A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática e Metodologia no Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática e Metodologia no Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Didática e Metodologia no Ensino Superior
Aula dia 04 de junho de 2011 Didática e Metodologia no Ensino Superior As concepções de didática e os procedimentos educacionais Professora Lucy Almeida

2 “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender
“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar inexiste sem aprender e vice–versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível - depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar “ (FREIRE, P. 1996).

3 Concepções de didática
Área da Pedagogia; Objeto de estudo : o ensino. Investiga fundamentos, condições e formas de realizar a educação escolar; Ensino historicamente situado; Didática = teoria do ensino. Didática- teoria do ensino

4 Origem da Didática Grécia Antiga – enquanto adjetivo = ação de ensinar. "Arte e técnica de orientar a aprendizagem, a didática (do grego didaktike [tékhne], "[arte] de instruir, de ensinar"), divide-se em duas partes:

5 Prática Pedagógica A educadora Vera Maria Candau, da PUC do Rio de Janeiro, ressalta que a Didática pode ser entendida como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica.

6 Didática como campo específico do conhecimento
Didactica Magna – João Amós Comênio - séc. XVII. Tratado de ensinar tudo a todos. Influência da Reforma Protestante. Influências político-ideológicas, éticas e didáticas específicos. Didática não neutra!

7 Didática Utiliza-se de outras ciências; Antropologia;
Influências de vários teóricos, Utiliza-se de outras ciências; Antropologia; Teorias da Comunicação; História; Sociologia; Psicologia; Filosofia, entre outras. Além de posições e pontos de vista dos seus protagonistas.

8 Didática Portanto : ciência em construção
Reconstruiu- se frente a diferentes paradigmas, inquietações dos diferentes períodos e contextos. Portanto : ciência em construção

9 Didática “Receituário de Boas aulas ?”
Reducionismo a visão prática, isenta de teoria. Lembrem-se: didática = teoria do ensino.

10 Objeto de estudo da Didática
REFLETIR REFLETIR SISTEMATICAMENTE REFLETIR SISTEMATICAMENTE SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Masetto (1997): “a didática como reflexão sistemática é o estudo das teorias de ensino e aprendizagem aplicadas ao processo educativo que se realiza na escola, bem como dos resultados obtidos.”

11 Visão reducionista da didática, até a atualidade
Fragmentação curricular em disciplinas isoladas. Diferenciação em disciplinas práticas e teóricas. Conceito de didática instrumental - como fazer.

12 Visão ampla da didática
Espaço vivo de construção do ser individual e coletivo. Enquanto saber pedagógico, enfoca também a relação professor - aluno.

13 Áreas necessárias do saber para formação docente
“a) Saberes conceituais e metodológicos da área de conhecimento que o professor irá ensinar – área que aponta para os conteúdos da área específica em que o docente leciona, requerendo o domínio das questões fundamentais da referida área.

14 Áreas necessárias do saber para formação docente
b) Saberes integradores – provenientes das pesquisas realizadas na área do conteúdo específico, em relação a como ensinar e como aprender. Referem-se, portanto, à Didática Específica.

15 Áreas necessárias do saber para formação docente
c) Saberes pedagógicos – Provenientes da Didática Geral e dos chamados Fundamentos da Educação, em especial da Psicologia da Aprendizagem” in: Carvalho e Viana (1988).

16 Outros conceitos: Candau (1994):
Importância de superar a visão de uma didática exclusivamente instrumental; A concepção de um conjunto de conhecimentos técnicos sobre o “como fazer” pedagógico, desvinculado dos problemas relativos ao sentido e aos fins da educação, dos conteúdos específicos e descontextualizados.

17 técnica humana política
Dimensões da Didática Candau  didática fundamental, deve considerar a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem  necessidade da articulação de três dimensões: técnica humana política

18 Dimensão Técnica A dimensão técnica se direciona para a organização e operacionalização dos componentes do processo ensino-aprendizagem: Objetivos, seleção de conteúdos, estratégias de ensino, avaliação, etc.

19 Dimensões humana e política
A dimensão humana  relação interpessoal presente no processo educativo. A educação prevê comunicação e interação. A dimensão política, ou político-social  contexto, análise da realidade possibilita uma ação educativa transformadora.

20 Procedimentos didáticos
Atualmente:“Como fazer” + “por que fazer” e; “para quem fazer”. Procedimento didático antecede o momento da aula  planejamento.

21 Planejamento educacional
“processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar as metas estabelecidas” Gil, (2006, p. 94,95).

22 Dificuldades do professor
“... nem todos planejam seus cursos de maneira criativa. Muitos simplesmente seguem os capítulos de um livro texto, sem considerar realmente o que é necessário que os alunos aprendam. Também é grande o número de professores que utilizam sem muita reflexão os mesmos métodos de ensino e os mesmos procedimentos de avaliação”. Gil, 2006.

23 Planejamento eficaz Obter informações / conhecer os alunos;
Conhecer os objetivos curriculares, do curso e da disciplina; Identificar os conhecimentos prévios ou pré- requisitos necessários; Carga horária do curso; Recursos materiais e humanos disponíveis; A seleção de experiências de aprendizagem.

24


Carregar ppt "Didática e Metodologia no Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google