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Ministério do Turismo Políticas de Internacionalização para a Educação Superior Brasileira XX Reunião Anual do FAUBAI Abril de 2008 MINISTÉRIO DO TURISMO.

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1 Ministério do Turismo Políticas de Internacionalização para a Educação Superior Brasileira XX Reunião Anual do FAUBAI Abril de 2008 MINISTÉRIO DO TURISMO - EMBRATUR - BELTA

2 Ministério do Turismo BELTA - EMBRATUR - MTUR Ações para estruturação e promoção do Brasil como destino de Educação Internacional

3 Ministério do Turismo Objetivos - Convênios

4 Ministério do Turismo Maio de 2005

5 Ministério do Turismo Benefícios alcançados com as ações de promoção: Possibilidade de dimensionar a educação internacional no Brasil e no mundo; Maior conhecimento dos sistemas de ensino mundiais e principais modalidades de cooperação e intercâmbio; Identificação de potenciais parceiros estrangeiros; Contribuição para o aperfeiçoamento profissional; Importância de ampliar a participação de representantes de instituições brasileiras; Oferecer uma visão mais geral sobre as oportunidades de estudos no Brasil; Visibilidade para os associados e parceiros do Bureau Brasileiro de Intercâmbio; Divulgação do Brasil como destino para estudos e intercâmbio (Study in Brazil); EMBRATUR

6 Ministério do Turismo EMBRATUR – 1,6% = , – 1,3% = ,21 Pesquisa Embratur - entrada de turistas estrangeiros no Brasil. Motivo da viagem: Estudo ou cursos:

7 Ministério do Turismo 1º ForBEI Local: Sesc Vila Mariana – São Paulo Data: 29 e 30 de março de 2006 BELTA E BUREAU BRASILEIRO DE INTERCÂMBIO AÇÕES INSTITUCIONAIS- CONVÊNIOS EMBRATUR E MINISTÉRIO DO TURISMO PROMOÇÃO BELTA - Brazilian Education & Language Travel Association FAUBAI - Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais PATROCÍNIO Ministério do Turismo EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo British Council/ Education UK SESC Vila Mariana APOIO INSTITUCIONAL Ministério da Educação CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério das Relações Exteriores FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo São Paulo Convention & Visitors Bureau Embaixada da Austrália AEI - Australian Education International / AUSTRADE - Australian Government Embaixada da Nova Zelândia Education New Zealand Comissão Fulbright/ Education USA Embaixada da Espanha Centro Oficial de Turismo Espanhol São Paulo DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico Embaixada do Canadá CEC - Centro de Educação Canadense Cendotec / Edufrance Empregos.com.br

8 Ministério do Turismo Março de 2006

9 Ministério do Turismo A segmentação é entendida como a forma de organizar o turismo para fins de planejamento, gestão e mercado. MINISTÉRIO DO TURISMO

10 Ministério do Turismo MINISTÉRIO DO TURISMO

11 Ministério do Turismo Resultado - Turismo de Estudo e Intercâmbio FGV atuou neste projeto como consolidadora metodológica do processo de avaliação e moderadora dos painéis com especialistas. MINISTÉRIO DO TURISMO - Priorizações de ações 2008 – 2010

12 Ministério do Turismo Janeiro de 2008

13 Ministério do Turismo PILOTO PROBEI – ESTRUTURAÇÃO E ARRANJOS LOCAIS 1.Diagnosticar a competitividade e levantar as demandas da cidade para o segmento de Turismo de Estudos e Intercâmbio 2.Identificar potencialidades que estimulem a formação de programas/cursos; 3.Formar uma rede de cooperação posicionando o destino escolhido como localidade pioneira na composição entre instituições de ensino, órgãos locais, Governo Federal e empreendedores do setor e afins. 4.Capacitar o Destino e os empreendedores locais para receber os estudantes estrangeiros. 5.Orientar no desenvolvimento e implementação de programas/roteiros do turismo de estudos e intercambio. Entendendo um Programa/roteiro como: "conjunto de atrativos, informações, experiências organizadas de forma a atender o conteúdo de um intercâmbio". 6.Capacitar empreendedores locais para que possam alcançar maior eficácia e eficiência na promoção dos seus programas; 7.Criar materiais de promoção e divulgação dos programas/roteiros desenvolvidos, assim como materiais de orientação e de apoio aos serviços de receptivo. 8.Difundir os resultados das ações para o público interessado no segmento.

