A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LAVAGEM DE DINHEIRO Como Funciona o Mercado de Ações – Parte 2 Regis Klock.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LAVAGEM DE DINHEIRO Como Funciona o Mercado de Ações – Parte 2 Regis Klock."— Transcrição da apresentação:

1 LAVAGEM DE DINHEIRO Como Funciona o Mercado de Ações – Parte 2 Regis Klock

2 O Que é Uma Ação Títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas, que representam a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é um co-proprietário da sociedade anônima da qual é acionista, participando dos seus resultados.

3 Regis Klock Tipos de Ações Ordinárias Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais. Preferenciais Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade.

4 Regis Klock Formas das Ações Nominativas Cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Escriturais Ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.

5 Regis Klock Rentabilidade das Ações Dividendos A participação nos resultados de uma sociedade é feita sob a forma de distribuição de dividendos em dinheiro Juros sobre o Capital Próprio As empresas, na distribuição de resultados aos seus acionistas, podem optar por remunerá-los por meio do pagamento de juros sobre o capital próprio, em vez de distribuir dividendos

6 Regis Klock Rentabilidade das Ações Bonificação em Ações Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas

7 Regis Klock Rentabilidade das Ações Bonificações em Dinheiro Excepcionalmente, além dos dividendos, uma empresa poderá conceder a seus acionistas uma participação adicional nos lucros, por meio de uma bonificação em dinheiro. Direitos de Subscrição É o direito de aquisição de novo lote de ações pelos acionistas com preferência na subscrição

8 Regis Klock IPO – Initial Public Offering O que é IPO? IPO é a sigla para a expressão em inglês Initial Public Offering que significa a abertura do capital de uma empresa no mercado acionário. Grosso modo, a empresa avalia quanto vale, divide esse valor em diversos pedacinhos – chamados ações – e põe os pedacinhos para serem vendidos na bolsa de valores.

9 Regis Klock Entenda o Processo de Abertura de Capital Analise preliminar da conveniência da abertura; Escolha do Auditor Independente; Escolha do Coordenador Líder. Obs. O processo de abertura leva em média 10 semanas.

10 Regis Klock Entenda o Processo de Abertura de Capital

11 Regis Klock Entenda o Processo de Abertura de Capital

12 Regis Klock Entenda o Processo de Abertura de Capital

13 Regis Klock Entenda o Processo de Abertura de Capital

14 Regis Klock Ibovespa – Formação do Índice O Índice Bovespa é formado pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É uma carteira teórica que constitui uma espécie de termômetro do mercado. Sua metodologia não mudou desde quando foi criado em As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) da Bovespa.

15 Regis Klock Ibovespa – Formação do Índice O Índice Bovespa é formado pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É uma carteira teórica que constitui uma espécie de termômetro do mercado. Sua metodologia não mudou desde quando foi criado em As ações integrantes da carteira teórica do Índice Bovespa respondem por mais de 80% do número de negócios e do volume financeiro verificados no mercado à vista (lote-padrão) da Bovespa.

16 Regis Klock Clearings – Câmaras de Liquidação Sistema Especial de Liquidação e de Custódia – Selic: principais títulos custodiados no Selic (LFT; LTN; NTN-B, NTN-C, NTN-D e NTN-F). Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos – Cetip: principais títulos e contratos custodiados no Cetip (CDB, Swap, Debêntures e Letras Hipotecárias). Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia – CBLC. Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB.

17 Regis Klock Estrutura do mercado INVESTIDOR A INVESTIDOR B Sem a bolsa e a clearing … Ação $$$$ Com a bolsa e a clearing … BOLSA CBLC CORRETORA CORRETORA Ação $ $ $ $ Corretagens Emolumentos

18 ObjetoClearing AçõesCBLC Títulos públicosSelic Títulos privadosCetip Operações de movimentações interbancárias SPB Diferentes Clearings Regis Klock

19 Representatividade da bolsa no mundo Regis Klock

20 Representatividade da bolsa no mundo Regis Klock

21 Consolidação dos segmentos de bolsa Regis Klock

22 Volume médio das ofertas ainda elevado Regis Klock

23 Capa da TheEconomist –nov/09 Regis Klock


Carregar ppt "LAVAGEM DE DINHEIRO Como Funciona o Mercado de Ações – Parte 2 Regis Klock."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google