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© 2004 by Pearson Education 1 Capítulo 1 Uma visão geral do e-commerce.

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1 © 2004 by Pearson Education 1 Capítulo 1 Uma visão geral do e-commerce

2 © 2004 by Pearson Education 2 Objetivos de aprendizagem Definir o comércio eletrônico (CE) e descrever suas diversas categorias Descrever e discutir o conteúdo e a abrangência do CE Descrever os principais tipos de transações que ocorrem no CE Descrever alguns dos modelos de negócios praticados no CE Discutir os benefícios do CE para as organizações, para os consumidores e para a sociedade

3 © 2004 by Pearson Education 3 Objetivos de aprendizagem (cont.) Descrever as limitações do CE Descrever o papel da revolução digital no CE e seu impacto econômico Discutir a contribuição do CE para que as empresas possam responder às pressões do ambiente Discutir as principais questões gerenciais relacionadas ao CE

4 © 2004 by Pearson Education 4 Qantas Airways Uma nova maneira de competir O problema O aumento do combustível pressionava a indústria aeronáutica A Qantas enfrentava dois concorrentes importantes e tinha de pagar taxas mais altas no Aeroporto de Sydney O tráfego aéreo reduziu muito depois do 11 de setembro A Qantas precisava substituir aeronaves antigas para continuar competitiva A economia australiana estava mais lenta

5 © 2004 by Pearson Education 5 Qantas Airways (cont.) A solução Estabeleceu contratos de compra de combustível para pagamento com prazos maiores (resposta tradicional) Tomou atitudes específicas para implementar o CE nos processos de compra, venda e troca de bens, serviços, informações e pagamentos, eletronicamente

6 © 2004 by Pearson Education 6 Qantas Airways (cont.) Tornou-se membro de e-marketplace Uniu-se à Airnew Co., que une as principais companhias aéreas a seus fornecedores Combustível Serviços Manutenção de vôo Catering Uniu-se à Corprocure.com.au, juntamente com outras 13 grandes empresas australianas, para adquirir bens e serviços eletronicamente Materiais de escritório Lâmpadas Serviços de manutenção Business-to-business (empresa-empresa - B2B)

7 © 2004 by Pearson Education 7 Qantas Airways (cont.) Formou a Pan-Pacific Exchange E-marketplace Business-to-business-to-consumer, empresa- empresa-consumidor (B2B2C) Fornece: Variedade de serviços de viagens Produtos e serviços a parceiros de negócios Agências de viagem que podem usar esse espaço para vender diretamente aos clientes

8 © 2004 by Pearson Education 8 Qantas Airways (cont.) Business-to-customer (empresa-consumidor - B2C): Reservas on- line s para passageiros freqüentes Bônus de milhagem e oportunidades de ganhar $ AU Comunicações sem fio Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Treinamento on-line Serviço de banco on-line

9 © 2004 by Pearson Education 9 Qantas Airways (cont.) Os resultados A Qantas espera obter $85 milhões AU em redução de custos por ano até o fim de 2003 A Qantas espera aumentar suas receitas anuais em $700 milhões AU com vendas não relacionadas a viagens Sobreviveu a um dos concorrentes, que saiu do mercado em 2001

10 © 2004 by Pearson Education 10 Definições e conceitos de CE Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações via redes de computador É definido a partir destas perspectivas Comunicações Processos de negócios Serviço On-line Colaborações Comunidade

11 © 2004 by Pearson Education 11 Definições e conceitos de CE (cont.) E-business é uma definição mais ampla de CE que inclui não só a compra e a venda de bens e serviços, mas também Prestação de serviços a clientes Colaboração com parceiros de negócios Realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização CE puro vs. CE parcial: distinção baseada no grau de digitalização do produto, do processo e do agente de entrega (intermediário) P.3

12 © 2004 by Pearson Education 12 Quadro 1.1 As dimensões do comércio eletrônico

13 © 2004 by Pearson Education 13 Definições e conceitos do CE (cont.) Comércio tradicional: todas as dimensões são físicas Organizações de tijolo e cimento Organizações da velha economia (corporações) Executam todos os seus negócios off-line Vendem produtos físicos por meio de agentes físicos

14 © 2004 by Pearson Education 14 CE puro: todas as dimensões são digitais Organizações on-line puras (virtuais) Organização da nova economia Vendem produtos ou serviços apenas on- line CE parcial: um mix de características digitais e físicas Organizações de cliques e cimento Realiza atividades de CE Concentra suas atividades no mundo físico Definições e conceitos do CE (cont.)

15 © 2004 by Pearson Education 15 CE pela Internet vs. CE sem Internet VANs value-added networks LANs redes locais Máquinas computadorizadas Usando um cartão eletrônico em uma máquina de vendas Usando um telefone celular para fazer uma compra on-line Definições e conceitos do CE (cont.)

