A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações AULA 5 BI – Business Intelligence.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações AULA 5 BI – Business Intelligence."— Transcrição da apresentação:

1 BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações AULA 5 BI – Business Intelligence

2 2 Business Intelligence Nós estamos entrando na sociedade do conhecimento, onde o recurso básico da economia não á mais o capital, recursos naturais ou sindicatos, mas sim o conhecimento, onde os trabalhadores do conhecimento irão representar o papel principal. Peter Drucker

3 BI – Business Intelligence 3 Incerteza das decisões NívelAbrangência Prazo de impacto Cenário Grau de incerteza EstratégicoEmpresaLongoImprevisívelElevado TáticoDepartamentoMédio Variáveis reduzidas, previsibilidade média Médio OperacionalOperaçãoCurto Atividades pré- programadas Reduzido

4 BI – Business Intelligence 4 DECISÕES SEMI- ESTRUTURADAS: Formular um plano de marketing Formular um plano de marketing Desenvolver o orçamento departamental Desenvolver o orçamento departamental Definir metas departamentais Definir metas departamentais DECISÕES ESTRUTURADAS: Autorizar horas extras Autorizar horas extras Repor estoque Repor estoque DECISÕES NÃO ESTRUTURADAS: Decidir sobre a entrada ou saída de mercados Decidir sobre a entrada ou saída de mercados Aprovar o orçamento anual Aprovar o orçamento anual Definir metas corporativas de longo prazo Definir metas corporativas de longo prazo Estratégico Tático Operacional Níveis de decisões (Laudon, 2011)

5 BI – Business Intelligence 5 Estatística: 50% das decisões de executivos são ERRADAS!!! Principais motivos: Falta de informação Falta de informação Informações erradas Informações erradas Inabilidade Inabilidade Tecnologia inadequada Tecnologia inadequada Tomada de decisão

6 BI – Business Intelligence 6 Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. (Gartner Group) Conceito de BI

7 BI – Business Intelligence 7 O processo de BI tem por objetivo fornecer informações de nível gerencial, sumarizadas, consolidadas, corretas e no tempo adequado sobre as operações da empresa, oferecendo aos gestores a visão necessária para fazer planejamentos e tomar decisões estratégicas com maior assertividade, melhorando a eficiência operacional e otimizando os processos de negócio. Objetivo

8 BI – Business Intelligence 8 Conhecendo melhor a empresa e o mercado: ferramentas de gestão estratégica

9 BI – Business Intelligence 9 Análise SWOT Fatores internos Fatores externos

10 BI – Business Intelligence 10 BSC – Balanced Scorecard Estabelecer indicadores Estabelecer indicadores Determinar objetivos/metas Determinar objetivos/metas Realizar medições Realizar medições Definir ações Definir ações Estabelecer indicadores Estabelecer indicadores Determinar objetivos/metas Determinar objetivos/metas Realizar medições Realizar medições Definir ações Definir ações

11 BI – Business Intelligence 11 BSC – Balanced Scorecard Financeira Aumento de receitas Aumento de receitas Redução de custos Redução de custos Redução de riscos Redução de riscos Aumento de eficiência financeira Aumento de eficiência financeira Otimização de estoques Otimização de estoques Clientes Atratividade Atratividade Participação no mercado Participação no mercado Satisfação Satisfação Rentabilidade de clientes Rentabilidade de clientes Aprendizado e Crescimento Disponibilidade de informação em todos os níveis Disponibilidade de informação em todos os níveis Nível de satisfação interno Nível de satisfação interno Alinhamento departamental com objetivos estratégicos Alinhamento departamental com objetivos estratégicos Processos Internos Custo Custo Qualidade Qualidade Produtividade Produtividade Rendimento Rendimento Prazos Prazos Exemplos de indicadores:

12 BI – Business Intelligence 12 O processo de BI

13 BI – Business Intelligence 13 Dado Informação Conhecimento INTELIGÊNCIA Dado-informação-conhecimento-inteligência

14 BI – Business Intelligence 14 Pré-requisitos para um processo de BI: Disponibilidade dos dados Disponibilidade dos dados Saneamento do dados Saneamento do dados Organização dos dados Organização dos dados Saber o que extrair dos dados (que perguntas devem ser feitas?) O GRANDE DESAFIO DOS GESTORES!!! Saber o que extrair dos dados (que perguntas devem ser feitas?) O GRANDE DESAFIO DOS GESTORES!!! Pré-requisitos

15 BI – Business Intelligence 15 Vendas Compras Finan ceiro Finan ceiro Estoque Contabili dade Contabili dade ERP CRM SCM... ETLETL Extract Transform Load DATA WAREHOUSE DATA WAREHOUSE Software de BI de BISoftware Processo de BI Demográ ficos Demográ ficos Mercado Internos Externos

16 BI – Business Intelligence 16 Data Warehouse Armazém de dados ou depósito de dados: banco de dados que concentra informações referentes às atividades de uma organização, de forma consolidada. Objetivos: fornecer dados para a geração de relatórios, análise de grandes volumes de dados e obtenção de informações estratégicas para apoiar a tomada de decisão.

