A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico da Empresa: o que somos, onde estamos e aonde queremos chegar Seminários Especiais – Prof. José Luis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico da Empresa: o que somos, onde estamos e aonde queremos chegar Seminários Especiais – Prof. José Luis."— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico da Empresa: o que somos, onde estamos e aonde queremos chegar Seminários Especiais – Prof. José Luis

2 Diagnóstico Definições: –A palavra vem do grego diagnosis e significa fazer análises; –juízo declarado ou proferido sobre a característica, a composição, o comportamento, a natureza etc. de algo, com base nos dados e/ou informações deste obtidos por meio de exame; (wikipédia) –Conhecimento ou determinação de uma doença pelos seus sintomas, sinais ou exames diversos; (dicionário aurélio) Diagnóstico é a etapa que antecede a implantação de um novo projeto; Ajuda conhecer a organização; Facilita o processo de mudança; É a atividade de, usando a experiência de um analista e uma metodologia conveniente, melhorar o conhecimento sobre a empresa para, a partir daí, indicar soluções adequadas para as questões levantadas.

3 Diagnóstico da Empresa 1.Diagnóstico Empresarial 2.Razões para fazer o diagnóstico 3.Formas de Diagnóstico 4.Modelo de Diagnóstico 5.Fundamentos e Práticas do Diagnóstico de Estratégia 6.Fundamentos e Práticas do Diagnóstico de estilo gerencial 7.Fundamentos e Práticas do Diagnóstico da Estrutura 8.Retrato da Organização – Conclusão 9.Implantação do Novo Sistema

4 1) Diagnóstico Empresarial Viabiliza a criação de um quadro estruturado da empresa; Com experiência e metodologia melhora o conhecimento sobre a empresa e indica soluções adequadas.

5 2) Razões para fazer diagnóstico Fábula dos cegos e elefante; Qualquer visão será parcial, portanto é preciso metodologia estruturada e a soma das diferentes visões, para se tratar de maneira correta a organização analisada; Metodologia deve ser simples e flexível para aumentar a qualidade do diagnóstico e o potencial de sucesso da solução a ser indicada.

6 3) Formas de Diagnóstico Entrevistas; (É a forma mais utilizada em diagnósticos); Questionários; (perguntas fechadas (sim ou não) e perguntas abertas – como, onde, quem); Observação; (visitas a instalações da empresa); Análise de documentos; (indicadores, direcionadores estratégicos) Cabe ao consultor balancear estas formas, para construir o retrato mais apurado possível. HistóricoContexto AtualVisão do Futuro

7 4) Modelo de Diagnóstico – Elementos Básicos 3 Es da organização: Estilo Gerencial Estrutura Estratégia

8 5) Diagnóstico da estratégia Estratégias Corporativas – em que negócios a empresa está ou deveria estar? Estratégias de Negócios – como competir com sucesso num determinado negócio? Estratégias Funcionais – tipo e forma de apoio para garantir as estratégias anteriores? O objetivo do diagnóstico da estratégia é: compreender as forças competitivas que agem sobre a organização e seu direcionamento estratégico diante dos fatores contingenciais.

9 Matriz – BCG (Boston Consulting Group) Estratégia Corporativa Matriz – BCG (Boston Consulting Group) Estratégia Corporativa Question Marks Cash cowsDogs Star Taxa de crescimento do setor alta baixaalta baixa Rentabilidade (diâmetro dos círculos) Participação relativa de mercado (eixo do x) Taxa de crescimento do setor (eixo do y) Participação relativa de mercado

10 Definição dos quatro macrodirecionamentos estratégicos Crescimento convergente: aquisição ou manutenção de negócios dentro do portfólio atual da empresa; Crescimento evolucionário: aquisição de negócios em mercados e setores próximos dos atualmente atendidos pela empresa; Crescimento revolucionário: aquisição de negócios em mercados e setores muito diferentes dos atualmente atendidos pela empresa; Declínio Adaptativo: redução ou venda de negócios do portfólio atual da empresa;

11 As cinco forças de Porter e as três estratégias genéricas Estratégia de negócios As cinco forças de Porter e as três estratégias genéricas Estratégia de negócios Poder Dos Clientes Concorrentes No Setor Ameaça de Produtos Substitutos Fornecedores Novos Entrantes Empresa Liderança em custos; Diferenciação; Foco;

12 6) Diagnóstico de Estilo Gerencial Estilos Construtivos: dirigidos para comportamentos e satisfação – proativos. Estilos Passivos/defensivos: dirigidos para comportamentos de não enfrentamento – resistentes; Estilos Agressivos/defensivos: dirigidos para comportamentos de enfrentamento – abertamente resistente O objetivo do diagnóstico de Estilo Gerencial é: compreender os processos decisórios, a relação líder-liderado e a postura diante da mudança... padrão de pressupostos básicos desenvolvidos, inventados ou descobertos pelos membros de uma organização, validados pelo uso no decorrer do tempo e que norteiam comportamentos e definem formas de ação (Schein, 1985)

13 6) Diagnóstico de Estilo Gerencial Estilos Construtivos –Empreendedor-realizador; –Auto-realizador; –Humanista; –Unionista;

14 6) Diagnóstico de Estilo Gerencial Estilos Passivos/defensivos –Conciliador; –Convencional; –Dependente; –Evasivo Estilos Agressivos/defensivos –Opositor; –Orientado para o poder; –Competitivo; –Perfeccionista;

15 Diagnóstico da estrutura 7) Diagnóstico da estrutura A estrutura define como fazer e seu processo de construção envolve: –Conjunto de tarefas distribuídas a cada área ou função e alocação; –Ligações formais, nº de níveis hierárquicos e linhas de autoridade e responsabilidade; –Sistemas de coordenação entre áreas, funções e funcionários. O objetivo do diagnóstico de Estrutura é: compreender o conjunto de ligações que sustentam formalmente a organização

16 Burocracia rígida; Burocracia conduzida por comitê; Burocracia com grupos, comitês e task-forces; Organização matricial; Organização baseada em projetos; Organização tipo rede orgânica;

17 8) Retrato da Organização Conclusão Consolidação – overview do diagnóstico; Agrupar e organizar as informações – gerando uma imagem; Checar e consolidar as informações – revelando a imagem;

18 9) Implantação do Novo Sistema Etapas da Implantação: –Planejamento; –Preparação dos líderes; –Treinamento dos facilitadores; –Comunicação e sensibilização; –Construção de um sistema de medição; Mudança organizacional é qualquer transformação de natureza estratégica, estrutural, cultural, tecnológica, humana ou de qualquer outro fator capaz de gerar impacto em partes ou no conjunto da organização


Carregar ppt "Diagnóstico da Empresa: o que somos, onde estamos e aonde queremos chegar Seminários Especiais – Prof. José Luis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google