A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE. UMA APLICAÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904 e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE. UMA APLICAÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904 e."— Transcrição da apresentação:

1 MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE

2 UMA APLICAÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904 e 1905), publicação em O livro reside no fato de Weber aplicar com rigor científico, os fundamentos de sua sociologia compreensiva. Analisa as razões pelas quais o capitalismo se desenvolveu mais na Inglaterra e Alemanha do que em outros países com a mesma trajetórias históricas como Espanha e Portugal.

3 Sua tese é de que o capitalismo inglês recebeu uma grande contribuição dos hábitos de vida cultivados pelo protestantismo. Consiste nas ideias religiosas e o comportamento econômico nas sociedades analisadas por ele. Weber esclarece que o comportamento ascético, isto é, ter a vida voltada a valores espirituais, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho árduo. Ao contrario do que acreditava o cristianismo católico tradicional: o trabalho como forma de sofrimento e danação, destinos das almas não agraciadas por Deus. O catolicismo também combatia o envolvimento dos seus fiéis em assuntos mundanos, tais como o comércio e as profissões liberais. Ao contrario de Karl Marx, Weber não acreditava simplesmente como um processo de exploração, mas sim em um conjunto de práticas,ideias, hábitos, enfim, uma ação social racionalmente voltada para determinados interesses. Essa ação pode ser motivadas por aspectos simbólicos ou materiais. Weber também admite a existência do capitalismo em outras culturas diferentes da ocidental.

4 Weber quis demonstrar que certas vertentes do protestantismo, como o calvinismo, haviam estimulado um comportamento econômico baseado numa ação racional, em que o trabalho adquire conotação moral positiva. O calvinismo cultivou a ideia no seio das sociedades inglesa e suíça a ideia de que o comércio, as artes e a filosofia consistiam em dádivas divinas e, por isso, deveriam ser amplamente difundidos e praticados. Em quanto o catolicismo defendia a ideia de trabalhos voltados para o filosófico e teológico e intelectual os protestantes por carreiras mais técnicas, pautadas por um ética religiosa de valorização do trabalho.

5 Max Weber explicou a origem do sistema capitalista, a partir do conceito protestante de vocação. A vocação de acordo com Lutero, significa um desígnio divino, ao qual o homem deveria se adaptar, não sendo nunca questionado, mas perseguido com muito esforço e responsabilidade.

6 CALVINISMO Predestinação – consistia na defesa de que as pessoas já nasciam com um futuro predeterminado por Deus. Nesse sentido alguns seriam eleitos outros não. Entretanto, tal fato não eximia a todos da responsabilidade de levar uma vida de virtudes, porque ninguém detinha o conhecimento do momento em que seria escolhido. O caminho para a virtude seria pelo trabalho árduo. Quanto maior o sucesso material, mais agrciado pareceria o indivíduo. Como deveria ser tratados os pobres? Com generosidade e misericórdia. Os pobres não eram mais coitados, tal como concebiam os católicos, mas um artifício de Deus para incentivar os ricos à pratica da benevolência. Desse modo a vocação ascética é para Weber, um mandamento de Deus a todos os indivíduos que trabalham para a glória divina, estabelecendo assim, uma relação entre o asceticismo e a economia.

7 A LEITURA DA OBRA DE W EBER O capitalismo não se desenvolveu somente por causa do avanço material, mas sim com um suporte ideológico. Racionalismo estimulado pela ciência. Formação de uma burocracia estatal mais racional e a influência do liberalismo econômico. A perda da influência do pensamento religioso e mágico e a paulatina ascensão da ciência como explicação hegemônica da realidade.


Carregar ppt "MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE. UMA APLICAÇÃO TEÓRICA DA SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904 e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google