17 BI – Business Intelligence 17 Finanças Análise de L&P, Ponto de equilíbrio, Orçamentos, Análise de Balanço, Faturamento e rentabilidade global Vendas Análise de vendas, Previsões, Lucratividade de Cliente/Contrato, Análise de Canais de Distribuição Marketing Determinação de Preço, Lucratividade de Produto, Análise de Oportunidades de Mercado RH Produtividade, Rendimento, Projeção de Salários, Análise de Headcount Manufatura Análise de Estoque, Análise de Fornecedores, Planejamento de Demanda, Análise de custos de matéria-prima Exemplos de Aplicações

18 BI – Business Intelligence 18 Agrupamentos/Visões As informações podem ser agrupadas, consolidadas, sumarizadas por: As informações podem ser agrupadas, consolidadas, sumarizadas por: Vendedor Vendedor Produto/Linha Produto/Linha Setor Setor Diretoria Diretoria Cliente/Segmento Cliente/Segmento Cidade Cidade Estado Estado Região Região Centro de Custo Centro de Custo Período Período Etc. Etc. As visões podem ser combinadas As visões podem ser combinadas Podem ser extraídas visões evolutivas (diária/semanal/mensal/anual, etc.) Podem ser extraídas visões evolutivas (diária/semanal/mensal/anual, etc.)

19 BI – Business Intelligence 19 MIS – Management Information Systems (SIG – Sistemas de Informações Gerenciais) MIS – Management Information Systems (SIG – Sistemas de Informações Gerenciais) DSS – Decision Suport Systems (SAD – Sistemas de Apoio à Decisão) DSS – Decision Suport Systems (SAD – Sistemas de Apoio à Decisão) EIS – Executive Information Systems (SAE – Sistemas de Apoio ao Executivo) EIS – Executive Information Systems (SAE – Sistemas de Apoio ao Executivo) OLAP – Online Analytical Processing OLAP – Online Analytical Processing Outras siglas relacionadas

20 BI – Business Intelligence 20 Tipos de Sistemas SIG – Sistemas de Informações Gerenciais Fornecem resumos e relatórios rotineiros com dados em nível de transação para os níveis tático e operacional. SAD - Sistemas de Apoio à Decisão Fornecem ferramentas, modelos analíticos e consultas interativas para analisar grandes quantidades de dados, apoiando decisões no nível tático. SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo Fornecem, ao nível executivo, informações externas (ex.: notícias, análise do mercado acionário, tendências setoriais) e resumos de alto nível referentes ao desempenho da empresa. (Laudon, 2011)

21 BI – Business Intelligence 21 Data Mart Mercado de dados: é um sub-conjunto de um Data warehouse. Em geral, são dados referentes a um assunto específico (ex: Vendas, Estoque, Compras, Clientes, Finanças, etc.). Data Mart Vendas Data Mart Vendas Data Mart Compras Data Mart Compras Data Mart Clientes Data Mart Clientes Data Mart Finanças Data Mart Finanças DATA WAREHOUSE DATA WAREHOUSE

22 BI – Business Intelligence 22 Data Mining Mineração de dados: exploração de grandes quantidades de dados para identificação de padrões consistentes (regras de associação, sequências temporais, etc.) visando detectar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando assim novos subconjuntos de dados. EXEMPLOS: 1) Análise da sequência: ABCXYABCZKABDKCABCTUABEWLABCWO Existe algum padrão relevante nesta sequência? 2) Existe relação entre a venda de fraldas e cerveja?

23 BI – Business Intelligence 23 Fornecedores de BI

24 BI – Business Intelligence 24 Painel Oracle Hyperion

25 BI – Business Intelligence 25 Painel Oracle Hyperion

26 BI – Business Intelligence 26 Compreender as tendências do mercado;Compreender as tendências do mercado; Aumentar a segurança das decisões estratégicas;Aumentar a segurança das decisões estratégicas; Antecipar-se às mudanças do mercado;Antecipar-se às mudanças do mercado; Facilitar a identificação de riscos;Facilitar a identificação de riscos; Ampliar o planejamento corporativo;Ampliar o planejamento corporativo; Facilitar o acesso e distribuir informação para todos os níveis da empresa;Facilitar o acesso e distribuir informação para todos os níveis da empresa; Oferecer dados estratégicos para análise, com o menor atraso possível em relação a uma transação ou evento dentro da empresa.Oferecer dados estratégicos para análise, com o menor atraso possível em relação a uma transação ou evento dentro da empresa. Benefícios


Carregar ppt "BI – Business Intelligence 1 PÓS-GRADUAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações AULA 5 BI – Business Intelligence."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google