A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC."— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC

3 Case Final Disciplina Gestão de Pessoas

4 Enunciado Este Case baseia-se num estudo de caso da empresa Volvo, que foi escolhida pela Revista Exame como a melhor empresa para se trabalhar nos anos de 2008 e A empresa de origem sueca, está instalada no Brasil há mais de 30 anos. Sediada em Curitiba é fabricante de chassi de ônibus e de caminhões, motores e cabines, conquistou em 2011 pela segunda vez o título de melhor empresa para trabalhar. A Volvo é uma empresa que tem práticas consistentes para tudo o que se refere a AERH e sabe reconhecer de forma justa sua força de trabalho. Em 2012, a Volvo conquistou o prêmio de Melhor Empresa do Brasil em Desenvolvimento de Pessoas. Destacando-se os vários planos de desenvolvimento e capacitação oferecidos pela empresa aos seus funcionários, cuja média anual chega à 40 horas de treinamento/ano para cada trabalhador. Em 2013 foi reconhecida como a melhor empresa para trabalhar no setor automotivo brasileiro. É a quarta vez que a companhia lidera este ranking entre as montadoras de veículos, máquinas e componentes e também foi destaque em função de sua estratégia de recompensa. Você deverá conhecer um pouco melhor as práticas que a Volvo utilizou e faça uso dos conceitos abordados nas aulas para solucionar seu Case.

5 Introdução Para resolver esse Case você, obrigatoriamente, deverá ler os textos propostos como essenciais e, preferencialmente, buscar mais informações a respeito da Volvo, além de ter fixado os conceitos apresentados nas aulas da disciplina. De qualquer modo, depois de entender a proposta deste desafio, uma boa estratégia para começar a resolvê-lo é realizar as leituras essenciais propostas o quanto antes e prestar atenção aos pontos exaustivamente enfatizados nas aulas que seguramente serão úteis para a execução da tarefa. Depois desta explicação inicial, vamos à apresentação da tarefa.

6 Fundamentação Teórica AERH - Administração estratégica de RH Cultura organizacional Estratégia e competitividade Modelos em gestão de RH Pesquisas nacionais e internacionais sobre AERH: o Bem-estar no trabalho o Intenção de rotatividade (retenção de talentos) o Capital psicológico o Espiritualidade nas organizações AERH - Indicadores do comportamento organizacional

7 Proposição da tarefa Considerando as informações contidas no estudo de caso da empresa Volvo, este Case deve ser desenvolvido em cinco etapas: 1ª. etapa – Baseado nas informações contidas nos artigos sugeridos a leitura, em informações adicionais a serem pesquisadas e nos conteúdos das aulas, identificar quais são as práticas que a Volvo utiliza em consonância com as atuais pesquisas nacionais e internacionais sobre AERH, para ser reconhecida como a melhor empresa para se trabalhar, por dois anos consecutivos. Estas práticas devem ser elencadas, baseando-se na disciplina e principalmente nas leituras essenciais a seguir:

8 trabalhar/2013/ melhor-empresa-para-se-trabalhar para-trabalhar-segundo-a-voce-sa-exame Leituras Essenciais

9 Proposição da tarefa (cont.) 2ª etapa – Cada aluno deverá fazer uma comparação entre as práticas atuais da empresa em que trabalha e as práticas que a Volvo utiliza, identificando e comentando as principais diferenças encontradas. Aponte as possíveis melhorias na sua empresa. Compare, organize, trabalhe os dados e elabore um relatório. 3ª etapa O aluno deverá apresentar ao seu grupo o relatório referente a sua empresa. Ele deverá detalhar os principais problemas e as melhorias necessárias referentes ao processo escolhido com as suas respectivas causas. O grupo deverá escolher uma entre todas as propostas de cada aluno do grupo, mencionando a razão da escolha. Redigir o relatório final da solução do case.

10 Proposição da tarefa (cont.) 4ª etapa Em 05/11 O grupo escolherá uma entre todas as propostas de cada aluno do grupo, mencionando a razão da escolha. E iniciará o planejamento e execução da redação do relatório final da solução do case. 5ª etapa O relatório final da solução do case deverá ser encaminhado por até Observações: 1ª) A entrega após 05/11/2013 e até o dia 12/11/2013 terá redução da nota atribuída em 50%. 2ª) A partir de 13/11/2013, não serão aceitos a entrega de trabalhos.

11 Características do Relatório A estrutura do relatório deverá redigido de forma objetiva, fazendo observações, criticas e considerações sobre os dados levantados. A estrutura do relatório deverá conter as seguintes partes: Título: Explicitação do assunto. Identificação: Nomes dos alunos do grupo. Sumário: Identificação da estrutura do relatório. Introdução: Indicação do objetivo do trabalho, enunciando, de forma sumária, o conjunto das etapas em que o trabalho se subdivide. Objetivos: Apresentar o objetivo geral e o(s) específico(s) do relatório.

12 Características do Relatório (cont.) Fundamentação teórica: Indicar a visão teórica sobre o(s) tema(s) escolhido(s). Para isso utilizar as referências bibliográficas do Plano de Ensino. Para outras referências como sugestão acesse o Google Acadêmico: Obs.: Deem preferência à artigos científicos recentes ao invés de livros. E, particularmente, Wikipedia não é fonte de pesquisa! Análise dos resultados obtidos na pesquisa: 1. Identificar as práticas de AERH utilizadas pela Volvo, baseado nas leituras essenciais apresentadas; e 2. Comparação das práticas utilizadas pela Volvo com as práticas de AERH da empresa escolhida pelo grupo. Demonstrar principais diferença(s) encontrada(s) e possibilidade(s) de melhoria.

13 Características do Relatório (cont.) Conclusões: relato das descobertas realizadas ao longo da pesquisa; ou seja, demonstração dos resultados alcançados, procurando identificar se esses resultados ficaram aquém, coincidiram ou foram além das expectativas iniciais. Bibliografia: lista em ordem alfabética das obras efetivamente utilizadas para a elaboração do Relatório, indicando os seguintes dados: autor (primeiro o sobrenome, em maiúsculas, e depois o nome do autor); título da obra; local; editora; ano de publicação. Anexos ou apêndices: questionário aplicado na primeira etapa deve ser colocado como apêndice, ou quaisquer elementos que tenham contribuído para o enriquecimento do autor do Relatório.

14 Instruções de Formatação do Relatório É recomendável sua apresentação obedecendo a Normas ABNT vigentes: Apresentação de trabalhos acadêmicos: ABNT NBR 14724; NBR 6027; NBR 6028 e NBR Referências para trabalhos acadêmicos: ABNT NBR 6023, Citações para trabalhos acadêmicos: ABNT NBR

15 Instruções de Formatação do Relatório (exemplo) Tamanho A4; Margens superior e esquerda de 3 centímetros; Margem inferior e direita de 2 centímetros; Texto digitado com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; Espaço 1,5 (entre linhas), Deslocamento na primeira linha do parágrafo de 1,25 centímetros; Configuração da Página: A4 (21.0 x 29.7 cm);


Carregar ppt "Gestão de Pessoas (Turma GEPB07) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google