A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI. OS MOSQUITOS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE METAMORFOSE COMPLETA. O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI COMPREENDE QUATRO FASES:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI. OS MOSQUITOS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE METAMORFOSE COMPLETA. O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI COMPREENDE QUATRO FASES:"— Transcrição da apresentação:

1 BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI. OS MOSQUITOS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE METAMORFOSE COMPLETA. O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI COMPREENDE QUATRO FASES: OVO, LARVA, PUPA E ADULTO. Secretaria Municipal de Saúde Vigilância em Saúde - Controle da Dengue Núcleo Municipal de Mobilização Social Prefeitura de ARAGUARI

2 Aedes aegypti

3 CICLO EVOLUTIVO DO Aedes aegypti 2 a 450 dias MÉDIA 30 A 42 dias 2 a 3 dias 5 a 7 dias

4 Fase ovo Os ovos medem aproximadamente 1mm de comprimento e tem contorno alongado e fusiforme. No momento da postura os ovos são brancos, mas adquirem rapidamente cor negra brilhante. A fecundação se dá durante a postura e o desenvolvimento do embrião se completa em 48 horas. Os ovos são depositados pela fêmea individualmente nas paredes internas dos depósitos, próximo a superfície da água.

5 Fase larvária: A fase larvária é o período de alimentação e crescimento, portanto elas passam a maior parte do tempo se alimentando principalmente de material orgânico acumulado no depósito. As larvas possuem 4 estágios evolutivos. A duração da fase larvária depende de vários fatores: temperatura, disponibilidade de alimento e densidade das larvas no criadouro.

6 As pupas não se alimentam. Esta fase dura de 2 a 3 dias. Nessa fase, ocorre a metamorfose do estágio larvário para o adulto. Fase Pupa

7 Fase adulta A fase adulta representa a fase reprodutora do inseto, logo após emergir do estágio pupal o inseto adulto procura repousar sobre as paredes do recipiente, assim permanece por algumas horas, o que permite o endurecimento do exoesqueleto das asas. Dentro de aproximadamente 24 horas, após emergirem, podem acasalar, o que vale para ambos os sexos.

8 Diferenciação morfológica das espécies comuns no município. Culex sp. Presença de manchas brancas e Lira LIRA Manchas Listra longitudinal característica de A. albopictus

9 O acasalamento do Aedes aegypti se dá dentro ou ao redor das habitações, geralmente nos três primeiros dias depois que o mosquito atinge a superfície do criadouro. Tem grande preferência pelo intra-domicílio, mais de 80% dos focos são encontrados dentro das casas. Somente as fêmeas necessitam de sangue (proteínas presentes no sangue) para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e maturação dos seus ovários. Tem predileção pelo homem (antropofilia). Tanto o macho quanto a fêmea se alimentam de substâncias que contêm açúcar (néctar, seiva, entre outros), mas como o macho não produz ovos, não necessita de sangue. Fase adulta

10 O repasto ocorre sempre durante o dia nas primeiras horas da manhã até o anoitecer. Em geral a fêmea faz uma postura a cada repasto sanguíneo. Os ovos são distribuídos por diversos criadouros, estratégia que garante a dispersão e preservação da espécie. A ovoposição se dá mais freqüentemente no fim da tarde. A fêmea é atraída por recipiente escuro ou sombreado, com superfície áspera nas quais depositam seus ovos. Se a fêmea estiver infectada pelo vírus da dengue quando realizar a postura de ovos, há a possibilidade de as larvas já nascerem com o vírus – a chamada transmissão vertical. Uma fêmea do A. aegypti pode dar origem a mosquitos durante sua vida. Vivem em média 10 a 42 dias, com uma mortalidade diária de 10%, A metade dos mosquitos morrem durante a primeira semana de vida, e 95% durante o primeiro mês.

11 Medidas para evitar a Dengue. Mantenha as garrafas sem uso que não possuam tampas viradas para baixo. Pneus? Se não for usá-los encaminhe ao Ecoponto de sua cidade para reciclagem. Se for usá-los guarde em local coberto e verifique se não há água acumulada. Prefeitura de ARAGUARI

12 Lave os pratinhos de plantas e a vasilha dos animais domésticos toda semana. Coloque areia no pratinhos de plantas. Ao regar as plantas retire a água que ficou acumulada. Prefeitura de ARAGUARI Medidas para evitar a Dengue.

13 Caixas dágua, devem permanecer tampadas. Se você não possui condições de providenciar a tampa, procure o Controle da Dengue, para que o mesmo forneça. Cuidado com as calhas! Verifique toda semana se não há folhas ou qualquer objeto obstruindo a passagem de água. Prefeitura de ARAGUARI Medidas para evitar a Dengue.

14 Mantenha os tambores sempre tampados. Se for de uso diário lave-o toda semana esfregando com bucha toda sua lateral interna. Fique atento com as lajes. Após as chuvas observe se não tem água acumulada. Prefeitura de ARAGUARI Medidas para evitar a Dengue.

15 Material reciclado? Deve ser acondicionado e armazenado em local coberto com muita atenção para não acumular água. E o lixo? Coloque-o para a coleta acondicionado em sacos bem fechados. Prefeitura de ARAGUARI Medidas para evitar a Dengue.

16 OBRIGADA! Equipe de Educação em Saúde. Núcleo Municipal de Mobilização social Saúde em ação Fone: Eliete A. Borges Souza


Carregar ppt "BIOLOGIA DO VETOR AEDES AEGYPTI. OS MOSQUITOS SE DESENVOLVEM ATRAVÉS DE METAMORFOSE COMPLETA. O CICLO DE VIDA DO AEDES AEGYPTI COMPREENDE QUATRO FASES:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google