. Um sistema ERP é incrivelmente difícil de mensurar uma vez que ele abrange toda a organização e atinge quase todos os departamentos. Medir o sucesso de um sistema ERP é uma das tarefas mais difíceis que uma organização pode assumir. Ao usar o balanced scorecard uma organização pode começar a definir os níveis de sucesso da implementação do ERP.

8 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
Integra todos os departamentos e funções da organização em um único sistema de TI (ou em um conjunto integrado de sistemas de TI) para que os colaboradores possam tomar decisões visualizando as informações em todas as operações de negócios. Esta seção cobre: Componentes centrais do ERP Componentes estendidos do ERP Benefícios ERP Riscos ERP Futuro do ERP VÍDEO EM SALA DE AULA Estratégia para alinhar negócios e tecnologia: ERP Vídeo Um gerenciamento financeiro sólido é essencial para tocar o seu negócio. O sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) apoia o gerenciamento financeiro assim como outras funções de back office, como recursos humanos. Apesar de não ser considerado missão crítica, os sistemas ERP devem ser implementados e gerenciados corretamente para fornecer visibilidade das operações de uma maneira flexível e de bom custo-benefício. Integre empresas de análise de destaque, Gartner Inc. VP e Distinguished Analyst Jeff Comport, e Kirsten Greenfield, Practice Director of Oracle Professional Services, USinternetworking, Inc. (USi), para um novo webcast disponível, “Closing the Application Value Gap: Strategies for Aligning IT with Business” enquanto estudam como as organizações tiram o benefício máximo de seus investimentos na ERP. Você também aprenderá as etapas que a Usi client, The Princeton Review, seguiu para gerenciar efetivamente a manutenção contínua da implementação do Oracle enquanto estrategicamente amplia seus recursos internos de TI. Se ligue e aprenda: * Dois exercícios para determinar se uma solução ERP é ou não a certa para você * Estratégias-chaves para a implementação do sistema ERP * Como andar pela corda bamba entre o que ter internamente, o que desenvolver, e o que conseguir de fora da organização * Como extrair o máximo de um sistema ERP * Como fazer de seu sistema ERP a “única fonte da verdade”

9 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
Razões pelas quais os sistemas de ERP são poderosas ferramentas: ERP é uma solução lógica para aplicações incompatíveis. ERP aborda o compartilhamento e divulgação globais de informação. ERP evita o desgaste e o custo de consertos de sistemas legados. VÍDEO EM SALA DE AULA Giant Bicycle “Antigamente, nosso departamento de atendimento ao cliente tinha que sair do telefone, olhar para três ou quatro telas, entrar em um gabinete de arquivos, e contactar um armazém para rastrear um carregamento”, diz Mike Forte, diretor de sistemas de estratégias de informação na Giant Bicycle USA. “Agora eles podem ver todo o processo de carregamento na tela, na ponta de seus dedos.” Assista a este vídeo para ver como a Microsoft Business Solutions–Axapta (agora Microsoft Dynamics AX) ajudou a Giant Bicycle USA a ligar quatro fábricas com 12 centros de distribuição e fornecer informações imediatas ao pessoal de atendimento ao cliente.

10 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
Amostra de um banco de dados de vendas Ao exibir o exemplo banco de dados de vendas e do banco de dados de contabilidade não se esqueça de apontar as diferenças nos dados. Pergunte a seus alunos porque seria difícil correlacionar estas duas planilhas: Como você pode entender os clientes se uma planilha tem o nome do cliente e a outra tem a identificação do cliente? Como você pode entender os representantes de vendas se uma planilha tem o nome do representante e a outra tem a identificação do representante? O formato da data é diferente – isso será um problema? Uma quantidade é medida em unidades e a outra em pontos decimais – que problema isto causará? O preço da unidade e o custo da unidade são arrendondados para dólares em uma planilha e na outra os centavos são mostrados – que problema isto causará?

11 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
Amostra de um sistema de contabilidade Ao exibir o exemplo banco de dados de vendas e do banco de dados de contabilidade não se esqueça de apontar as diferenças nos dados. Pergunte a seus alunos porque seria difícil correlacionar estas duas planilhas: Como você pode entender os clientes se uma planilha tem o nome do cliente e a outra tem a identificação do cliente? Como você pode entender os representantes de vendas se uma planilha tem o nome do representante e a outra tem a identificação do representante? O formato da data é diferente – isso será um problema? Uma quantidade é medida em unidades e a outra em pontos decimais – que problema isto causará? O preço da unidade e o custo da unidade são arrendondados para dólares em uma planilha e na outra os centavos são mostrados – que problema isto causará?

12 PLANEJAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS
O Sistema ERP coleta dados de toda a organização e os correlaciona gerando uma visão da companhia. O verdadeiro benefício de um sistema ERP é a sua habilidade de apanhar os diferentes formatos de dados dos diferentes sistemas organizacionais e correlacionar, agregar e providenciar uma visão panorâmica das informações organizacionais de toda a empresa. As suas planilhas anteriores mostram exemplos de diferenças em dados que podem ser contornados usando um sistema ERP. Pergunte a seus alunos porque é importante ter uma visão panorâmica dos dados de toda a empresa? Sem entender como todas as diferentes visões, produtos, departamentos etc, operam, você não pode levar os negócios adiante.

