A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGE – INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDO Um Programa da Fundação Rotária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGE – INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDO Um Programa da Fundação Rotária"— Transcrição da apresentação:

1 IGE – INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDO Um Programa da Fundação Rotária
Moacir Gregório Rotary Itaúna Cidade Universitária

2 O que é o programa Intercâmbio de Grupos de Estudos?
O Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Fundação Rotária do Rotary International possibilita oportunidade única em termos culturais e profissionais para jovens de 25 a 40 anos de idade em início de carreira. O programa oferece subsídios para a viagem de equipes que visitam áreas emparceiradas de diferentes países. Durante período de quatro a seis semanas, os integrantes das equipes estudam as instituições e o modo de vida do país anfitrião, observam como suas profissões são exercidas no exterior, estabelecem amizades e trocam idéias. Os membros das equipes provêm de corporações, pequenas empresas, organizações comunitárias, instituições médicas e educacionais, órgãos governamentais e agências sem fins lucrativos.

3 Por que devo participar?
Aqueles que tomam parte desta valiosa experiência, adquirem conhecimentos sobre a cultura, história, idioma, comércio e governo do país anfitrião. O IGE oferece aos jovens a chance de desenvolver qualidades de liderança e aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe. O programa visa causar impacto na carreira de jovens profissionais em um mundo cada vez mais globalizado, provendo oportunidades para estabelecimento de contatos e amizades duradouras.

4 Quais são os benefícios para o empregador e a comunidade?
O IGE amplia a perspectiva internacional de líderes jovens que no futuro tomarão as rédeas de empresas e negócios. O programa visa aperfeiçoar a capacidade de comunicação e de facilitação, a qual por sua vez ajuda a promover tolerância e colaboração entre profissionais de diversas culturas. O intercâmbio utiliza uma abordagem criativa para a resolução de problemas, expandindo as habilidades dos jovens, apresentando-lhes metodologias alternativas e preparando-os para atender efetivamente as necessidades da comunidade. Além disso, o IGE ajuda indiretamente a promover as empresas ou instituições que empregam os participantes, à medida que a mídia local e internacional veicula artigos, entrevistas e fotografias relacionadas ao intercâmbio.

5 Quem é elegível? Os candidatos devem: • ter de 25 a 40 anos de idade
• estar trabalhando em tempo integral, com pelo menos dois anos de experiência em sua área de especialização • estar nos estágios iniciais de suas carreiras • ser cidadãos do país em que residem e morar, ou trabalhar, no distrito rotário que envia a equipe • ser proficientes no idioma do país a ser visitado • ser agradáveis, eloqüentes, cooperadores, capazes de trabalhar em equipe e motivados quanto às suas profissões • procurar tirar o maior proveito possível do programa, bem como ser capazes de participar sem problemas de uma viagem internacional

6 Quem é elegível? Os melhores candidatos ao IGE são líderes em ascensão que atendam aos requisitos acima especificados e possuam interesse por outras culturas. O programa pode ser útil para reconhecer funcionários com excelente desempenho ou para promover líderes potenciais com limitada experiência internacional.

7 Observação Cônjuges dos participantes não podem acompanhar as equipes. As seguintes pessoas não podem integrar a equipe: rotariano; funcionário de clube, distrito, ou outra entidade rotária ou do Rotary International; cônjuges, ascendentes (pais ou avós por consangüinidade) e descendentes diretos (filhos ou netos por consangüinidade, ou criança legalmente adotada) de qualquer rotariano ou funcionário; e cônjuges de descendentes diretos.

8 Como o programa é estruturado?
As equipes, compostas de quatro a seis não rotarianos com experiências profissionais diversas, são lideradas por um rotariano. Durante o intercâmbio, que varia de quatro a seis semanas, as equipes visitam empresas, órgãos governamentais e organizações comunitárias no distrito anfitrião, bem como locais históricos e culturais. Além disso, são hospedadas em residências de rotarianos e fazem apresentações sobre seus países de origem e as respectivas profissões.

9 Como o programa é estruturado?
Antes da partida, os integrantes da equipe recebem orientação do distrito rotário patrocinador, a qual pode incluir treinamento em idioma, prática em apresentações orais, visitas a Rotary Clubs e informações sobre a missão do Rotary International e os programas da Fundação Rotária. O país anfitrião é determinado antes da seleção dos candidatos e do processamento das inscrições.

10 O que é oferecido? A Fundação Rotária proporciona aos integrantes das equipes passagem aérea de ida e volta para a viagem ao exterior. Os rotarianos anfitriões oferecem alojamento, refeições e viagem em grupo pelo distrito. Cada participante é responsável pelas suas despesas pessoais, e imprevistas, incorridas antes, durante e após a viagem de estudos, inclusive viagens pessoais a ser realizadas após o intercâmbio.

11 Quais são as minhas responsabilidades?
Antes da partida e durante o intercâmbio: • participar das sessões de orientação e reuniões em grupo, e providenciar os documentos necessários à viagem, os quais incluem passaporte, visto, vacinação e comprovante de seguro médico. • aceitar as decisões do rotariano que estiver liderando a equipe • dispôr-se a proferir palestras em reuniões do distrito anfitrião • não afastar-se do grupo durante toda a viagem, exceto quando forem planejadas atividades individuais • comportar-se sempre de forma a honrar o Rotary e seu país de residência

12 Quais são as minhas responsabilidades?
Após o retorno: • submeter relatórios sobre a viagem de estudos conforme requisitado pelo distrito patrocinador e pela Fundação Rotária • dar palestras sobre as experiências da viagem a Rotary Clubs e outros grupos

13 Como posso inscrever-me?
O Rotary Club local poderá oferecer informações pertinentes. A inscrição inicial deve ser feita através de um Rotary Club; formulários enviados diretamente à Fundação Rotária não serão considerados. Os candidatos são selecionados por uma comissão formada por líderes rotarianos. Detalhes adicionais, inclusive quanto à localização dos Rotary Clubs, diretrizes do programa e materiais de inscrição estão disponíveis no site


Carregar ppt "IGE – INTERCÂMBIO DE GRUPOS DE ESTUDO Um Programa da Fundação Rotária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google