A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestalt Profa. Aline A. de Andrade. Gestalt Existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestalt Profa. Aline A. de Andrade. Gestalt Existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais."— Transcrição da apresentação:

1 Gestalt Profa. Aline A. de Andrade

2 Gestalt Existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer).

3 MovimentoPercepção Sensação

4 Insight

5 Principais Teóricos Max Wertheimer; Max Wertheimer; Wolfgang Kohler; Wolfgang Kohler; Kurt Lewin; Kurt Lewin; Fritz Pearls – Gestalterapia Fritz Pearls – Gestalterapia

6 Objeto do Estudo Comportamento

7 Leis gestaltistas da organização SEMELHANÇA (similaridade) SEMELHANÇA (similaridade) PROXIMIDADE PROXIMIDADE BOA CONTINUIDADE BOA CONTINUIDADE PREGNÂNCIA / BOA FORMA PREGNÂNCIA / BOA FORMA CLAUSURA / FECHAMENTO CLAUSURA / FECHAMENTO EXPERIÊNCIA PASSADA EXPERIÊNCIA PASSADA

8 SEMELHANÇA (similaridade) Semelhança: Elementos semelhantes são agrupados Você vê três linhas, não quatro colunas

9 PROXIMIDADE

10

11 Pregnância

12 CLAUSURA

13 Análise das imagens

14

15

16

17

18 Figura e Fundo

19

20

21 O Indivíduo como um Sistema Processador de Informações Exposição à informação Percepção da informação Compreensão do que é percebido Opiniao sobre a informação Retenção da informação Tomada de decisão Comportamento resultante da decisão

22

23

24

25 Kurt Lewin Dinâmica e gênese dos grupos Dinâmica e gênese dos grupos Espaço vital Espaço vital Comportamento Individual Comportamento Individual Dinâmicas de Grupo: hipóteses, objetivos, metodologia etc. Dinâmicas de Grupo: hipóteses, objetivos, metodologia etc. Aquele que aprendeu como os indivíduos se comportam em relação ao meio

26 A Gestalt na Educação Formas de Aprendizado

27 Aprendizagem por Gradação se baseia na teoria de que, para percebermos as coisas, relacionamos gradativamente as várias partes dessa coisa percebida. O fato da criança, inicialmente, perceber a "forma total", a "gestalt" das coisas e estabelecer gradação entre suas partes aconselha o ensino pela apresentação inicial de frases e palavras completas para que haja oportunidade de estabelecimento dessa gradação. O ensino de uma consoante em uma só vez dificulta a aprendizagem da criança, levando-a a confundi-las. se baseia na teoria de que, para percebermos as coisas, relacionamos gradativamente as várias partes dessa coisa percebida. O fato da criança, inicialmente, perceber a "forma total", a "gestalt" das coisas e estabelecer gradação entre suas partes aconselha o ensino pela apresentação inicial de frases e palavras completas para que haja oportunidade de estabelecimento dessa gradação. O ensino de uma consoante em uma só vez dificulta a aprendizagem da criança, levando-a a confundi-las.

28 Aprendizagem por Diferenciação destaca, entre o resto, uma parte do objeto que estamos percebendo, sendo chamadas respectivamente de "figura" e "fundo". Ao alfabetizar uma criança, apresentamos a mesma palavra em sentenças diferentes, para que essa palavra se destaque dentre as demais. Exemplo: Lili têm uma pata. A pata nada no lago. As penas da pata são brancas. destaca, entre o resto, uma parte do objeto que estamos percebendo, sendo chamadas respectivamente de "figura" e "fundo". Ao alfabetizar uma criança, apresentamos a mesma palavra em sentenças diferentes, para que essa palavra se destaque dentre as demais. Exemplo: Lili têm uma pata. A pata nada no lago. As penas da pata são brancas.

29 Aprendizagem por Assimilação este processo pode ser ilustrado pelo fato de que uma criança é capaz de escrever uma palavra nova, por exemplo - camelo- por ter aprendido anteriormente as palavras: boneca, menino e lobo este processo pode ser ilustrado pelo fato de que uma criança é capaz de escrever uma palavra nova, por exemplo - camelo- por ter aprendido anteriormente as palavras: boneca, menino e lobo

30 Aprendizagem por Redefinição a partir desse processo, percebemos como é inconveniente o ensino de um objeto isolado do contexto total em que ele desempenha certo papel. No ensino elementar da leitura, não é aconselhável se estudar cada valor fonético independente das situações em que os valores se apresentam. Uma letra - S ou X - por exemplo, é diversamente percebida conforme a palavra em que a encontramos - soma, casa, horas, caixa, fixo,.... a partir desse processo, percebemos como é inconveniente o ensino de um objeto isolado do contexto total em que ele desempenha certo papel. No ensino elementar da leitura, não é aconselhável se estudar cada valor fonético independente das situações em que os valores se apresentam. Uma letra - S ou X - por exemplo, é diversamente percebida conforme a palavra em que a encontramos - soma, casa, horas, caixa, fixo,.... Toda atividade pedagógica deve começar com a apresentação do objeto de aprendizagem em situações totais. Toda atividade pedagógica deve começar com a apresentação do objeto de aprendizagem em situações totais. Essa é uma condição necessária do ato de aprender. Essa é uma condição necessária do ato de aprender.


Carregar ppt "Gestalt Profa. Aline A. de Andrade. Gestalt Existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google