13 O CORAÇÃO DO ERP No coração de todos os sistemas ERP está um banco de dados Porque as organizações precisam de integrações se um sistema ERP contém uma base de dados que conecta todos os aplicativos? A maioria das organizações operam silos funcionais e cada departamento tem seus próprios sistemas Uma empresa deve adquirir um ERP para que todas os silos funcionais se encontrarem em um sistema, no entanto, isto não acontece com muita frequência na prática. A maioria das organizações exigem de 10 a 100 e de 100 a sistemas diferentes para conduzir os negócios. Encontrar um sistema que supra todas as necessidades de uma organização inteira, de faturamento a vendas, é quase impossível, “um tipo de utopia”. Uma organização pode adquirir um ERP e ainda ter outros aplicativos conduzindo partes dos seus negócios (por exemplo, pacotes de tributação) que não têm suporte, ou não têm um bom suporte, pelo sistema ERP.

14 O CORAÇÃO DO ERP Sistemas ERP automatizam os processos de negócios
Os sistemas ERP automatizam os processos empresariais, por exemplo, atendimento pedidos: Quando um CSR tira o pedido de um cliente, ele tem todas as informações necessárias para completá‑lo (a avaliação de crédito e o histórico de pedidos, os níveis de estoque da empresa e o cronograma de entrega). Uma vez que a empresa está usando um ERP, todos na empresa automaticamente verão as informações que o CSR registra no sistema ERP. Quando um departamento finaliza o pedido, esse é automaticamente encaminhado pelo sistema do ERP para o departamento seguinte. Para determinar onde um pedido se encontra em uma certa hora, o usuário precisa apenas entrar no sistema e rastreá-lo.

15 O CORAÇÃO DO ERP A organização antes de ERP
Na maioria das organizações, as informações eram tradicionalmente isoladas em departamentos específicos, seja numa base de dados individual, em um gabinete de arquivos ou no computador de um funcionário. O ERP permite que os funcionários da empresa toda compartilhem informações em um único banco de dados centralizado. Com capacidades estendidas do portal, uma empresa pode também envolver os seus fornecedores e clientes no processo de workflow, permitindo que o ERP penetre na cadeia de valor e ajude a empresa a alcançar maior eficiência operacional. Quando analisar este diagrama, demonstre aos alunos como cada departamento tem sua própria base de dados, separada de todos os outros departamentos organizacionais. Pergunte aos seus alunos que tipos de problemas podem ocorrer se todos os departamentos mantivessem seus próprios sistemas e bases de dados. Problemas de atualização Redundância. Informações imprecisas na base de dados. Diferentes formatos de informação nas diferentes bases de dados. Impossibilidade de acessar as informações de outros departamentos e não obter uma visão completa da organização. Diferentes informações do cliente em diferentes bases de dados. Contato com o cliente de vários departamentos com diferentes mensagens.

16 O CORAÇÃO DO ERP ERP – unindo a organização
Na maioria das organizações,as informações eram tradicionalmente isoladas em departamentos específicos,seja numa base de dados individual, em um gabinete de arquivos ou no computador de um funcionário. O ERP permite que os funcionários da empresa toda compartilhem informações em um único banco de dados centralizado. Com capacidades estendidas do portal, uma empresa pode também envolver os seus fornecedores e clientes no processo de workflow, permitindo que o ERP penetre na cadeia de valor e ajude a empresa a alcançar maior eficiência operacional. Quando discutir este slide, certifique-se de explicar aos seus alunos como uma base de dados que dá suporte à organização inteira pode eliminar muitos dos problema abordados nos slides anteriores. Pergunte aos seus alunos quais problemas podem ocorrer ao ter uma base de dados que dê suporte à organização inteira: Não é tão flexível e é bem mais difícil de mudar. Pode não satisfazer todas as necessidades dos departamentos, como também de sistemas individuais específicos. Altos níveis de acesso aumentam problemas de segurança. Dilemas éticos ao acessar as informações de diferentes departamentos – como folhas de pagamento.

17 A EVOLUÇÃO DO ERP Este é um excelente diagrama que exibe onde ERP começou e para onde está indo. Pergunte a seus alunos quais componentes podem ser inseridos num sistema ERP no futuro: Second Life Wiki Collaboratio EXERCÍCIO EM SALA DE AULA Projetano um painel digital para um sistema ERP Painéis digitais oferecem uma maneira eficaz e eficiente de olhar as informações de toda a empresa quase em tempo real. De acordo com a Nucleus Research, há uma correlação direta entre o uso de painés digitais e o retorno de investimento (ROI) de uma empresa, por isso, todos os executivos deveriam usar ou impulsionar o uso de painés digitais para monitorar e analisar operações organizacionais. Separe seus alunos em grupos e peça que eles desenvolvam um painel digital para um sistema ERP. Reveja os painéis digitais na página 98. Certifique-se que seus alunos abordaram em seus painés digitais os seguintes itens: Contabilidade Finanças Logística Produção Distribuição Fabricação Recursos humanos SCM CRM


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