A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:
OMBRO, COLUNA CERVICAL, COLUNA DORSAL, COLUNA LOMBAR, COLUNA SACRO/COCCIX, MEMBRO SUPERIOR DISTAL

2 OMBRO Fratura da Escapula
A fratura: A causa mais frequente é o trauma de alta energia, como a queda de uma moto ou de bicicleta, uma colisão de veículos ou a queda de altura. As fraturas da escápula estão associadas a outras lesões graves, incluindo fraturas de costelas e danos à cabeça, pulmões ou a medula espinhal. Uma ou mais partes da escápula pode ser fraturada: Corpo da Escápula (50% a 60% dos pacientes) Cintura escapular (25% dos pacientes) Glenóide Acrômio Coracóide

3 Os sintomas: * Dor intensa ao mover o braço. * Inchaço ao redor da parte de trás do ombro. Dor atrás do ombro. Tratamento da fratura: O tratamento não cirúrgico, com uma tipoia simples funciona para a maioria das fraturas da escápula. O dispositivo de imobilização segura o ombro no lugar enquanto o osso consolida. Certos tipos de fraturas da escápula podem requerer uma avaliação adicional: * As fraturas da superfície articular da glenóide, em que o osso saiu do lugar (fraturas deslocadas). * As fraturas do colo da escápula com deformidade angular grave. * Fraturas do processo acrômio com síndrome do impacto secundário. Esses casos podem precisar de cirurgia com placas e parafusos para segurar o osso no lugar.

4 Diagnóstico: É realizado exames de raios-X, do ombro e do tórax, isso ajuda a classificar a fratura na escápula. Em alguns casos precisamos realizar uma tomografia computadorizada (TC).

5 COLUNA CERVICAL Torcicolo
Tipos de Torcicolo: - Repentino: decorrente de uma contractura muscular, que pode ser resultado de uma má postura do pescoço, um movimento brusco, tensão, exposição ao frio ou má posição ao dormir. - Congénito: existem bebés que nascem com o problema, geralmente causado pela contractura do músculo esternocleidomastóideo durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (fisioterapia), a criança pode crescer com inclinação homolateral e rotação contralateral da cabeça. Algumas causas de torcicolo em crianças podem ser o desequilíbrio dos músculos oculares e as deformidades musculares ou ósseas da porção superior da coluna vertebral.

6 Diagnóstico: O médico investiga detalhadamente lesões anteriores e outros problemas do pescoço. São realizados vários exames de diagnóstico por imagem como radiografias, tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM), para se determinar as causas específicas de espasmos dos músculos do pescoço, embora raramente sejam descobertas. Quando uma causa, como o crescimento ósseo anormal, é identificada, o torcicolo geralmente pode ser tratado com sucesso.

7 Causas: Normalmente é frequente após um traumatismo, nem sempre valorizado, ou após um parto difícil (torcicolo congénito do recém-nascido), e pode associar-se a algumas doenças, como as disquinésias tardias, os tumores do pescoço, as infecções do sistema nervoso e o hipertiroidismo. O torcicolo atinge qualquer idade, mas é mais frequente entre os 30 e 60 anos, particularmente nas mulheres. Não é raro o espasmo aparecer subitamente, sem causa aparente, ou mesmo durante o sono. Tratamento: O principal tratamento é o repouso no leito, que melhora o torcicolo em 12 a 24 horas. A aplicação de um saco com gelo seguido de aquecimento local pode ser extremamente relaxante. Os analgésicos e espasmolíticos podem ajudar a reduzir a dor e o espasmo muscular Algumas vezes, a remoção cirúrgica dos nervos que inervam os músculos do pescoço disfuncionais é bem sucedida e pode ser tentada quando os outros tratamentos não aliviam o quadro. Nos casos persistentes, pode optar-se pela fisioterapia, com massagens locais, ou mesmo intervenção cirúrgica.

8 COLUNA DORSAL Cifose O que é:
É uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda. Pode ser resultado de uma doença ou de um problema congênito. Pode ocorrer em crianças, adolescentes ou adultos. É rara a ocorrência em recém-nascidos. Nos adolescentes a cifose pode ocorrer em virtude do crescimento retardado ou de um distúrbio vertebral durante os períodos de crescimento rápido, é a chamada doença de Scheuermann ou cifose idiopática.

9 Outras causas, e consequentes fatores de risco, que podem originar a cifose são:
Infecção Inflamação ou degerescência do disco intervertebral Alterações musculares Osteoporose das vértebras (mais frequente no idoso) Doenças endócrinas Artrite Poliomielite Fraturas por compressão das vértebras Cancro Tuberculose ou postura incorreta. É mais frequente no sexo feminino, na proporção de dois para um, e é de difícil diagnóstico antes dos onze anos. Sintomas: A instalação da deformação (costas arqueadas) faz-se, habitualmente, de forma lenta, com dor ligeira nas costas, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. Tratamento: Depende da causa que origina a deformação: se é consequência de uma postura incorreta, o tratamento é feito por meio de exercícios de fisioterapia, pelo uso de colchões mais firmes e, se necessário, o uso de coletes ortopédicos até se completar o crescimento; o tratamento dos outros tipos de cifose inclui a identificação e tratamento da causa.

