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Sistemas de Informações 1 Prof. Vladimir Chagas PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO.

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1 Sistemas de Informações 1 Prof. Vladimir Chagas PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO

2 Sistemas de Informações 2 Vladimir Chagas Graduado em Administração de Empresas – UniSant´anna Especialização em Análise de Sistemas – Escola Técnica Federal de São Paulo MBA em Gestão de Tecnologia da Informação - FIAP. Experiência de 5 anos como professor universitário em cursos de graduação e pós- graduação, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Bancos de Dados, Comércio Eletrônico, Negócios Virtuais e TI aplicada às áreas de Administração, Marketing, RH, Gestão Comercial e Gestão Ambiental. Experiência de 25 anos na área de Tecnologia da Informação como técnico e gestor (T-Systems, Altran, Debis) em projetos de empresas como Bradesco, Mercedez Bens, Pão de Açúcar, Laboratório Fleury, BrasilPrev, Agip Liquigás, Unimed, Atacadão. Experiência de 10 anos em trabalhos sociais e projetos de inclusão digital. Professor

3 Sistemas de Informações 3 AULA 1 Introdução

4 Sistemas de Informações 4 Um bem chamado Informação Uma das formas mais importantes de reduzir o risco da administração de marketing é dispor do máximo de conhecimento e compreensão do comportamento das inúmeras variáveis externas e internas à empresa. (...) Para se ter conhecimento e compreensão desses dois importantes aspectos são necessários a disponibilidade da informação e o seu uso correto. Muitas vezes a empresa dispõe de grande quantidade de informações, mas irrelevantes e (ou) de baixa qualidade, comprometendo todo o seu processo de marketing. Outras vezes, a empresa dispõe de grande quantidade de informações relevantes e de boa qualidade, mas os executivos de marketing não percebem a importância do seu uso e tomam decisões baseadas unicamente nas suas intuições e experiências. (...) Há também empresas que dispõem de grande quantidade de informações pertinentes e com qualidade, mas que são utilizadas de forma errada no processo de decisão em marketing, quer por desconhecimento dos usuários de como triar a informação adequada, quer por terem dificuldades em interpretá-las corretamente, gerando com isso um comprometimento do processo de planejamento de marketing como um todo. (Philip Kotler)

5 Sistemas de Informações 5 Conceitos sistêmicos

6 Sistemas de Informações 6 Modelo genérico de sistemas Entrada Processame nto Saída Armazenamento Ambiente Teoria Geral de Sistemas (Bertalanffy, 1968)

7 Sistemas de Informações 7 O que é um Sistema de Informação? Conceito : Conjunto de processos para receber, processar, armazenar e fornecer informações. Atualmente, porém, devido ao alto grau de utilização e avanço da tecnologia, costuma-se associar o termo Sistema de Informação à realização de processos através de meios automatizados (ou seja, computadores e seus periféricos). MAS... POR QUÊ? Entrada de informações Entrada de informações Processamento de informações Processamento de informações Saída de informações Saída de informações Armazenamento de informações Armazenamento de informações Ambiente

8 Sistemas de Informações 8 Princípios da automatização Um computador é uma máquina programável, ou seja, pode ser programado para funcionar de inúmeras formas diferentes e atender a necessidades específicas. Um computador é uma máquina capaz de: - receber informações do meio externo - processar estas informações - armazenar estas informações - recuperar estas informações - produzir saídas a partir destas informações Um computador é uma máquina capaz de executar determinados tipos de operações rotineiras de forma mais rápida, segura e precisa que um ser humano. PORÉM, TUDO O QUE UM COMPUTADOR FAZ DEPENDE DE UMA PROGRAMAÇÃO PRÉVIA, QUE É REALIZADA POR UM SER HUMANO.

9 Sistemas de Informações 9 Componentes de um Sistema de Informação

10 Sistemas de Informações 10 Relações empresariais: A empresa como um sistema

11 Sistemas de Informações 11 Relações empresariais externas Órgãos Reguladores Governo Sindicatos Fornecedores Sociedade Meio Ambiente Clientes Parceiros Concorrentes

12 Sistemas de Informações 12 Relações empresariais internas Estratégico Tático Operacional Relações horizontais Relações verticais

13 Sistemas de Informações 13 O que está envolvido nestas relações? Entrada Processame nto Saída Armazenamento Ambiente

14 Sistemas de Informações 14 CONCLUSÃO A Tecnologia da Informação é um tipo deTecnologia preparada para suportar todas as transações de uma empresa que envolvam entrada, processamento, armazenamento ou saída de informações, em todos os níveis hierárquicos, tanto interna quanto externamente.

