A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC)"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC)
Painel GC em Engenharia Antonio Vellasco Marcelo Yamada São Paulo, 07 de Outubro de 2011

2 Agenda Sobre a Promon 1 Elementos que propiciam a gestão do 2
Conhecimento na Organização 2 Sistema Promon de Gestão do Conhecimento 3 Fatos e números 4

3 Sobre o Grupo Promon PEPSA (70 Funcionários seniores)
Fundação Promon de Previdência 51% 49% Instituto Razão Social Promon S.A. Conselho de Administração Instituto de Tecnologia Promon Direção Geral 40% Promon Meio Ambiente Engenharia 100% 60% 100% Tecnologia da Informação e Comunicação Tecnologia da Informação e Comunicação 40% 100% Desenvolvimento de Novos Negócios PEPSA (Promon Empreendimentos e Participações AS) – Principal Grupo de Acionistas com tempo médio de empresa em torno de 20 anos Conselho e Comitê Executivo eleito pelos acionistas (funcionários)

4 Sobre a Promon Engenharia
Empresa brasileira de engenharia constituída em 1960 Pertence 100% aos funcionários Receita em 2010 Efetivo em 2010 R$ 1.008 880 pessoas milhões 80% curso superior / 80% acionistas

5 Sobre a Promon Engenharia Principais Setores de Atuação
Oferta Serviços profissionais Soluções Integradas Consultoria Estudos de viabilidade Projetos de engenharia Empreendimentos contratados em EPC e EPCM Gerenciamento de empreendimentos Integração de sistemas e fornecimentos associados Principais Setores de Atuação Energia elétrica Óleo e gás Química e petroquímica Mineração e metalurgia Indústrias de processo Logística e transportes

6 Sobre a Promon Engenharia
Estrutura organizacional da Promon Engenharia Direção (Diretor presidente) . Sistemas de Gestão Gestão do Conhecimento Operações Comercial Unidades Administrativas CCEG Serviços Profissionais Soluções Integradas Propostas Finanças CCGE SBA 1 Relações Humanas e Comunicação CCGF Sistemas e Administração CCCM SBA n

7 Sobre a Promon Engenharia - Reconhecimento
Presente há 15 anos no Guia Exame – Você S.A. "As Melhores Empresas para Você Trabalhar". Eleita a "Empresa da Década” em 2006 Promon Engenharia recebe o título de “Empresa do Ano” no ranking Melhores e Maiores de 2011, da revista Exame Reconhecida como uma das 20 empresas-modelo em sustentabilidade empresarial pelo Guia Exame de Sustentabilidade Promon Engenharia conquista primeiro lugar no Prêmio MAKE - Most Admired Knowledge Enterprise Signatária do Global Compact da ONU Promon Engenharia é uma das vencedoras do prêmio Petrobrás QSMS Uma das empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, ciclo 2007 A Promon Engenharia conquista o 1º lugar no Top of Mind em Gerenciamento de Projetos do PMI – Project Management Institute

8 Contexto da Engenharia no Brasil
“É inquestionável que 2010 foi um ano extraordinário – e muito provavelmente, inesquecível - para o Brasil e para boa parte de suas empresas. O crescimento excepcional do PIB e o vigor de nosso mercado mostraram-se decisivos para colocar o país numa posição de destaque e para estimular investidores internacionais a nos olhar de forma diferente – e a colocar seus recursos aqui.” “Anos como esse que acabamos de viver não se repetirão - ou não se repetirão por muito tempo - se optarmos por fechar os olhos para as urgentes mudanças que ainda temos de realizar.” (mencionando a burocracia, a infraestrutura e a educação) “Nossa educação continua claudicante, apesar das tentativas de avanço. Apenas 38% da população entre 25 e 34 anos de idade tem o ensino médio completo. No Chile, essa taxa é de 64%. Na Coreia, de 97%.” “Até 2012, faltarão 150 mil engenheiros no país. Formamos menos de 50 mil profissionais desse tipo por ano. A Índia forma 750 mil.” “A hora de fazer as mudanças é agora – enquanto as circunstâncias trabalham a nosso favor. Não podemos esperar por mais uma crise para despertar. O Brasil tem diante de si uma oportunidade única de atingir o real desenvolvimento. Não vamos desperdiçá-la, com a ilusão de que temos todo o tempo do mundo e de que Deus, afinal de contas, é brasileiro.” Trechos do discurso de Roberto Civita, presidente do conselho de administração e diretor editorial do Grupo Abril, durante a premiação Melhores & Maiores 2011 da revista EXAME

