A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIXO MARINHO OS SETE MARES Ocupando 70 % da superfície do planeta, os sete mares constituem fonte de alimento, de onde o homem retira proteína para o.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIXO MARINHO OS SETE MARES Ocupando 70 % da superfície do planeta, os sete mares constituem fonte de alimento, de onde o homem retira proteína para o."— Transcrição da apresentação:

1

2 LIXO MARINHO

3 OS SETE MARES Ocupando 70 % da superfície do planeta, os sete mares constituem fonte de alimento, de onde o homem retira proteína para o sustento de milhões de pessoas; contudo, lançamos neles os esgotos das cidades, transformando as suas águas em filtros depuradores de matéria orgânica. É, também onde escondemos toda sorte de resíduos, desde metais pesados a plásticos e vidros. Só esquecemos de uma única e simples questão: todos nós somos usuários dos recursos marinhos, e, portanto, dependemos dos mares e oceanos. O comprometimento da qualidade desses recursos significa o comprometimento da continuidade da vida na terra.

4 DEFINIÇÃO O lixo marinho inclui todos os objetos encontrados no ambiente marinho que não pertencem normalmente a essa área; as categorias mais comuns são: Plástico, vidro, borracha, metal, papel, madeira, tecidos (trapos), pontas de cigarro, pedaços de espuma. O lixo flutuante, ou que é transportado facilmente pelo vento tem grande probabilidade de converter-se em lixo marinho.

5 FONTES DE LIXO MARINHO Freqüentadores de praias Eliminação inadequada de lixo no solo Eliminação inadequada de lixo no solo Transbordamento de águas pluviais e do sistema de esgoto combinado Transbordamento de águas pluviais e do sistema de esgoto combinado Embarcações Embarcações Instalações industriais Plataformas de petróleo e gás Plataformas de petróleo e gás Regiões portuárias e terminais de produtos químicos e combustíveis. Regiões portuárias e terminais de produtos químicos e combustíveis.

6 EFEITOS DO LIXO MARINHO SOBRE ZONAS COSTEIRAS EFEITOS DO LIXO MARINHO SOBRE ZONAS COSTEIRAS O lixo marinho prejudica a qualidade das águas, a balneabilidade e constitui um deterioramento estético que afeta as praias e o mar aberto.

7 Os mamíferos marinhos, tartarugas, aves, peixes e crustáceos são afetados ao ingerir lixo ou ficarem presos nele. A poluição afeta a reprodução e o desenvolvimento dos animais. EFEITOS DO LIXO MARINHO SOBRE A FAUNA

8 O IMPACTO DO LIXO MARINHO SOBRE OS SERES HUMANOS Prejuízos para a saúde Prejuízos quanto a segurança Prejuízos econômicos Prejuízos estéticos

9 O QUE PODE SER FEITO PARA EVITAR O LIXO MARINHO Tratar os esgotos e efluentes industriais antes de serem lançados ao mar Acondicionar o lixo doméstico em local adequado e seguro para que não se transforme lixo marinho Não jogar lixo nas praias ou nas ruas; acondicioná-lo em sacos plásticos

10 Somente quando o último rio for poluído, a última árvore for cortada e o último peixe morto, o homem se dará conta que não pode comer dinheiro...

11

12


Carregar ppt "LIXO MARINHO OS SETE MARES Ocupando 70 % da superfície do planeta, os sete mares constituem fonte de alimento, de onde o homem retira proteína para o."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google