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Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC) Painel GC em Engenharia Antonio Vellasco Marcelo Yamada São Paulo, 07 de Outubro de 2011 1.

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1 Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC) Painel GC em Engenharia Antonio Vellasco Marcelo Yamada São Paulo, 07 de Outubro de

2 Sobre a Promon Elementos que propiciam a gestão do Conhecimento na Organização Elementos que propiciam a gestão do Conhecimento na Organização Sistema Promon de Gestão do Conhecimento Fatos e números Agenda 2

3 Sobre o Grupo Promon PEPSA (Promon Empreendimentos e Participações AS) – Principal Grupo de Acionistas com tempo médio de empresa em torno de 20 anos Conselho e Comitê Executivo eleito pelos acionistas (funcionários) PEPSA (70 Funcionários seniores) PEPSA (70 Funcionários seniores) ~1200 Funcionários Desenvolvimento de Novos Negócios Fundação Promon de Previdência Instituto Razão Social Instituto de Tecnologia Promon Tecnologia da Informação e Comunicação Conselho de Administração Direção Geral 51%49% Promon S.A. Engenharia 100%40% 60% 40% 100% Promon Meio Ambiente Tecnologia da Informação e Comunicação 3

4 Pertence 100% aos funcionários Pertence 100% aos funcionários Efetivo em 2010 Empresa brasileira de engenharia constituída em 1960 Empresa brasileira de engenharia constituída em 1960 Receita em 2010 R$ milhões 80% curso superior / 80% acionistas pessoas Sobre a Promon Engenharia 4

5 Serviços profissionais Soluções Integradas Principais Setores de Atuação Consultoria Estudos de viabilidade Projetos de engenharia Empreendimentos contratados em EPC e EPCM Energia elétrica Energia elétrica Óleo e gás Química e petroquímica Química e petroquímica Mineração e metalurgia Mineração e metalurgia Indústrias de processo Indústrias de processo Logística e transportes Logística e transportes Gerenciamento de empreendimentos Integração de sistemas e fornecimentos associados Oferta Sobre a Promon Engenharia 5

6 Direção (Diretor presidente) Gestão do Conhecimento Operações Comercial Unidades Administrativas Finanças Relações Humanas e Comunicação Sistemas e Administração Propostas SBA 1 SBA n CCGE CCGF CCCM CCEG Sistemas de Gestão Sistemas de Gestão Soluções Integradas Serviços Profissionais Estrutura organizacional da Promon Engenharia Sobre a Promon Engenharia 6

7 Promon Engenharia conquista primeiro lugar no Prêmio MAKE - Most Admired Knowledge Enterprise Uma das empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, ciclo 2007 Uma das empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, ciclo 2007 Presente há 15 anos no Guia Exame – Você S.A. "As Melhores Empresas para Você Trabalhar". Eleita a "Empresa da Década em 2006 Reconhecida como uma das 20 empresas- modelo em sustentabilidade empresarial pelo Guia Exame de Sustentabilidade Reconhecida como uma das 20 empresas- modelo em sustentabilidade empresarial pelo Guia Exame de Sustentabilidade Signatária do Global Compact da ONU Signatária do Global Compact da ONU Promon Engenharia é uma das vencedoras do prêmio Petrobrás QSMS A Promon Engenharia conquista o 1º lugar no Top of Mind em Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute A Promon Engenharia conquista o 1º lugar no Top of Mind em Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute Promon Engenharia recebe o título de Empresa do Ano no ranking Melhores e Maiores de 2011, da revista Exame Sobre a Promon Engenharia - Reconhecimento