16 © 2004 by Pearson Education 16 Mercados eletrônicos vs. sistemas interorganizacionais Mercados eletrônicos Compradores e vendedores reúnem-se para trocar Bens Serviços Dinheiro Informações Sistemas de informação interorganizacionais (IOS) Entre duas ou mais organizações Processamento de transações rotineiras Fluxo de informações

17 © 2004 by Pearson Education 17 Estrutura e abrangência do CE A estrutura do CE Aplicações de CE apoiadas por infra-estrutura e 5 áreas de apoio Pessoas Política pública Protocolos e padrões técnicos Parceiros de negócios Serviços de apoio

18 © 2004 by Pearson Education 18 Quadro 1.2 A estrutura do CE

19 © 2004 by Pearson Education 19 Classificação do CE pela natureza da transação Business-to-business (empresa-empresa - B2B): Modelo de CE em que todos os participantes são empresas ou outras organizações Business-to-consumer (empresa-consumidor - B2C): Modelo de CE em que as empresas vendem a compradores individuais Business-to-business-to-consumer (empresa-empresa- consumidor - B2B2C): Modelo de CE em que uma empresa fornece algum produto ou serviço a uma empresa cliente; essa empresa tem seus próprios clientes, a quem o produto ou serviço é fornecido

20 © 2004 by Pearson Education 20 Consumer-to-business (consumidor-empresa - C2B): Indivíduos que usam a Internet para vender produtos ou serviços a organizações e/ou buscar vendedores a fim de lhes oferecer lances por produtos ou serviços de que necessitam Consumer-to-consumer (consumidor-consumidor - C2C): consumidores vendem diretamente a outros consumidores Classificação do CE pela natureza da transação

21 © 2004 by Pearson Education 21 Mobile commerce (m-commerce) Transações e atividades de CE conduzidas em ambientes sem fio Location-commerce ( l-commerce) Transações de m-commerce direcionadas a indivíduos em locais específicos, em horários específicos Classificação do CE pela natureza da transação

22 © 2004 by Pearson Education 22 CE intranegócios (organizacional): Categoria de CE que inclui todas as atividades internas da empresa, que envolvem a troca de bens, serviços ou informações entre várias unidades e indivíduos de uma organização Classificação do CE pela natureza da transação

23 © 2004 by Pearson Education 23 Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Modelo de CE em que uma organização fornece serviços, informações ou produtos a seus funcionários Comércio colaborativo (c-commerce): Modelo de CE em que indivíduos ou grupos comunicam-se e colaboram on- line E-government: Government-to-citizens (governo-cidadão - G2C): Modelo de CE em que uma entidade governamental compra ou fornece bens, serviços ou informações a empresas ou cidadãos Classificação do CE pela natureza da transação

24 © 2004 by Pearson Education 24 Bolsa (eletrônica): E-market que reúne muitos compradores e vendedores Exchange-to-exchange (bolsa-bolsa - E2E): Modelo de EC em que bolsas eletrônicas conectam-se umas às outras para troca de informações Classificação do CE pela natureza da transação

25 © 2004 by Pearson Education 25 Marketing Ciência da computação Comportamento e psicologia do consumidor Finanças Economia Sistemas de informação gerenciais Contabilidade e auditoria Administração Lei e ética dos negócios Outros A natureza interdisciplinar do CE

26 © 2004 by Pearson Education 26 Breve história do CE Primeiras aplicações de CE desenvolvidas no início da década de 1970 Transferência eletrônica de fundos (TEF) Limitada a: Grandes corporações Instituições financeiras Poucas outras empresas mais ousadas

27 © 2004 by Pearson Education 27 Troca eletrônica de dados (EDI) transferência eletrônica de documentos: Pedidos de compra Faturas Pagamentos eletrônicos entre empresas Base ampliada de participantes inclui: Fabricantes Varejistas Prestadores de serviços Breve história do CE (cont.)

28 © 2004 by Pearson Education 28 A Internet tornou-se mais comercial no começo da década de 1990 Quase toda organização de pequeno a grande porte no mundo tem hoje um site Web A maioria das grandes empresas tem portais abrangentes P.7 Breve história do CE (cont.)

29 © 2004 by Pearson Education 29 Um método de fazer negócios pelo qual uma empresa pode gerar receita para se manter Especifica em que ponto da cadeia de valor a empresa se encontra Modelos de negócios são um componente de um plano de negócios ou de um caso de negócios Modelos de negócios

30 © 2004 by Pearson Education 30 Planos e casos de negócios Plano de negócios Documento escrito que identifica os objetivos de negócios de uma empresa e define estratégias para que sejam atingidas Caso de negócios Documento escrito usado por gerentes para arrecadar fundos para aplicações ou projetos específicos; sua principal ênfase é a justificativa para um investimento


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