14 Ministério do Turismo SÃO JOÃO DEL REI- MINAS GERAIS JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO O Estado de Minas Gerais já possui demanda para o turismo de estudo e intercâmbio; São João del Rei - Capital Brasileira da Cultura em 2007; Possui infra estrutura turística para receber a demanda emergente; Posição geográfica privilegiada e oferece vôos regulares; O município está situado numa região de grandes atrativos, onde se encontram importantes referências do patrimônio material e imaterial como a cidade de Tiradentes, parte das Serras do Lenheiro e São José e ainda, está contemplada pelas ações do Ministério do Turismo no que tange a meta de estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade internacional.

15 Ministério do Turismo ETAPA 4 Realização do II FORBEI ETAPA 1 Reunião com parceiros públicos e privados para apresentação e envolvimento da comunidade; Realização do Diagnóstico; Levantamento da lista de demandas; Elaboração do Plano Estratégico; Construção do Grupo Gestor; ETAPA 3 Elaboração do Material Informativo Promocional Capacitação para acesso ao mercado Seminário de Resultados ETAPA 2 Elaboração do Manual Técnico Criação de Roteiros Turísticos e Programas Educacionais; Seminário de Apresentação para a comunidade; PILARES DO PROJETO

16 Ministério do Turismo GARGALOS IDENTIFICADOS Falta de conhecimento da cultura; Brasil ainda não é conhecido como destino de estudos; Falta de divulgação; Ausência de instituição de promoção da Língua Portuguesa; Pouco interesse pelo idioma português; Distância do Brasil dos países emissores; Preço dos vôos ( inclusive domésticos); Falta de Sistema de Inteligência; Entraves burocráticos (Vistos – Polícia Federal); Demora na emissão de vistos; Trâmites consulares; Documentos para emissão de vistos/permissão para trabalho/estudo/voluntariado; Falta de informação sobre legislação; Problemas na Polícia Federal; Legislação para programas de receptivo de estudantes; Problemas de segurança; Despreparo do receptivo; Acomodação; Capacitação; Infra-estrutura; Falta de produtos formatados; Falta de atrativos / Facilitação para recepção; Dificuldade para precificar os programas e serviços; Inexistência de cultura de receptivo / capacitação / profissionalização; Credenciamento e seleção de empresas receptivas ( estágio, trabalho, voluntariado); Plano de treinamento para estagiários, elaboração e regulamentação; Ausência de Selo de Qualidade de programas e cursos; Falta certificação para cursos livres oferecidos a estrangeiros; Ausência de boas ofertas para estágio e trabalho voluntário; Pouca gente fala língua estrangeira; Insegurança; Prever intercâmbio no planejamento das IES; Desequilíbrio de fluxo na mobilidade acadêmica; Inexistência de cursos de Português para estrangeiros; Informações desencontradas.

17 Ministério do Turismo Comissão Inter-Ministerial

18 Ministério do Turismo Tatiana Visnevski Mendes Presidente BELTA - Av. Paulista, cj. 507 São Paulo, SP – Brazil CEP.: Tel: (5511) Fax: (5511) A Arte da conversação consiste no exercício de duas qualidades superiores: você deve estabelecer contato e deve simpatizar, deve possuir ao mesmo tempo o hábito de comunicar e o hábito de ouvir. A União é rara mas irresistível. Benjamim Disraeli


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