A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO Newton Paulo Bueno UFV, Departamento de Economia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO Newton Paulo Bueno UFV, Departamento de Economia."— Transcrição da apresentação:

1 O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO Newton Paulo Bueno UFV, Departamento de Economia

2 O papel do Governo na nova economia do conhecimento: reconhecer, entender e desenvolver as capacidades específicas da economia nacional ou regional e adequá-las ao ambiente competitivo com que o país ou região se depara.

3 Problema principal do país não é falta de capital humano, mas a falta de demanda pelos usuários potenciais de novas tecnologias, que consideram o retorno econômico estimado insuficiente para justificar os investimentos correspondentes.

4 Objetivo fundamental da política de inovação sistêmica Criar ambientes de inovação, cuja missão é transformar conhecimento em riqueza.

5 A política de inovação deve ser vista mais como uma forma de colaboração estratégica entre os setores público e privado para obter informação do setor privado, do que como um instrumento para corrigir distorções na estrutura produtiva da economia

6 Características da moderna visão de política industrial mais facilitadora ou capacitadora, horizontal e criadora de condições. menos intervencionista, vertical e direcionada para picking up the winners. menos ênfase em: a) reestruturação; b) suporte a indústrias em dificuldades; c) seleção de campeões industriais e d) subsídios a investimentos físicos. mais ênfase em a) aglomerações produtivas regionais; b) cooperação entre firmas, experts e governo, c) conhecimento como principal instrumento de transformação e d) externalidades e incentivos

7 Um exemplo canônico de sistema regional de inovação bem sucedido: O caso do vale do Silício

8 Três paradigmas de Sistema Regional de Inovação: o modelo estatista, o triângulo de Sábato e a tese da tripla hélice

9 Instrumentos da política de inovação sistêmica instrumentos que facilitam a geração de conhecimento (codificado e tácito) instrumentos que facilitam a disseminação de conhecimento instrumentos para promover a conectividade e coordenação por meio do compartilhamento de conhecimento entre os agentes relevantes instrumentos facilitadores da diluição do risco entre os agentes envolvidos nas atividades inovadoras.

10 Instrumentos contemplados na política mineira de inovação projeto estruturador Arranjos Produtivos Locais (APLS) projeto estruturador Rede de Inovação tecnológica (RIT), com fomento à constituição de Pólos de Excelência e de Inovação criação de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e outras instituições do tipo seed- and-breed.


Carregar ppt "O ESTADO ATUAL DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO Newton Paulo Bueno UFV, Departamento de Economia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google