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Sistemas de Informações AULA 2

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informações AULA 2"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informações AULA 2
PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações AULA 2 ERP

2 ERP: Enterprise Resource Planning
(Planejamento de Recursos Empresariais) Software ou conceito? Ferramenta de apoio à Gestão baseada na INTEGRAÇÃO

3 Séculos XVIII e XIX: Revolução Industrial
Antecedentes Séculos XVIII e XIX: Revolução Industrial Século XX: desenvolvimento industrial em escala mundial Década de 50: Invenção do computador. Início da utilização de computadores em empresas. Desenvolvimento dos primeiros sistemas de controle de estoque (processos caros, ainda lentos e para muito poucos), que rodavam em mainframes . 3

4 Substituição da válvula pelo transistor (precursor do chip).
Antecedentes Década de 60: Substituição da válvula pelo transistor (precursor do chip). Crescimento da utilização dos computadores no ambiente empresarial. Aumento da complexidade da gestão empresarial devido ao crescimento das empresas e à grande expansão dos mercados internacionais. 4

5 Algumas “profecias”... “I think there is a world market for maybe five computers.” Thomas Watson, chairman da IBM, 1943 “No futuro, os computadores não pesarão mais que 1,5 tonelada.” Revista Popular Mechanincs, 1949 “640 Kb de memória são mais do que suficientes para qualquer um”. Bill Gates, fundador e presidente da Microsoft, 1981

6 Os primeiros sistemas de informação:
Antecedentes Os primeiros sistemas de informação: O computador era coisa “do outro mundo”, desconhecido da maioria das pessoas e empresas Programação era uma tarefa de altíssima complexidade Ainda não existiam estudos para orientar a programação, a análise e a gestão de projetos de sistemas Sistemas complexos e rudimentares Isolados (sem integração) 6

7 Antecedentes Os primeiros sistemas de informação:
Cada departamento construía o seu sistema para atender às suas necessidades internas, sem considerar as integrações com os outros departamentos. Resultado: sistemas isolados, que não conversavam entre si, e com bancos de dados também isolados. A integração entre departamentos era feita manualmente, através de documentos em papel, que eram transportados de um departamento para outro. Contábil Suprimentos Estoque Distribuição Vendas Financeiro Produção RH 7

8 MRP: o pioneiro Década de 70: MRP - Material Requirement Planning (Planejamento das Requisições de Materiais) Objetivo: planejamento do uso dos insumos e a administração das etapas dos processos produtivos Baseado na equação universal da manufatura: O que iremos fabricar? O que precisamos para fabricar? O que temos em estoque? Quais materiais ou componentes temos que produzir ou comprar? 8

9 MRP - Material Requirement Planning
MRP: o pioneiro MRP - Material Requirement Planning Criado para atender necessidades da indústria. Possibilitavam o estabelecimento de métodos para determinar a necessidade de materiais e componentes. Conjuntos (pacotes) de sistemas integrados, com um banco de dados único e que conversavam entre si. Porém, atendia apenas ao processo de produção. 9

10 Revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística.
ERP Décadas de 80/90 Início das redes de computadores ligadas a um servidor (arquitetura client-server), estrutura mais barata e simples que os mainframes. Maior integração entre os departamentos, com a agregação ao sistema das áreas de finanças, custos, compras, vendas e recursos humanos. Revolução nas atividades de gerenciamento de produção e logística. 10

11 ERP Macro-visão Protheus (Totvs) 11

12 Aumento na qualidade e precisão das informações.
ERP – As primeiras percepções Benefícios Aumento na qualidade e precisão das informações. Maior controle sobre as atividades. Integração entre os departamentos torn-se transparente. Dificuldades: Percepção de aumento de trabalho (tudo tem que ser feito através do sistema e no tempo adequado). Departamentos que dependem de uma informação cobram os departamentos que devem gerá-la. Aumenta a exigência de prestação de contas. “Quebra-galhos” e “jeitinhos” se tornam mais difíceis. 12

13 Ferramentas de colaboração Marketplaces Verticalização
ERP II – A evolução Décadas de 90/2000 Pontos de evolução: Ferramentas de colaboração Marketplaces Verticalização Integração com SCM e CRM Criação de pacotes para pequenas e médias empresas 13

14 Agronegócio Construção Distribuição Educacional Indústria Jurídico
ERP II Agronegócio Construção Distribuição Educacional Indústria Jurídico Saúde Serviços Varejo VERTICALIZAÇÃO: 14

15 Estrutura típica de um sistema ERP
Estrutura típica de funcionamento de um sistema ERP (DAVENPORT, 1998)

16 Principais fornecedores
16

17 Market Share - Mundial Fonte: Gartner Group - Market Share Analysis: ERP Software, Worldwide, 2011

18 Market Share - Brasil Fonte: FGV-EAESP-CIA

19 Market Share – Brasil - Por Segmento
Fonte: FGV-EAESP-CIA

20 ERP - Vantagens Integração entre os departamentos da empresa, eliminando o uso de interfaces manuais Otimiza e consolida os processos internos Otimiza o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização Diminuição de retrabalho Tráfego de informação em tempo real Constitui-se numa base dados consolidada que permite otimizar o processo de tomada de decisão Elimina a redundância de informações e atividades Incorporação de melhores práticas (codificadas no sistema) aos processos internos da empresa Redução de estoque Redução de pessoal Redução de custos Reduz os limites de tempo de resposta ao mercado Aumenta a produtividade e competitividade da empresa

21 ERP - Desvantagens A empresa terá que se adaptar ao sistema
Implica em mudança de procedimentos e até culturais Implementação demorada Não funciona se todos os usuários não cumprirem o seu papel adequadamente, no tempo certo Um ERP não resolve problemas organizacionais, gerenciais ou operacionais. Pelo contrário, se a empresa não estiver preparada, o sistema pode prejudicar ainda mais a situação A utilização do ERP, por si só, não faz a integração da empresa Altos custos nem sempre correspondem a benefícios na mesma proporção Dependência do fornecedor Aumento no grau de imitação e padronização entre as empresas que utilizam o mesmo sistema

22 Fatores Críticos de Sucesso
Planejamento, organização, comando e controle Visão e objetivos claros Metas bem definidas e realistas Envolvimento e apoio da direção Envolvimento, comprometimento e disciplina por parte de todos os usuários Forte gerenciamento de mudanças Definição clara de necessidades Marcos de verificação intermediários Fornecedor competente Infraestrutura adequada Preparo dos usuários


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