10 Complicações: Dores nas costas, sintomatologia neurológica e redução da capacidade pulmonar, são as complicações mais frequentes. Prevenção: A postura correta previne a cifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações. Diagnóstico: A observação do doente evidencia a curvatura da coluna (corcunda) que nem sempre é reconhecida pelo próprio, mas pelos familiares e amigos. A radiografia da coluna confirma o diagnóstico.

11 COLUNA LOMBAR Escoliose
O que é: É quando a coluna encurva-se anormalmente, frequentemente, o problema sofre resolução espontânea, mas, algumas vezes, ele é causado por um distúrbio que deve ser tratado.

12 As radiografias ajudam a confirmar o diagnóstico

13 Sintomas: A pessoa pode sentir fadiga nas costas após permanecer muito tempo sentado ou em pé. A fadiga pode ser seguida por dor muscular nas costas e, finalmente, por uma dor mais intensa. As curvaturas, em sua maioria, são convexas para a direita na parte superior das costas e para a esquerda na parte inferior. Um quadril pode estar mais alto que o outro. Tratamento: Alguns médicos realizam uma estimulação elétrica da coluna vertebral, através de pequenas correntes elétricas aplicadas nos músculos espinhais que induzem a coluna vertebral a permanecer reta. Algumas vezes, é necessária a realização de uma cirurgia, na qual as vértebras são fundidas. Uma haste metálica pode ser inserida durante a cirurgia para manter a espinha reta até ocorrer à fusão das vértebras.

14 COLUNA SACRO / COCCIX Dor no coccix
O que é: Dor quando o paciente se senta principalmente quando se inclina para trás como ligeiramente deitado na cadeira.

15 Como é causada: Sintomas:
A causa mais frequente de dor no cóccix é que ele desloca mais do que o normal quando a pessoa muda de posição como por exemplo assentar-se. Ele pode se curvar para cima mais do que o normal, ou se deslocar, deslizando em direção posterior. Um cóccix instável, pode ser causado por trauma, quedas, parto, acidentes de carro, entre outros. Sintomas: Pacientes com dor cóccix frequentemente relatam que essa dor dificulta a realização das tarefas da vida diária e profissionais. A dor muitas vezes é relativamente grave e persistente, causando comprometimento significativo da capacidade do paciente para realizar ou suportar atividades diferentes.

16 Diagnostico: Exames radiológicos

17 Tratamento: Poucas equipes tem experiência no tratamento da dor no cóccix. O médico deve ter experiência em reabilitação musculoesquelética e fisioterapeuta deve conhecer bastante acerca do tratamento fisioterápico das síndromes dolorosas pélvicas, frequentemente diagnósticos associados ou diferenciais. O tratamento cirúrgico deve ser o último a ser tentado uma vez que não são raros os casos de infecção local pós-cirúrgica e lesão de reto. No caso da lesão retal a consequência pode ser grave inclusive com o desenvolvimento de incontinência fecal. Muitas vezes alguns pontos em gatilho locais são responsáveis pela dor e a inativação dos mesmos resulta em melhora significativa dos sintomas e grande alívio aos pacientes que muitas vezes estão tentando há vários anos o alívio dos sintomas. A maioria dos autores de estudos relacionados à dor no cóccix recomenda, na maioria dos casos, o tratamento não cirúrgico da coccidínea com a utilização medicamentos, inativações e injeções como medidas mais importantes.

18 MEMBRO SUPERIOR DISTAL Fratura do boxer
O que é: É uma fratura no quinto metacarpo, e é classicamente conhecida por fratura do boxer, muito embora seja pouco frequente nestes esportistas. Na verdade, ela é normalmente causada por um soco contra uma superfície dura, como uma parede (ou a face), num momento de nervosismo ou de briga.

19 Tratamento: Uma imobilização com gesso ou com uma órtese plástica permitirá que o osso consolide numa posição adequada. Em alguns poucos casos, dependendo se houver um grande desvio, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. Diagnostico: O local afetado fica inchado, dolorido e com uma pequena deformidade. A radiografia confirma a suspeita clínica.

20 Trabalho elaborado pelos alunos: José Aparecido Desplanches Thabata A
Trabalho elaborado pelos alunos: José Aparecido Desplanches Thabata A. Alves Wawrek Técnico em Radiologia Turma 79

21 BIBLIOGRAFIA Torcicolo. com Marcosbritto. com Portalsaofrancisco
BIBLIOGRAFIA   Torcicolo.com Marcosbritto.com Portalsaofrancisco.com Institutocoluna.com.br Abcdor.com.br Animavita.com.br Ortopediasp.wordpress.com


Carregar ppt "TRABALHO DE MÓDULO PATOLOGIAS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google