8 Contexto da Engenharia no Brasil É inquestionável que 2010 foi um ano extraordinário – e muito provavelmente, inesquecível - para o Brasil e para boa parte de suas empresas. O crescimento excepcional do PIB e o vigor de nosso mercado mostraram-se decisivos para colocar o país numa posição de destaque e para estimular investidores internacionais a nos olhar de forma diferente – e a colocar seus recursos aqui. Anos como esse que acabamos de viver não se repetirão - ou não se repetirão por muito tempo - se optarmos por fechar os olhos para as urgentes mudanças que ainda temos de realizar. (mencionando a burocracia, a infraestrutura e a educação) Nossa educação continua claudicante, apesar das tentativas de avanço. Apenas 38% da população entre 25 e 34 anos de idade tem o ensino médio completo. No Chile, essa taxa é de 64%. Na Coreia, de 97%. Até 2012, faltarão 150 mil engenheiros no país. Formamos menos de 50 mil profissionais desse tipo por ano. A Índia forma 750 mil. A hora de fazer as mudanças é agora – enquanto as circunstâncias trabalham a nosso favor. Não podemos esperar por mais uma crise para despertar. O Brasil tem diante de si uma oportunidade única de atingir o real desenvolvimento. Não vamos desperdiçá-la, com a ilusão de que temos todo o tempo do mundo e de que Deus, afinal de contas, é brasileiro. Trechos do discurso de Roberto Civita, presidente do conselho de administração e diretor editorial do Grupo Abril, durante a premiação Melhores & Maiores 2011 da revista EXAME 8

9 Adquirir Deter Desenvolver Registrar Localizar Compartilhar Descartar Adquirir Deter Desenvolver Registrar Localizar Compartilhar Descartar Conquista de clientes Execução dos serviços Conquista de clientes Execução dos serviços Objetivamente Identificar oportunidades Reconhecer mudanças estratégicas Antecipar descontinuidades tecnológicas Atrair parceiros Inovar Identificar oportunidades Reconhecer mudanças estratégicas Antecipar descontinuidades tecnológicas Atrair parceiros Inovar Subjetivamente Conhecimento Conhecimento é a principal matéria-prima para forjar as melhores soluções para nossos clientes 9

10 Sistema Promon de Gestão do Conhecimento Sistema Promon de Gestão do Conhecimento Cultura organizacional aberta e fundada em crenças e valores humanos Cultura organizacional aberta e fundada em crenças e valores humanos Planejamento estratégico Planejamento estratégico Processos principais e de apoio definidos e suportados por uma infraestrutura em evolução Processos principais e de apoio definidos e suportados por uma infraestrutura em evolução Competências e conhecimentos estratégicos mapeados e agrupados em Centros de Competência Competências e conhecimentos estratégicos mapeados e agrupados em Centros de Competência Estrutura organizacional rasa e flexível Estrutura organizacional rasa e flexível Práticas de RH direcionadas à atração, desenvolvimento, capacitação e retenção de excelentes profissionais Práticas de RH direcionadas à atração, desenvolvimento, capacitação e retenção de excelentes profissionais A Promon possui elementos que viabilizam a implantação de práticas de GC 10

11 A Promon é a expressão do valor de seus profissionais Carta de Campos do Jordão Conceito-guia Crenças, Razão de Ser e Valores Elementos doutrinários e definidores da nossa cultura Modelo Acionário Cultura organizacional aberta e fundada em crenças e valores humanos 11

12 Cultura Conhecimento Serviços Negócios Planejamento Estratégico Visão sistêmica que suporta a estratégia 12

13 Sociedade e Meio Ambiente Cultura Organizacional Gente Conhecimento e Processos Desempenho Econômico Portfólio de Negócios Clientes Parceiros e Fornecedores Os macroobjetivos, mais do que objetivos no sentido convencional, são uma expressão das aspirações da Promon Perseguir continuamente um nível de excelência em gestão que permita o pleno atendimento às nossas metas de crescimento e rentabilidade, mantendo-nos em uma posição de referência no setor, com atualização contínua de nossa base de conhecimento. Manter-se como uma excelente empresa para se trabalhar, capaz de atrair e reter excelentes profissionais de diferentes perfis, oferecendo-lhes oportunidades de realização de seu potencial em ambiente aberto e colaborativo, estimulando-os na busca de elevado desempenho e no exercício permanente da inovação. Desenvolver, no âmbito de nossa comunidade de profissionais, um completo senso de pertencer, preservar e enriquecer nossa cultura pelo compartilhamento e comunicação, reconhecer a diversidade de pessoas e negócios, ter a inovação e o empreendedorismo como forças distintivas da organização. Planejamento Estratégico 13