9 Conhecimento é a principal matéria-prima para forjar as melhores soluções para nossos clientes
Conquista de clientes Execução dos serviços Objetivamente Identificar oportunidades Reconhecer mudanças estratégicas Antecipar descontinuidades tecnológicas Atrair parceiros Inovar Subjetivamente Adquirir Deter Desenvolver Registrar Localizar Compartilhar Descartar

10 A Promon possui elementos
que viabilizam a implantação de práticas de GC Cultura organizacional aberta e fundada em crenças e valores humanos Planejamento estratégico Processos principais e de apoio definidos e suportados por uma infraestrutura em evolução Sistema Promon de Gestão do Conhecimento Competências e conhecimentos estratégicos mapeados e agrupados em Centros de Competência Estrutura organizacional rasa e flexível Práticas de RH direcionadas à atração, desenvolvimento, capacitação e retenção de excelentes profissionais

11 Cultura organizacional aberta e fundada em crenças e valores humanos
Elementos doutrinários e definidores da nossa cultura Modelo Acionário Carta de Campos do Jordão Crenças, Razão de Ser e Valores Conceito-guia A Promon é a expressão do valor de seus profissionais

12 Planejamento Estratégico Visão sistêmica que suporta a estratégia
Serviços Negócios Conhecimento Cultura

13 Planejamento Estratégico
Os macroobjetivos, mais do que objetivos no sentido convencional, são uma expressão das aspirações da Promon Manter-se como uma excelente empresa para se trabalhar, capaz de atrair e reter excelentes profissionais de diferentes perfis, oferecendo-lhes oportunidades de realização de seu potencial em ambiente aberto e colaborativo, estimulando-os na busca de elevado desempenho e no exercício permanente da inovação. Perseguir continuamente um nível de excelência em gestão que permita o pleno atendimento às nossas metas de crescimento e rentabilidade, mantendo-nos em uma posição de referência no setor, com atualização contínua de nossa base de conhecimento. Sociedade e Meio Ambiente Clientes Conhecimento e Processos Gente Desenvolver, no âmbito de nossa comunidade de profissionais, um completo “senso de pertencer”, preservar e enriquecer nossa cultura pelo compartilhamento e comunicação, reconhecer a diversidade de pessoas e negócios, ter a inovação e o empreendedorismo como forças distintivas da organização. Parceiros e Fornecedores Cultura Organizacional Desempenho Econômico Portfólio de Negócios

14 Competências estratégicas agrupadas em entidades
organizacionais virtuais, conhecidas como Centros de Competência Os integrantes são profissionais da Organização que têm perfil de atuação técnico ou gerencial naquela competência. O objetivo de cada Centro é o desenvolvimento da respectiva competência, em todos os seus aspectos, na busca do "saber e fazer". Engloba o desenvolvimento de profissionais, processos, procedimentos, ferramentas, parcerias etc. Gerenciamento – Engenharia PMO – Planejamento Financeiro PMO – Planejamento Físico PMO – Administração de Documentação Contratual Administração de Contratos Gerenciamento de projetos Coordenação Técnica de Projetos Processos Instrumentação Elétrica Mecânica Civil Tubulação CAD/CAE (Sistemas de Engenharia) Meio Ambiente Termelétricas Hidroelétricas Engenharia Gestão do Conhecimento Estratégia de C&M Comissionamento Montagem Eletromecânica Construção Civil Orçamento Construção e montagem Logística e Transportes Diligenciamento e Inspeção Suprimento Gestão de fornecimentos

15 Competências estratégicas agrupadas em entidades
organizacionais virtuais, conhecidas como Centros de Competência CC GE CC EG CC GF CC CM Diretoria de Gestão do Conhecimento Diretoria de Operações Diretoria Comercial Op. 1 Op. 2 Op. n P1 P2 Pn GP EG GF CM GP EG GP EG GF CM GP EG GF CM GP EG GP EG GF CM Gente Ferrramentas Processos Gente Ferrramentas Processos Conhecimento Melhoria Contínua Capacitação Conhecimento Melhoria Contínua Capacitação Conhecimento Melhoria Contínua Capacitação

16 Práticas de RH direcionadas à atração,
desenvolvimento, capacitação e retenção de profissionais Atrair Desenvolver Reter Busca de talentos Programa de estágio Convênios com universidades Headhunters Estágio para mestrandos Práticas estruturadas de desenvolvimento e retenção de talentos etc. Mapa de competências Treinamento comportamental e técnico Avaliação de desempenho Gerenciamento de carreira Programa de mentoração Mapa de trajetórias Treinamentos on-the-job Programa Trajetórias Programa Jovens Talentos Programa de Novos Líderes Programa de Liderança e Sucessão etc. Participação acionária Participação nos lucros Estrutura de cargos e remuneração Coordenação de disciplinas dos CCs Mentor Mastermind do Programa Trajetórias etc. Programa Trajetórias