15 Sistemas de Informações 15 Apoio ao Gerenciamento de Operações e Projetos Apoio às Operações e Processos Fornecimento de Informação Estratégica para criação de Vantagens Competitivas Principais Papéis dos Sistemas de Informação Estratégico Tático Operacional

16 Sistemas de Informações 16 Contextualização histórica

17 Sistemas de Informações 17 História da humanidade sob a ótica da tecnologia A linha do tempo da ciência e tecnologia

18 Sistemas de Informações 18 O Primeiro Computador O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert, da Universidade da Pensilvânia. Mauchly e Eckert propuseram ao exército norte-americano, em 1943, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objetivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e patenteado em 26 de Junho de Fonte:

19 Sistemas de Informações 19 O ENIAC foi construído com válvulas, resistências, condensadores, relés e interruptores. Pesava 30 toneladas, consumia watts de potência e ocupava várias salas. Quando em operação, produzia tanto calor que necessitava de um sistema de ar forçado para arrefecimento. O Primeiro Computador

20 Sistemas de Informações 20 Um pequeno computador com um processador Pentium a 150Mhz é capaz de realizar 300 milhões de cálculos por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar A memória do ENIAC apenas permitia guardar 200 bits, enquanto qualquer computador atualmente tem pelo menos 1 Terabyte. Um pequeno comparativo x

21 Sistemas de Informações 21 (*) Com: Gravador DVD Monitor de LCD Câmera Microfone Wireless Bluetooth Evolução dos PCs ANOPROCESSADORMEMÓRIAHDPREÇO (8 Mhz)256 Kb10 MbUS$ 5.000, (20 Mhz)2 Mb40 MbUS$ 4.000, (33 Mhz)16 Mb120 MbUS$ 3.500, Pentium (200 Mhz)32 Mb2 GbUS$ 3.500, Core 2 Quad (2 Ghz) (*)4 Gb500 GbUS$ 1.500, Core i7 (3 Ghz) (*)8 Gb1 TbUS$ 1.500,00

22 Sistemas de Informações 22 Durante a Guerra Fria ( décadas de 60/70 e meados da década de 80) um dos maiores medos dos norte americanos era o de perder as informações hospedadas em servidores localizados dentro de quartéis-generais estratégicos. Se um ponto fosse bombardeado as informações importantes e essenciais seriam perdidas. Dessa forma, o Departamento de Defesa (DoD) pensou em um sistema que interligasse vários pontos, de modo que não se centralizasse o comando. Com uma rede onde não há um computador central, caso a Casa Branca fosse atingida, as informações iriam para o Pentágono. E se o mesmo acontecesse no Pentágono, as informações já estariam a salvo em outro lugar qualquer. Essa Rede era considerada à prova de bombardeio, pois o sistema não caía caso um dos pontos desaparecesse. Denominou-se tal Rede, que surgiu em 1969, de ARPAnet (Advanced Research Projects Agency). Na verdade essa rede interligava, originalmente vários centros de pesquisas. O surgimento da Internet

23 Sistemas de Informações 23 No início da década de 80 com o visível enfraquecimento da URSS, uma nova utilidade para a ARPAnet foi desenvolvida: Interligar laboratórios e universidades nos EUA e mais tarde, em outros países. Foi exatamente nessa época que surgiu o nome Internet. Apesar disso, apenas no final dos anos 80 a Internet passou a ser vista como um eficiente veículo de comunicação mundial, inicialmente, apenas para cientistas e acadêmicos e, alguns anos depois, para o público em geral. O surgimento da Internet

24 Sistemas de Informações 24 Quantidade de informação produzida pela humanidade Nos primeiros anos da humanidade foram produzidos cerca de 12 bilhões de Gb de informação. Apenas no ano de 2002 foi produzida igual quantidade (12 bilhões de Gb) e em 2003 o volume de informação produzida começa a dobrar a cada ano. Luman & Varian (2003)

25 Sistemas de Informações 25 Visão histórica Anos 70 Anos 80 Anos 90 Ser uma opção Variedade Lojas de depto. tradicionais Produtos diferenciados Lojas especializadas Atender desejos Encantar o Consumidor CRM ERP Foco Consumidor Além 2000 Atender o consumidor onde, quando e como ele quiser Ser percebido como único SCM/BI Foco Antecipação Foco Localização Foco Produto

26 Sistemas de Informações 26 FORNECEDORES CLIENTES SCM CRM BI Relações internas e externas ERP Vendas Distribuição Cobrança Estoque Contabilidade Financeiro Contas a receber Compras Contas a pagar Pós-venda Pré-venda


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