14 Gestão do Conhecimento Os integrantes são profissionais da Organização que têm perfil de atuação técnico ou gerencial naquela competência. O objetivo de cada Centro é o desenvolvimento da respectiva competência, em todos os seus aspectos, na busca do "saber e fazer". Engloba o desenvolvimento de profissionais, processos, procedimentos, ferramentas, parcerias etc. Gerenciamento – Engenharia PMO – Planejamento Financeiro PMO – Planejamento Físico PMO – Administração de Documentação Contratual Administração de Contratos Gerenciamento de projetos Gerenciamento de projetos Coordenação Técnica de Projetos Processos Instrumentação Elétrica Mecânica Civil Tubulação CAD/CAE (Sistemas de Engenharia) Meio Ambiente Termelétricas Hidroelétricas Engenharia Estratégia de C&M Comissionamento Montagem Eletromecânica Construção Civil Orçamento Construção e montagem Logística e Transportes Diligenciamento e Inspeção Suprimento Gestão de fornecimentos Competências estratégicas agrupadas em entidades organizacionais virtuais, conhecidas como Centros de Competência 14

15 GP EG GF CM GP EG GF CM GP EG GP EG Diretoria de Operações Diretoria de Operações CC GE CC EG CC GF CC CM Diretoria de Gestão do Conhecimento GP EG GF CM GP EG GF CM GP EG GF CM GP EG GF CM GP EG GP EG GP EG GF CM GP EG GF CM Diretoria Comercial Diretoria Comercial Op. 1Op. 2Op. nP1P2Pn Conhecimento Melhoria Contínua Capacitação GenteFerrramentas Processos Competências estratégicas agrupadas em entidades organizacionais virtuais, conhecidas como Centros de Competência 15

16 Mapa de competências Treinamento comportamental e técnico Avaliação de desempenho Gerenciamento de carreira Programa de mentoração Mapa de trajetórias Treinamentos on-the-job Programa Trajetórias Programa Jovens Talentos Programa de Novos Líderes Programa de Liderança e Sucessão etc. Busca de talentos Programa de estágio Convênios com universidades Headhunters Estágio para mestrandos Práticas estruturadas de desenvolvimento e retenção de talentos etc. Atrair Desenvolver Reter Participação acionária Participação nos lucros Estrutura de cargos e remuneração Coordenação de disciplinas dos CCs Mentor Mastermind do Programa Trajetórias etc. Programa Trajetórias Práticas de RH direcionadas à atração, desenvolvimento, capacitação e retenção de profissionais 16

17 Direção (Diretor presidente) Gestão do Conhecimento Operações Comercial Unidades Administrativas Finanças Relações Humanas e Comunicação Sistemas e Administração Propostas SBA 1 SBA n CCGE CCGF CCCM CCEG Sistemas de Gestão Sistemas de Gestão Soluções Integradas Serviços Profissionais Negócio Estrutura organizacional rasa e flexível 17

18 Produtos (atualizar) Comunicação COMPETÊNCIAS Engenharia Gerenciamento de Projetos Gestão de Fornecimentos Construção e Montagem Comercialização Execução Relações Humanas Relações Humanas Finanças Jurídico Sistemas e Administração Sistemas e Administração Produtos Serviços profissionais Soluções integradas Produtos Serviços profissionais Soluções integradas PROCESSOS DE APOIO PROCESSOS PRINCIPAIS Processos principais e de apoio definidos e suportados por uma infraestrutura em evolução 18