17 Estrutura organizacional rasa e flexível
Direção (Diretor presidente) . Sistemas de Gestão Gestão do Conhecimento Operações Comercial Unidades Administrativas CCEG Serviços Profissionais Soluções Integradas Propostas Finanças CCGE SBA 1 Relações Humanas e Comunicação CCGF Sistemas e Administração CCCM SBA n Negócio

18 Processos principais e de apoio definidos e
suportados por uma infraestrutura em evolução COMPETÊNCIAS Engenharia Gerenciamentode Projetos Gestão de Fornecimentos Construção e Montagem Produtos Serviços profissionais Soluções integradas Produtos (atualizar) PROCESSOS PRINCIPAIS Comercialização Execução Comunicação Relações Humanas Finanças Jurídico Sistemas e Administração PROCESSOS DE APOIO

19 Sistema Promon de Gestão do Conhecimento:
assegurar um ciclo evolutivo para a aquisição, formalização, disseminação e aplicação do conhecimento Externa: novos profissionais, Consultorias, fornecedores, parcerias, clientes Capacitação Manter e proteger Aquisição Formalização Documentação corporativa (EP, SN etc.) lições aprendidas (PRIN) Desenvolver Adquir Desenvolver Desenvolver Manter proteger Desenvolver Desenvolver Centros de Competência Portal Promon Blogs Eventos de controle Encontros da Engenharia Mastigando Ideias Empreendimentos Centros de Competência Processos Relacionamentos Projetos de inovação Aplicação Disseminação e compartilhamento

20 Aquisição e aplicação do conhecimento na
Execução dos empreendimento: interfaces nos projetos Projeto Executivo Cliente Engenharia Testes Requisitos Construção e Montagem Processos Comissionamento Proposta Negociação Contrato Tubulação Mecânica Materiais Equipamentos Serviços Escopo Prazo Custo.. Partida Elétrica Instrumentação Fornecimento Civil Entrega ao cliente SPG Especificações/ Requisições De acordo com as práticas de gerenciamento do PMI

21 Aquisição do conhecimento na Execução dos empreendimento
Análises Críticas AC de Proposta 1ª. AC de Projeto 2ª. AC de Projeto 3ª. AC de Projeto Comercialização Execução Iniciação Planejamento Workshop de Lições Aprendidas Execução e controle Fechamento Workshop de Lições Aprendidas A-Form B-Form Project Review Meeting Follow Up Meetings Closing Meeting Transfer Meeting Eventos de controle Kick off Meeting Ciclo de aprendizado

22 Disseminação e compartilhamento do conhecimento:
Portal Promon, principal instrumento de comunicação PRIN Sistema Normativo Blogs Enciclopédia SAP BO Radar

23 Formalização e disseminação do conhecimento:
Enciclopédia Promon, criada em 1993 para transmitir o conhecimento organizacional 1993 Ser uma referência do conhecimento do Grupo Promon e de suas empresas. Ser um instrumento de coesão organizacional. Propiciar que o conhecimento do Grupo seja acumulado ao longo de sua existência. 2000 2011

24 Formalização e disseminação do
conhecimento: PRIN Proposição de idéias, registro e divulgação de lições aprendidas e de reconhecimento à inovação

25 Disseminação e compartilhamento do conhecimento:
eventos realizados em São Paulo ou Rio de Janeiro e transmitidos para os demais escritórios Centro de Competência Disciplina Comunidade de Práticas Coordenação da Disciplina Eventos dos Centros de Competência: verdadeiras comunidades de prática

26 Fatos e números 150 reuniões anuais das Comunidades de Prática
25 Encontros da Engenharia anualmente 300+ normativos publicados 20+ blogs em 4 anos 1100+ registros no PRIN 70% da força de trabalho tem menos de 5 anos de casa Programa Trajetórias: 84 módulos de treinamento (concluídos/em elaboração) 376 alunos 2479 módulos aplicados 5000+ horas aplicadas em treinamento (módulos + tutoria) Pós-graduação em GC e Inovação – em andamento in house: 25 profissionais (17 da Promon Engenharia) Treinamentos patrocinados:

27 Obrigado! vellasco@promon.com.br marcelo.yamada@promon.com.br
São Paulo BR Rio de Janeiro Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1830 São Paulo - SP Praia do Flamengo, 154 Rio de Janeiro - RJ


Carregar ppt "Sistema Promon de Gestão do Conhecimento (SPGC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google