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ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS (13) 9141-2155 Programa Teia do Saber 2005 METODOLOGIA PARA CIÊNCIAS DA NATUREZA.

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1 ELABORAÇÃO DE PROJETOS FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS (13) Programa Teia do Saber 2005 METODOLOGIA PARA CIÊNCIAS DA NATUREZA

2 O QUE É UM PROJETO? UM PROJETO É, ANTES DE TUDO, UMA CARTA DE INTENÇÕES. OU SEJA, UM DOCUMENTO ONDE SE REPRESENTAM AS IDÉIAS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO, SEJA ELE DE PESQUISA DE CAMPO, DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, DE EXECUÇÃO DE UM DETERMINADO PROGRAMA SOCIAL, CULTURAL ETC.

3 ELABORANDO O PROJETO 1.ESCOLHA DO TEMA Origem em diferentes fontes e experiências Pode ser proposto ou emergir de uma situação Leva-se em conta o interesse do público envolvido (professores, alunos, direção etc.) Deve-se estimular a percepção das potencialidades do projeto

4 ELABORANDO O PROJETO 2. ATIVIDADE DOCENTE Estabelecer o fio condutor que o faça ultrapassar os aspectos informativos e instrumentais Planejar objetivos em conjunto (com professores e/ou alunos e direção) Prever conteúdos associados ao projeto Estudar e atualizar as informações Buscar confronto das informações

5 ELABORANDO O PROJETO 2. ATIVIDADE DOCENTE (cont.) Criar um clima de interesse de envolvimento do grupo Planejar com base em uma seqüência de avaliação (inicial, formativa e final) Organizar e apresentar as produções realizadas durante o projeto Replanejar e trocar informações durante todo o desenvolvimento do projeto

6 TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 3. CONTEÚDOS CONCEITUAIS Remetem ao conhecimento construído historicamente: fatos, princípios e conceitos. Fatos informações pontuais e restritas (datas, nomes, acontecimentos) Conceitos palavras com significado específico que, ao serem ouvidas, produzem uma imagem mental

7 TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 4. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS Referem-se ao saber fazer (habilidades), às técnicas, métodos e destrezas. Não são unicamente relacionados ao método experimental, porém incluem trabalhos de investigação, técnicas de estudo, estratégias de comunicação, destrezas manuais etc.

8 TIPOLOGIA DE CONTEÚDOS 5. CONTEÚDOS ATITUDINAIS Não se referem exclusivamente a comportamentos esperados, mas também a sentimentos ou a valores que os alunos atribuem a fatos, normas, regras, atitudes e demais comportamentos. Os conteúdos atitudinais implicam em atribuição pessoal de valores.

9 ATIVIDADE DOS ALUNOS Escolhem o(s) tema(s) Planejam o desenvolvimento do(s) tema(s) Buscam informações Tratam as informações Realizam sínteses a partir dos dados coletados Avaliam Propõem novas perspectivas de trabalho futuro

10 DOSSIÊ DA SÍNTESE Avaliação formativa Momento de recapitulação Ordenação do percurso Indicação das informações, dos procedimentos e atitudes trabalhadas Implica na organização e apresentação de materiais consultados e produzidos Cuidado com a comunicação da produção para o público Replanejamento: encaminhamento futuro

11 DESTAQUES APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM CENTRADA EM TEMAS PROFESSOR E ALUNOS: CO- PARTICIPAÇÃO ATIVA AVALIAÇÃO CENTRADA NAS RELAÇÒES E NOS PROCEDIMENTOS

12 RESUMINDO: TEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS PLANO DE AÇÃO AVALIAÇÃO PERGUNTA

13 Exemplo de projeto PROFESSORES: Otto Café, Beatriz Ribeiro Café da Silva e Ana Maria Gomes L. Santos ESCOLA: EE José da Costa (Cubatão-SP) TEMA: CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO NAS ÁGUAS DO RIO CUBATÃO JUSTIFICATIVA E OBJETIVO ESPECÍFICO: Mostrar para os alunos que a exposição às águas contaminadas por mercúrio provoca danos à saúde, já que o mercúrio é um metal pesado de importância ambiental

14 PLANO DE AÇÃO: 1. Coletar material para análise; 2. Verificar a origem do material; 3. Identificar a composição química nas amostras CONTEÚDOS: Gráficos, tabelas, fotos, probabilidades, estatísticas, reações químicas, estudo biológico ATIVIDADES: Pesquisa sobre a história dos materiais; construção de gráficos e tabelas por meio dos levantamentos de dados; amostragens variadas Exemplo de projeto (cont.)


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