19 Aquisição Aplicação Disseminação e compartilhamento Formalização Externa: novos profissionais, Consultorias, fornecedores, parcerias, clientes Externa: novos profissionais, Consultorias, fornecedores, parcerias, clientes Capacitação Empreendimentos Centros de Competência Processos Relacionamentos Projetos de inovação Empreendimentos Centros de Competência Processos Relacionamentos Projetos de inovação Documentação corporativa (EP, SN etc.) lições aprendidas (PRIN) Documentação corporativa (EP, SN etc.) lições aprendidas (PRIN) Centros de Competência Portal Promon Blogs Eventos de controle Encontros da Engenharia Mastigando Ideias Centros de Competência Portal Promon Blogs Eventos de controle Encontros da Engenharia Mastigando Ideias Manter e proteger Manter Desenvolver proteger Desenvolver Adquir Desenvolver Sistema Promon de Gestão do Conhecimento: assegurar um ciclo evolutivo para a aquisição, formalização, disseminação e aplicação do conhecimento 19

20 Cliente Proposta Negociação Contrato Proposta Negociação Contrato Escopo Prazo Custo.. Engenharia Processos Tubulação Mecânica Elétrica Instrumentação Civil Construção e Montagem Fornecimento Requisitos Projeto Executivo Especificações/ Requisições Materiais Equipamentos Serviços De acordo com as práticas de gerenciamento do PMI SPG Testes Comissionamento Partida Entrega ao cliente Aquisição e aplicação do conhecimento na Execução dos empreendimento: interfaces nos projetos 20

21 Ciclo de aprendizado Transfer Meeting Kick off Meeting Closing Meeting Comercialização Execução Project Review Meeting Follow Up Meetings Iniciação Planejamento Execução e controle Fechamento … … A-FormB-Form Eventos de controle Análises Críticas AC de Proposta 1ª. AC de Projeto2ª. AC de Projeto 3ª. AC de Projeto Aquisição do conhecimento na Execução dos empreendimento Workshop de Lições Aprendidas 21

22 Blogs Enciclopédia Radar Sistema Normativo PRIN SAP BO Disseminação e compartilhamento do conhecimento: Portal Promon, principal instrumento de comunicação 22

23 Ser uma referência do conhecimento do Grupo Promon e de suas empresas. Ser um instrumento de coesão organizacional. Propiciar que o conhecimento do Grupo seja acumulado ao longo de sua existência Formalização e disseminação do conhecimento: Enciclopédia Promon, criada em 1993 para transmitir o conhecimento organizacional 23

24 Proposição de idéias, registro e divulgação de lições aprendidas e de reconhecimento à inovação Formalização e disseminação do conhecimento: PRIN 24

25 Centro de Competência Disciplina Comunidade de Práticas Comunidade de Práticas Coordenação da Disciplina Coordenação da Disciplina Comunidade de Práticas Comunidade de Práticas Coordenação da Disciplina Coordenação da Disciplina Eventos dos Centros de Competência: verdadeiras comunidades de prática Disseminação e compartilhamento do conhecimento: eventos realizados em São Paulo ou Rio de Janeiro e transmitidos para os demais escritórios 25

26 150 reuniões anuais das Comunidades de Prática 25 Encontros da Engenharia anualmente 300+ normativos publicados 20+ blogs em 4 anos registros no PRIN 70% da força de trabalho tem menos de 5 anos de casa Programa Trajetórias: o 84 módulos de treinamento (concluídos/em elaboração) o 376 alunos o 2479 módulos aplicados o horas aplicadas em treinamento (módulos + tutoria) Pós-graduação em GC e Inovação – em andamento in house: o 25 profissionais (17 da Promon Engenharia) Treinamentos patrocinados: Fatos e números 26

27 São Paulo BR Rio de Janeiro BR Av. Pres. Juscelino Kubitschek, São Paulo - SP Praia do Flamengo, Rio de Janeiro - RJ Obrigado! 27


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