A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ÉTICA NAS EMPRESAS. INTRODUÇÃO O Porquê da escolha do tema: No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ÉTICA NAS EMPRESAS. INTRODUÇÃO O Porquê da escolha do tema: No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar."— Transcrição da apresentação:

1 UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ÉTICA NAS EMPRESAS

2 INTRODUÇÃO O Porquê da escolha do tema: No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar padrões éticos. Particularmente no Brasil, mais ainda necessitamos falar do tema. Contribuir com os gestores das empresas.

3 INTRODUÇÃO Objetivo do estudo: Contribuir para uma maior compreensão do tema. Contribuir para que as empresas que não possuam o código de ética formalizado, que o formalizem. Contribuir para o aprimoramento dos códigos de ética já implantados.

4 O CÓDIGO DE ÉTICA O sucesso do código depende do compromisso da alta administração. A implantação do código é trabalhosa e necessita de envolvimento.

5 O CÓDIGO DE ÉTICA Principais componentes: Relação com clientes e fornecedores. Conflitos de interesse. Proteção e uso de ativos. Contribuições políticas. Respeito ao meio ambiente. Negócios com o governo.

6 O CÓDIGO DE ÉTICA Benefícios em ter um código de ética: Fortalece o entrosamento da equipe. Facilita nas tomadas de decisão. Contribui para evitar litígio. Acentua a reputação de empresa.

7 PESQUISA QUANTITATIVA 15 questões com alternativas 1 questão para levantamento de ferramentas de gestão 1 questão subdividida em 7 outras para apontamento do grau de importância das alternativas 1 questão com 11 itens visando definir o grau de importância dos itens que compõem o código de ética 400 cartas com 129 respostas, ou seja, 32% de retorno

8 PESQUISA QUANTITATIVA DESTAQUES: Dos respondentes 51% pertencem ao segmento de serviços e 26% da indústria. 43% são empresas de pequeno porte e 37% são empresas com faturamento acima de R$100 milhões. Dos respondentes 46% tem o nível de diretor, 24% de gerente e 17% são controllers.

9 PESQUISA QUANTITATIVA DESTAQUES: 58% são empresas nacionais e 33% multinacionais. 30% das empresas tem mais de 1000 funcionários, 33% tem até 1000 funcionários e, 37% tem até 100 funcionários.

10 EMPRESAS QUE POSSUEM O CÓDIGO DE ÉTICA 43% das empresas pesquisadas possuem o código de ética formalizado.

11 COMO O CÓDIGO FOI IMPLANTADO

12 OBJETIVO DO CÓDIGO

13 COMPOSIÇÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA

14 PESQUISA QUALITATIVA Objetivos: Mostrar os desafios. Como foram implantados. Benefícios dos programas éticos. 5 empresas de grande porte – faturamento superior a US$10 bilhões.

15 PESQUISA QUALITATIVA Principais itens pesquisados: Necessidade de consultor. Foram consultados outros códigos. Relação do código e valores. Itens que fazem parte do código. Se há comitê de ética. Houve treinamento. Como foi implantando.

16 PESQUISA QUALITATIVA Benefícios dos programas de ética : Definem como a empresa encara os principais valores de conduta. Articula padrões éticos que se tornem um guia prático para a tomada de decisões. Assegura que todos de uma organização observem as leis e regulamentos.

17 PESQUISA QUALITATIVA Benefícios adicionais: Mantém uma rota moral em tempos de turbulência. Cultiva que a organização seja um time. Acentua a boa reputação da empresa. Evita litígios e ações criminosas.

18 PESQUISA QUALITATIVA Implementação de um programa ético: Padrões escritos. Estrutura própria para apoio. Canais de comunicação. Sistemas que relatem violações. Sistema de monitoramento.

19 PESQUISA QUALITATIVA Manutenção de um programa ético: Consistência entre políticas e ações. Justo tratamento aos empregados. Discutir ética na organização.

20 O CÓDIGO DE ÉTICA E A CONTROLADORIA Função estratégica. Função decisiva na conduta ética – tem informações de todas as áreas. Participa da formulação e na condução do código de ética.

21 CONCLUSÕES E SUGESTÕES Hoje em dia muito se fala em ética – isto ajuda na reflexão sobre o tema. 43% das empresas pesquisadas já possuem um código de ética. Grande preocupação com o tema.

22 CONCLUSÕES E SUGESTÕES O código deve basear-se em valores. Contribuição da pesquisa qualitativa – forma de implantar e manter.

23 CONCLUSÕES E SUGESTÕES Maior troca de informações entre as empresas. Conselhos de Contabilidade e outros conselhos devem promover mais debates sobre o tema.

24 As organizações de sucesso devem sair de uma era dominada por contratos e litígios, para uma era de apertos de mãos e confiança. Estabeleça padrões absurdamente altos de integridade e, depois, viva-os sem margens incertas. Tom Peters


Carregar ppt "UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ÉTICA NAS EMPRESAS. INTRODUÇÃO O Porquê da escolha do tema: No mundo globalizado mais ainda necessitamos falar e vivenciar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google